Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Estoicismo, uma forma de viver em Paz
Giulio Romeo

“O que é, enfim, ser educado adequadamente? É saber separar as coisas que estão sob nosso controle daquelas que não estão”. (Epiteto)

O Estoicismo é uma escola de filosofia prática fundada na Grécia Antiga. Esta filosofia busca ter uma boa vida focando apenas no que é possível controlar, deixando de sofrer por aquilo que não está no controle humano.

Viver bem e focar apenas no que é possível controlar, é uma das principais ideias do estoicismo. A filosofia estoica ensina que a felicidade pode ser alcançada através da aceitação do que não podemos controlar e da busca pela virtude em tudo o que fazemos.

Ao focar no que é possível controlar, podemos direcionar nossa energia e atenção para as coisas que realmente importam, em vez de nos preocuparmos com coisas que estão fora do nosso controle. Isso pode nos ajudar a ser mais produtivos e eficazes em nossas vidas.

No entanto, isso não significa que devemos simplesmente desistir de tudo o que não podemos controlar. Em vez disso, devemos aprender a lidar com essas situações de uma maneira mais equilibrada e racional. A filosofia estoica ensina que podemos controlar nossas reações emocionais e mentais diante das circunstâncias, mesmo quando não podemos controlar as circunstâncias em si.

Ao adotar essa mentalidade, podemos desenvolver uma perspectiva mais positiva e equilibrada diante dos desafios da vida. Em vez de sentirmos impotentes ou desesperados, podemos encontrar a paz e a sabedoria interior que nos ajudam a lidar com o que quer que a vida nos apresente.

A principal ideia estoica é a acomodação à natureza. Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscaram viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.

O estoicismo como forma de equilíbrio

O estoicismo é uma filosofia antiga que tem como base a ideia de que devemos viver de acordo com a razão e não nos deixar levar pelas emoções e paixões. Essa filosofia ensina que o caminho para a felicidade é encontrar o equilíbrio entre o que podemos controlar e o que não podemos controlar em nossas vidas.

Para os estoicos, o equilíbrio é alcançado através da aceitação do que não podemos controlar e da busca pela virtude em tudo o que fazemos. Isso significa que devemos aprender a lidar com as situações que estão fora do nosso controle e encontrar a paz de espírito em meio a elas.

Além disso, os estoicos enfatizam a importância da autodisciplina e do autocontrole, pois acreditam que essas são as chaves para alcançar o equilíbrio emocional. Ao controlar nossos pensamentos e emoções, podemos lidar melhor com as adversidades da vida e manter a calma diante de situações estressantes.

O estoicismo no dia a dia

O estoicismo pode ser aplicado no dia a dia de diversas maneiras, ajudando a desenvolver uma mentalidade mais equilibrada e positiva diante dos desafios da vida.

Aqui estão algumas práticas estoicas que podem ser úteis:

Aceite o que não pode controlar: Muitas vezes, ficamos frustrados e ansiosos por coisas que não estão em nosso controle. O estoicismo nos ensina a aceitar o que não podemos mudar e a direcionar nossa energia para aquilo que podemos controlar.

Pratique a autodisciplina: A autodisciplina é uma das chaves para alcançar o autocontrole e a estabilidade emocional. Você pode praticar a autodisciplina estabelecendo metas diárias, criando rotinas, evitando distrações e mantendo o foco em seus objetivos.

Tenha um diário: Manter um diário pode ser uma forma eficaz de refletir sobre seus pensamentos e emoções. O estoicismo incentiva a prática da reflexão e do autoconhecimento para desenvolver a sabedoria e a virtude.

Aprenda a lidar com a adversidade: O estoicismo ensina a importância de enfrentar as dificuldades com coragem e resiliência. Ao aprender a lidar com a adversidade, você pode se tornar mais forte e mais preparado para enfrentar futuros desafios.

Pratique a gratidão: A gratidão é uma virtude fundamental no estoicismo. Ao praticar a gratidão diariamente, você pode desenvolver uma mentalidade mais positiva e apreciar as coisas simples da vida.

