Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Excesso de telas na infância
Dabda Tais Borba

As crianças estão expostas a todo tipo de tela : celular, tablet, computadores e TV. As tecnologias digitais são parte da vida das crianças do século 21 e não há opção, mas o tempo de exposição e a qualidade do material pode ser melhor administrado evitando assim consequências no desenvolvimento.
É recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). que crianças de até 2 anos de idade não tenham contato com nenhum tipo de tela, porem essa pratica não ocorre na realidade. Logo devemos evitar a exposição prolongada até os 8 anos pois pode atrapalhar o desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem da criança. Quando ela fica exposta muito tempo ao uso das telas perde a oportunidade de praticar habilidades importantes: manter contato com objetos físicos e a natureza.
Verificamos na pratica crianças que ficam nos jogos eletrônicos a noite e a luz emitida pelas telas bloqueia a liberação da melatonina – hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir, logo o sono fica desregulado e isso prejudica e muito o desenvolvimento pois o cérebro não recebe todo o descanso que precisa. A exposição prolongada também afeta o emocional da criança, podendo favorecer a depressão, ansiedade e a agressividade. Crianças muito pequenas podem apresentar atraso cognitivo, distúrbio de aprendizado, aumento de impulsividade e diminuição da habilidade de regulação própria das emoções, e, déficit de atenção.
Quanto mais telas, mais sedentárias outro dos problemas gerados, como a dependência digital, os problemas visuais, os transtornos alimentares, os problemas auditivos, de postura, bem como a possibilidade de cyberbullying e a pedofilia.
Os cuidadores são os responsáveis por essa manutenção do tempo de tela lembrando que as crianças não tem discernimento para decidir o tempo de uso. Ex: não utilizar mais de uma hora seguida, parar 2 horas antes de dormir, durante as refeições é proibido. O adulto deve estimular e participar junto da criança de atividades como:   jogos de tabuleiro, leitura de livros, música, pintura, ter contato com a natureza, atividade física, dança para assim mediar o tempo do uso de eletrônicos. Também cabe ao adulto conversar abertamente com a criança, sobre os perigos do uso excessivo das telas e da internet. E verifique mensagens e tipos de acesso realizado.
Aparelhos eletrônicos com acesso a internet não precisam ser vilões, mas a relação desses dispositivos com as crianças precisa ser acompanhada pois a qualidade do conteúdo acessado pelas crianças é o mais importante nesse debate atual.


Biografia:
pedagoga e psicologa
Número de vezes que este texto foi lido: 288


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Excesso de telas na infância Dabda Tais Borba
Artigos A importância de trabalhar as emoções na primeira infância Dabda Tais Borba


Publicações de número 1 até 2 de um total de 2.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60528 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59760 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58583 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58470 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58400 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57888 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 57875 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57817 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57645 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 57609 Visitas

Páginas: Próxima Última