Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Propriedade intelectual
Isadora Welzel

O advento da inteligência artificial revolucionou a era informacional e propôs soluções para muitas dificuldades enfrentadas pelos seres humanos, permitindo respostas coerentes e elaboradas sobre os mais variados temas. No entanto, a rápida propagação dessa nova modalidade de obter informações ao redor do mundo e o arsenal significativo de conhecimentos que podem ser formulados por meio de seus dados, cria uma problemática relacionada à autoria dos conteúdos transmitidos e à possibilidade de licença de um dado assunto comunicado através das IA’s. Ou seja, esbarra em matéria de propriedade intelectual.

O conceito de propriedade intelectual se vincula à proteção legal dos rendimentos oriundos tangíveis ou intangíveis gerados a partir de um processo de conhecimento, concedendo exclusividade para exploração econômica de benefícios que tais produtos ou serviços possam gerar no âmbito de invenções, patentes, marcas e licenças. A flexibilização da propriedade intelectual diante da zona incerta sobre a autoria das informações veiculadas pela massiva informação que a inteligência artificial detém, com destaque para o célebre ChatGPT, é objeto de minha crítica no contexto da informatização e da quebra de barreiras contemporâneas.

Cabe ressaltar que as tecnologias alteraram a dinâmica do direito, frequentemente relegando-o a uma importância de segundo plano, e situando-o após o alcance dos objetivos tecnológicos. Dessa forma, surge o questionamento sobre a possibilidade de se considerar a inteligência artificial como um sujeito capaz de titularizar direitos na esfera civil que dialoga com a proteção do trabalho intelectual, ainda que não se trate de uma pessoa natural em razão de não dispor de um aparelho biopsíquico que confira a identificação como humano. Esse fenômeno recai no desconhecimento acerca do pertencimento da obra e consequentemente, de seus proveitos ou de sua possível responsabilização. Em Portugal já persiste o entendimento de que as obras criadas pelas IA’s são de domínio público.

Vale mencionar ainda, que o processamento de dados volumosos disponíveis na internet é da autoria de determinada pessoa. Entretanto, a inteligência artificial falha ao desconsiderar a fonte e o devido crédito da informação inicial que possibilitou a confecção de uma resposta adequada à demanda específica de determinado usuário da IA. Assim, não se sabe com precisão o autor da fonte primária, bem como não é materialmente nítido o autor do conhecimento gerado a partir da informação concedida. Isto é, se visualiza a origem duvidosa de dados relevantes que se consolidam como base para a formação de ideias artificialmente produzidas, e a presença de desafios autorais já existente no contexto da simples internet.

Por fim, pode-se constatar que caso fosse acolhida a possibilidade da inteligência artificial enquanto sujeito de direitos autorais, como copyright de sua criação, estaria resolvido o problema que atenta para a propriedade intelectual. Isso, porém, enfrentaria dilemas em razão da reivindicação de direitos por parte dos indivíduos que de certa maneira, contribuíram com a formulação do conhecimento que a IA concretizou, visto que o conhecimento não se cria a partir do nada, mas sim a partir de saberes precedentes que auxiliam no surgimento de inovações e de novos projetos.

Disciplina: Informática jurídica


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55552


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57605 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57383 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57305 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57304 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57292 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última