Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ser reflexivo
Flora Fernweh

Refletir é servir de meio para que o pensamento se expanda, ser reflexivo é incorporar a natureza de um prisma pelo qual a luz transpassa e sai de outra extremidade em formato de raios coloridos. É esta a significação do refletir, nada mais nada menos. A reflexão, portanto, não acorrenta para si o ato de pensar em sua imanência. O que a reflexão compreende é o filtro de uma ideia a fim de que ela siga o seu caminho natural de maneira ainda mais lapidada. Assim, o ser reflexivo não incorpora o pensamento em si, ele é o instrumento que retém pelo breve instante da refração filosófica e posteriormente o rebate com o intuito de aperfeiçoá-lo e de servir de ponte entre a luz branca e o multicor, entre o conhecimento e a sabedoria.

Talvez com esse assunto de prismas vocês até possam ter lembrado do álbum da banda britânica Pink Floyd “The Dark Side of the Moon”, e a memória associativa também consiste em uma reflexão. Então neste entremeio de tempo, caro leitor, quem sabe você tenha servido como prisma sem se dar conta. Falando em Rock and roll, a música é importante matéria de reflexão, elemento sonoro universal que nos transpõe aos mais incríveis pensamentos e emoções. Emocionar-se traduz a maneira humana pela qual somos instintivamente feitos para refletir sobre o que somos e sobre as experiências que nos atravessam como raios pelo pequeno vidro geométrico.

Assim são os seres de reflexão, sondados por pensamentos dos quais é possível capturar e transmitir um significado que passou pelo ato mental de elaboração com os elementos da autenticidade humana. Não sabemos de fato por onde chegam e de onde vêm tudo o que pensamos. Mas grande parte daquilo que vemos, ouvimos ou falamos em nosso dia a dia pode se materializar como um objeto de reflexão, que logo se recria em uma ideia que nos será afetiva, à medida em que nos conhecemos melhor pelos próprios pensamentos que nos acometem, e que ora nos surpreendem, ora nos assombram.

Refletir gera, portanto, um resultado e um esclarecimento, porque a reflexão é em verdade permitir que o pensamento siga o seu rumo. Mas está imbricada na reflexão seu propósito primordial de ser benéfica ao ser pensante, àquele que serve de prisma para as ponderações que serão empregadas pelo indivíduo nas elucubrações subsequentes. Por isso, o ser reflexivo se encontra em constante meditação e engrandecimento, sobretudo, em agradecimento pela ideia que tão docilmente lhe chegou e tão transformada lhe disse “até logo!”.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55724


Outros títulos do mesmo autor

Contos SÓTÃO TÃO SÓ Flora Fernweh
Poesias BREU Flora Fernweh
Crônicas AMOR E DOR: ESTA RIMA NÃO FUI EU QUEM CRIEI Flora Fernweh
Poesias NORDESTE D'AMOUR Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 401 até 404 de um total de 404.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Lugar de Mulher É Onde Ela Quiser - Terezinha Tarcitano 34 Visitas
As concepções divinas pautadas em Nietzsche - Giulio Romeo 33 Visitas
É Pesado - Libriana 32 Visitas
São só automóveis, satélites, foguetes e robôs 🔴 - Rafael da Silva Claro 31 Visitas
ESCOLA - ANDREIA CAETANO DO NASCIMENTO 31 Visitas
🔵 Uma estórinha de tristeza e lágrimas - Rafael da Silva Claro 29 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 23 Visitas
🔴 Nada como um dia após o outro - Rafael da Silva Claro 17 Visitas
🔴 Que ministro é esse!? - Rafael da Silva Claro 4 Visitas

Páginas: Primeira Anterior