Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ser reflexivo
Flora Fernweh

Refletir é servir de meio para que o pensamento se expanda, ser reflexivo é incorporar a natureza de um prisma pelo qual a luz transpassa e sai de outra extremidade em formato de raios coloridos. É esta a significação do refletir, nada mais nada menos. A reflexão, portanto, não acorrenta para si o ato de pensar em sua imanência. O que a reflexão compreende é o filtro de uma ideia a fim de que ela siga o seu caminho natural de maneira ainda mais lapidada. Assim, o ser reflexivo não incorpora o pensamento em si, ele é o instrumento que retém pelo breve instante da refração filosófica e posteriormente o rebate com o intuito de aperfeiçoá-lo e de servir de ponte entre a luz branca e o multicor, entre o conhecimento e a sabedoria.

Talvez com esse assunto de prismas vocês até possam ter lembrado do álbum da banda britânica Pink Floyd “The Dark Side of the Moon”, e a memória associativa também consiste em uma reflexão. Então neste entremeio de tempo, caro leitor, quem sabe você tenha servido como prisma sem se dar conta. Falando em Rock and roll, a música é importante matéria de reflexão, elemento sonoro universal que nos transpõe aos mais incríveis pensamentos e emoções. Emocionar-se traduz a maneira humana pela qual somos instintivamente feitos para refletir sobre o que somos e sobre as experiências que nos atravessam como raios pelo pequeno vidro geométrico.

Assim são os seres de reflexão, sondados por pensamentos dos quais é possível capturar e transmitir um significado que passou pelo ato mental de elaboração com os elementos da autenticidade humana. Não sabemos de fato por onde chegam e de onde vêm tudo o que pensamos. Mas grande parte daquilo que vemos, ouvimos ou falamos em nosso dia a dia pode se materializar como um objeto de reflexão, que logo se recria em uma ideia que nos será afetiva, à medida em que nos conhecemos melhor pelos próprios pensamentos que nos acometem, e que ora nos surpreendem, ora nos assombram.

Refletir gera, portanto, um resultado e um esclarecimento, porque a reflexão é em verdade permitir que o pensamento siga o seu rumo. Mas está imbricada na reflexão seu propósito primordial de ser benéfica ao ser pensante, àquele que serve de prisma para as ponderações que serão empregadas pelo indivíduo nas elucubrações subsequentes. Por isso, o ser reflexivo se encontra em constante meditação e engrandecimento, sobretudo, em agradecimento pela ideia que tão docilmente lhe chegou e tão transformada lhe disse “até logo!”.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 65726


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Águas de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Bomba-relógio Flora Fernweh
Sonetos Sangria desatada Flora Fernweh
Crônicas O incremento dos pré-vestibulares no ensino médio Flora Fernweh
Crônicas My first squirt Flora Fernweh
Crônicas Escrever é se aproximar da morte Flora Fernweh
Crônicas A Beatitude como ato de rebeldia Flora Fernweh
Frases Afeto Flora Fernweh
Crônicas A Poética do Sentir Flora Fernweh
Crônicas Triste lira dos 20 anos Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 461.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 68005 Visitas
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 67493 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 67115 Visitas
ENCONTROS E DESENCONTROS - katia leandra lima pereira 66921 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66901 Visitas
O LIVRO DE JASPER 3 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66859 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 66772 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66690 Visitas
O alvo - Pedro Vieira Souza Santos 66449 Visitas
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66449 Visitas

Páginas: Próxima Última