Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
🔵 Inteligência Artificial
Rafael da Silva Claro


A ‘Super Máquina’ foi o seriado que veio no lugar certo, na hora certa. Não precisaria muito para perturbar a tranquilidade de um moleque nos anos 80, mas um carro falante! Era um truque barato, do tipo “tirar doce de criança”, mas a realidade é que eu caí no golpe sujo.

Nos anos 80, aquele carro conseguia me impressionar. Acostumado com Fusca, Brasília, Passat, Chevette e Opala; a ‘Super Máquina’, o veículo loquaz, me impressionou bastante. Afinal, naquela época, fora o caminhão da cândida e o carro onipresente da ‘Pamonha de Piracicaba’, não existia outro veículo que falasse. Sem falar que, ainda criança, qualquer seriado enlatado norte-americano deixaria os brasileiros — confinados no atraso da reserva de mercado, no máximo, com acesso às quinquilharias paraguaias — boquiabertos com as maravilhas tecnológicas.

Portanto, na época, seriados do Silvio Santos ainda me ludibriavam, ainda mais um automóvel com características futuristas. Eu mal sabia, isso ainda iria piorar: o “Homem do Baú” era teimoso e insistiria em destruir a minha infância com os episódios dos mexicanos ‘Chaves’ e ‘Chapolin’; e, pelo que vejo, muitos adultos não conseguiram se desintoxicar disso.

Anos depois, o meu Gol beje (86) me faria abandonar a fantasia de possuir uma super máquina. Como era inquilino constante da oficina mecânica, o meu golzinho não lembrava em nada o automóvel que falava. Com idade suficiente para enfrentar as durezas da vida real, finalmente concluí que o Silvio Santos e seu carro falante estavam me enganando com bugigangas em propagandas persuasivas que repetiam a frase imperativa: “Peça para a mamãe” ou “Peça para o papai”.

Meu carrinho, ao contrário do KITT (o carro tagarela), parecia um papagaio falso, ou seja, insistia em não pronunciar uma só palavra. O mais próximo que o “Gol quadrado” esteve de passar alguma mensagem, era quando eu conferia o para-brisa e o vidro traseiro procurando a frase escrita com o dedo: “Lave-me, por favor”.

Hoje, entretanto, a eloquente ‘Super Máquina’ da longínqua “Década Perdida” causaria tanto embaraço quanto um veículo equipado com o aviso, da ‘Car System‘: “Estou sendo roubado”. Ou aquela buzina ‘Paquerinha’ que ofende quaisquer mulheres dentro de um raio de 153 metros e distribui impropérios supostamente galanteadores.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 175


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Borba Gato Rafael da Silva Claro
Crônicas Bozo, o palhaço Rafael da Silva Claro
Artigos Ódio do bem Rafael da Silva Claro
Poesias Você tá lúcido? Rafael da Silva Claro
Crônicas O general e sua esteira Rafael da Silva Claro
Artigos Coragem! Rafael da Silva Claro
Artigos Felipe Neto no Roda Viva?! Rafael da Silva Claro
Crônicas Especialista de Sofá Rafael da Silva Claro
Artigos Rodízio I Rafael da Silva Claro
Artigos Rodízio II Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 461 até 470 de um total de 487.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Nada, Nem Mesmo a Chuva - João Tomaz Parreira 55670 Visitas
*FILOSOFANDO O BRASIL* - DIANA LORENA 55670 Visitas
Um Lugar Muito Especial - José Carlos Aparecido Magri 55669 Visitas
Amor de Feituras - José Ernesto Kappel 55669 Visitas
O Vento e a Água - José Ernesto Kappel 55669 Visitas
QUERIDA PROFESSORA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 55669 Visitas
Promessas - José Ernesto Kappel 55669 Visitas
Bato Pé - José Ernesto Kappel 55669 Visitas
Sonho de Idade - José Ernesto Kappel 55669 Visitas
Escritor baiano patrocina livro de poesias - Valdeck Almeida de Jesus 55669 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última