Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Rejulgamento histórico: Mandado de Segurança-ANL
Isadora Welzel

Ao caso referente ao Mandado de Segurança requerido pela Aliança Nacional Libertadora, é necessário elaborar algumas ressalvas aos comentários da defesa da requerente, visto que não há fundamentação suficiente que valide a legitimidade da ANL, já criteriosamente identificada como uma sociedade subversiva à ordem pelas autoridades competentes. Buscarei desenvolver meu voto de acordo com o que se encontra descrito na Constituição de 1934 em vigência.

O Mandado de Segurança n°111 de 1935 foi impetrado como resposta ao decreto que previa o fechamento da organização. Em nome do comandante Cascardo, buscou-se o direito da união dos membros do grupo, mas seu pedido foi indeferido em conformidade com um dispositivo legal. Explicarei a seguir o motivo pelo qual o fechamento não se consolida como uma violação dos direitos constitucionais da Suplicante, como alegado por parte da ANL.

Segundo o Decreto legislativo n° 38 que diz respeito à lei de Segurança Nacional, fica expressamente compreensível em seu art.29 que as sociedades que houverem adquirido personalidade jurídica mediante falsa declaração dos seus fins, ou que, depois de registradas, passarem a exercer atividade subversiva da ordem política ou social, serão fechadas pelo governo, por tempo de até 6 meses, devendo sem demora, ser proposta ação judicial de dissolução. O fechamento das sociedades subversivas compete ao governo, não ao juiz, sendo determinado por decreto do presidente, como foi aqui exposto.

Diante disso, persiste a indagação: A questão da inconstitucionalidade da lei pode ser de fato apreciada nesse julgamento? Afastando-se de qualquer moralismo e de ideais destituídos de embasamento teórico no que tange à injustiça democrática do fechamento dos núcleos nos quais a ANL exerce suas atividades, não basta que a ordem se autodenomine como uma sociedade civil organizada constitucionalmente com estatutos registrados na lei e tendo como seu presidente o seu representante legal, visto que não há a garantia de um posto tomado por direito certo, líquido e incontestável. Não há comprovação de que a ANL vinha funcionando regularmente sem infringir as leis, acatadas com respeito e com os fins lícitos e garantidos pelo art. 113 n° 12, que garante a liberdade de associação regular. Havia somente um exíguo boletim impresso como uma tentativa de documentação legítima, o que é uma prova escassa de sua licitude. Ou seja, percebe-se com nitidez com as fontes aqui expostas, sua evidente clandestinidade.

O entendimento do decreto enquanto uma medida violenta não cabe ao caso em análise, o que a ANL omite é a própria violência com que tratou do assassinato de policiais em Petrópolis, a serviço do presidente e visto como um mérito no manifesto de Prestes. O argumento de que não houve uma base judicial anterior à decisão do poder executivo é facilmente desconstruída através de uma análise histórica mais minuciosa ao constatar que a liberdade de associação da ANL foi comparada com a cláusula sobre o direito a agremiações que está presente nos códigos de outros países, como a Constituição alemã e a francesa, de forte influência na Carta Magna brasileira, sendo definida a ilicitude da Aliança Nacional antes da decisão de um decreto supostamente tido como abusivo.

Vive-se em um contexto de incertezas no qual é admissível compactuar com medidas mais conservadoras no intuito de impedir uma revolução rebelde e sem pautas concretas, e de promover a manutenção da ordem civil, o que me leva a concordar com o temor de que a ANL seja uma das organizações adeptas aos preceitos políticos receados pelo governo.
Outrossim, verifico uma confusão por parte da defesa entre o fechamento dos núcleos e a dissolução ou cancelamento da organização, cuja necessidade de dissociação foi discutida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores.

O Decreto n° 229 de 11 de julho dispõe que constituída sob a forma de sociedade civil, a organização denominada “Aliança Nacional Libertadora” vem desenvolvendo atividade subversiva à ordem política e social. A defesa pode até alegar que as atividades subversivas de uma organização não se designam por documentação, mas sim por provas materiais. Ao questionar a existência de tais provas contra a requerente, eu coloco em dúvida: e como é possível afirmar que elas não existem e não estão sendo encobertas?

Concluo, portanto, perante o Tribunal aqui presente e após tudo o que expus, o meu voto contrário ao deferimento do pedido por parte da ANL em resposta ao decreto imposto pelo representante do poder executivo, e reitero minha posição favorável ao fechamento da organização.

Disciplina: História do Direito


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55568


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57605 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57383 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57305 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57304 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57293 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última