Boa parte do conteúdo estoico é atemporal por ensinar as pessoas a lidar com a adversidade e com as emoções negativas. Além disso, essa filosofia conduz a um melhor conhecimento de si mesmo.

Podemos ser felizes apesar das adversidades?

Sim, segundo a filosofia estoica, podemos ser felizes apesar das adversidades. A ideia central do estoicismo é que a felicidade não depende das circunstâncias externas, mas sim da nossa maneira de pensar e agir diante delas.

Os estoicos ensinam que a felicidade é alcançada através da virtude, que inclui a sabedoria, a coragem, a justiça e a temperança. Essas virtudes são consideradas como as bases para uma vida feliz e bem-sucedida.

Os estoicos enfatizam a importância da aceitação do que não podemos controlar, como a morte, a doença, o fracasso, a perda de entes queridos, entre outras adversidades da vida. Eles acreditam que, ao aceitar essas adversidades, podemos encontrar a paz e a tranquilidade interior que nos ajudam a superar esses desafios.

Portanto, a felicidade estoica não é baseada em circunstâncias externas favoráveis, mas sim em nossa atitude interna diante delas. Podemos aprender a cultivar uma mente calma, equilibrada e resiliente, capaz de lidar com as adversidades da vida com sabedoria, coragem e perseverança.

Essas são apenas algumas práticas estoicas que podem ser aplicadas no dia a dia. O estoicismo é uma filosofia profunda e rica em ensinamentos que pode ajudar a encontrar equilíbrio emocional e viver uma vida plena e feliz.

Quatro virtudes para se viver bem: Sabedoria, Coragem, Temperança e Justiça. Na filosofia estoica, não importa quem é a pessoa ou o que ela faz, mas sim o caráter, valores e integridade das ações.

Segundo a filosofia estoica, vida e morte, riqueza ou miséria, saúde ou doença, são todas coisas externas à decisão do sujeito. Ser virtuoso não depende delas.

No Estoicismo, bom ou mau são contribuições apenas do que as pessoas têm controle.
Por causa dessa consideração, outra característica do Estoicismo é não desejar o que é externo, para não haver sofrimento futuro caso esse bem externo seja retirado ou perdido.

Na história da humanidade, alguns nomes muito conhecidos viveram princípios estoicos:
Sêneca, Michel de Montaigne, Frederico II da Prússia, Adam Smith, George Washington, Thomas Jefferson e John Stuart Mill. E mais recentemente a banda inglesa Pink Floyd, que retrata muito bem no album "The Dark Side of the Moon", principalmente na musica "Time" que usa numerosas estratégias musicais para chamar atenção para a fragilidade da vida humana.

“Faça o melhor com o que estiver em seu poder, e apenas aceite o que vier a acontecer. Algumas coisas estão ao nosso alcance e outras coisas não estão”. (Epiteto)

Em resumo, o estoicismo é uma filosofia que valoriza a razão, a virtude e o autocontrole como formas de alcançar o equilíbrio emocional e viver uma vida plena e feliz.

Não sofra por antecipação, não julgue para não ser julgado e não puna de acordo com as suas próprias visões de mundo e suas leis interiores. Seja uma pessoa livre de rótulos e adjetivos. Seja você mesmo e cultue a sua força interior. Nada desejar além do estritamente necessário, nada temer antecipadamente. Se algo é possível para qualquer outro ser humano, também é possível pra você. Pense nisso com carinho!


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 52937


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O que falta dizer das Mulheres? Giulio Romeo
Artigos O Vale do Gamarra Giulio Romeo
Artigos Eudaimonia e Entropia Giulio Romeo
Artigos A diáspora recorrente Giulio Romeo
Artigos Parintins, a Ilha da Magia Giulio Romeo
Artigos Maniqueísmo dos incompatíveis Giulio Romeo
Artigos Solidão ou solitude? Giulio Romeo
Artigos Estamos em crise? Giulio Romeo
Artigos A Doença da Alma Giulio Romeo
Artigos Estoicismo, uma forma de viver em Paz Giulio Romeo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 53.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69025 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57928 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57565 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55849 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55133 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55086 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54968 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54907 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas

Páginas: Próxima Última