Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
300 anos do nascimento de Immanuel Kant
Vander Roberto

Os 300 anos do nascimento de Kant é comemorado em 2024. Ele nasceu em 22 de Abril e escrevo nesta data. Immanuel Kant, filósofo alemão, na época não existia um Estado alemão, deu os passos para a Filosofia Metafísica, ou seja, aquilo que está além do físico e tangível. Ele abre no século XVIII uma nova visão e será um dos pais dos filósofos iluministas. Pessoa extremamente metódica, chegado em queijos, vinho, baralho, sinuca, a ideia daquele Kant isolado e só filósofo precisa ser revista.

Kant escreveu boas obras como a Crítica da Razão Pura e a Crítica da Razão Prática. Ele é difícil de ser compreendido, cria uma própria linguagem para seus trabalhos, há até um bom dicionário para entendê-lo. Não é filosofia para os fracos ou pouco entendido no assunto. Kant morre em 1804 deixando o legado para que o século XIX fosse a Era de Ouro da Filosofia alemã. É quase impossível qualquer filósofo alemão posterior a Kant não tê-lo lido. Kant influi de alguma forma nas filosofias posteriores abrindo caminho para um pensar mais refinado e profundo.

Uma pessoa comum precisará de preparo, entendimento da época, leitura de textos explicativos kantianos para iniciar as investigações sobre suas obras e até mesmo compará-la aos pares do seu tempo. Se quisermos aprofundar, precisaremos de farto material para consulta. Ele bate em diversas questões, abre todo o universo do saber diante dos seus olhos colocando pimenta na coisa. Minha ideia não será gastar linhas com sua filosofia pois Kant só poderá ser entendido baseado em muita leitura e estudos. O centro dele é a Moral, a conduta, a regra kantiana para bem viver.

Kant monta seu parquinho de diversões e Nietzsche colocará fogo nele no século XIX! Recomendo ler o "Dicionário Kant e Kant em 90 minutos" para uma boa absorção da prévia daquilo que Kant desenha e entrega para nós. Confuso e ininteligível? Talvez. Numa comparação contemporânea, é a mesma coisa que falar de futebol. Eu sei sobre futebol inglês mas Kant fala de futebol americano! Veja que é preciso preparo para não ficar perdido(a). Deguste Kant 300 anos após. Você gostará. É uma imersão que mudará como você vê o mundo. É isto.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 54816


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Bolsonarismo é braço do Nazismo. Acordem! Vander Roberto
Artigos Direito de escolha Vander Roberto
Artigos Parando de escrever por algum tempo Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 141 até 143 de um total de 143.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
UM PINGO - orivaldo grandizoli 54815 Visitas
CALMA - orivaldo grandizoli 54815 Visitas
MELHOR ASSIM - orivaldo grandizoli 54815 Visitas
LÍNGUAPALAVRA - orivaldo grandizoli 54815 Visitas
``Rosto d'negra'' - poeta platónicó 54815 Visitas
Recém nascido - Elias Leoncio de Souza 54815 Visitas
``NOS MEUS DELÍRIOS'' - poeta platónicó 54815 Visitas

Páginas: Primeira Anterior