BRASIL EM CRISE
Entra governo, sai governo, mas a situação do Brasil não está nada perto de ser revolvido. Poderíamos ser a maior potência do mundo em quase todos os setores, mas ficamos sempre pra baixo. Por quê? Existe uma série de fatores para isto e vamos analisar alguns deles.
O maior problema do governo sempre foi gastar mais do que se ganha. Isto é fatal para qualquer empresa, quanto mais para um país, portanto para melhorar o país, precisa começar a cortar gasto pela casa. Tudo precisa ser feito com muito critério, muito cuidado para não entrar numa bola de neve. Algumas mudanças e reformas precisam ser feitas urgentemente e a principal delas quase ninguém fala que é a reforma política, mas isto nas três esferas e não em uma só: Nos poderes executivo, legislativo e Judiciário. Vamos falar aqui de uma forma geral:
A reforma mais importante que precisa ser feita é a política. É o setor que mais gasta dinheiro público. Devíamos começar com o senado Federal: por que três senadores para cada Estado? Dois é mais que suficiente. O período pode ser o mesmo, que é de 8 anos. Além disso o salário precisaria ficar pelo meio e chega de auxílio de tudo quanto é lado.
Na câmara federal a reforma deveria ser bem maior, o corte do salário e o afastamento de assessores que não fazem nada. O mandato seria o mesmo de 4 anos, mas os partidos deveriam ser reduzidos, ficando apenas com 5. Pra que tantos partidos no país se no resto do mundo o máximo que tem são 6 para cada um.
Nos Estados deveriam ser a mesma coisa e nos municípios não precisam tantos vereadores. O salário de vereadores precisa ser estudado. Há municípios no Estado em que o salário de vereador é R$ 4000,00 mensais e verba indenizatória de 16 mil. Isto é um verdadeiro assalto num município pequeno. Também precisa reduzir o número de município no país. Para se tornar município a comunidade deveria ter no mínimo 5 habitantes. Um município com apenas 800 a 900 cidadãos é prejuízo para a nação, pois vão ter que disponibilizar com uma prefeitura e tudo o que uma cidade grande tem. A reforma política é a que mais precisa ser feita.
No poder judiciário há uma coisa que deveria ser feito: a nomeação dos seus membros não deveria ser pelo executivo, mas sim por concurso público. Assim não haveria puxa-saquismo. É preciso da oportunidades para todos.
Os ministérios deveriam ser reduzidos para 10 apenas. Pra que tanto ministérios. Os ministérios que deveriam ficar seriam:
01. Educação
02. Trabalho, emprego e previdência;
03. Indústria e comércio;
04. Transportes (Rodovias, rodovias, fluvial e Aérea);
05. Saúde;
06. Cultura, turismo, lazer e esportes;
07. Agropecuária: (Agricultura de grande porte, agricultura familiar)
08. Meio Ambiente (reformas ambientais, mineralogia, pesca;
09. Interior e cidades;
10. Exterior
Dentro de um ministério, poderiam ser criados alguns departamentos para atender a todos os setores. Não há necessidade de se criar um ministério para uma coisa pequena. Esta criação onera muito o país, sem necessidade. Por exemplo, o ministério de educação teria uma abrangência maior, pois incluiria aí as escolas fundamentais, o ensino médio e o superior. Há muito o que se fazer na educação do Brasil. Este formato está muito defasado. O ensino médio deveria ser um ensino técnico profissionalizante e algumas faculdades deveriam ser fechadas como é o curso de Direito, Pedagogia, Filosofia, Educação física e outras. O mercado está saturado de profissionais deste tipo e o País continua investindo num curso sem necessidade por enquanto.
|