Já escrevi sobre falta de maturidade em empresas na hora de contratar ou colocar pessoas na fase de experiência. Passei bom constrangimento ontem, dia 02/05/2024. Entrevistado no dia 30/04/2024, a pessoa pediu meu retorno no dia 02/05/2024 para começar o "treinamento" na área de Vendas. O treinamento não existiu, passei o dia lendo o site da empresa para adquirir informações mais específicas dos produtos, sala pequena, computador nem funcionava adequadamente com problemas na tela, terminado o expediente, pediram para eu enviar comprovante residencial para fazer crachá e fiz isto assim que cheguei em casa via WhatsApp para minha futura superiora. Fui deitar pois precisava estar 8 da manhã no dia seguinte na empresa quando pelas 23 horas e alguns minutos, recebo uma mensagem que não iriam continuar o processo de admissão. Onze da noite? Estranho, não? Eu nem tive tempo para mostrar aquilo que poderia produzir para a empresa. Surpreendente. Não dormi a noite. Senti o baque. Pensei em etarismo pois tenho 48 anos.
Peço para quem for candidatar-se estudar bem a empresa antes de enviar currículo. Infelizmente, estes departamentos de RH estão cheios de pessoas com preconceitos, não fazem projetos para recém-contratados(as) e parecem estar perdidas na hora de contratarem. A "panelinha" parece vigorar em ambiente com muitos jovens e certamente minha não admissão deve ter sido fruto de posteriores comentários na reunião que haveria pós-expediente. No meu entender faltou aquilo que costumo chamar de maturidade. Lamento muito o ocorrido numa empresa que privilegia a formação educacional. Piorando as coisas, estas empresas não tem projetos específicos para faixas etárias diversas, justamente numa sociedade que está em envelhecimento. Resumindo: nada adianta ter curso superior por Harvard, USP, qualquer outra universidade de renome se a pessoa mal sabe ter autonomia para tomada de decisão e não crê na força do trabalho de pessoas mais experientes. Rasguem seus diplomas! É melhor. Bom trabalho. Abraços.
|