Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pré-modernidade jurídica
Isadora Welzel

A pré-modernidade se caracteriza por um período de transição entre a baixa Idade Média e a Modernidade, consistindo na mudança de paradigma simultaneamente a relevantes permanências. Sob o ponto de vista jurídico, nota-se como um exemplo de continuidade histórica, a passagem do ius commune para o iura propria, contendo resquícios de um direito generalizante que prevaleceu durante o medievo. Na minha percepção, houve uma ruptura política, visto que as estruturas de organização da sociedade se modificaram, mas observa-se uma continuidade jurídica, uma vez que inicialmente o direito voltado ao indivíduo não se firmou em sua totalidade. Além disso, o contexto exigiu uma maior centralização do direito diante das fragmentações em território europeu que diminuem o pluralismo jurídico e passam a visualizar o direito como um instrumento. Um acontecimento que atraiu minha atenção é a persistência de estruturas do direito canônico apropriadas pelo secularismo de um novo tempo, o que abriu espaço para a criação de um órgão análogo ao ministério público, representando um maior protagonismo do Estado.

A leitura do capítulo “justiça como lei ou lei como justiça?” da obra Mitologias jurídicas da modernidade, do jurista Paolo Grossi, provoca um questionamento que na minha opinião, propõe o sentido da lei como um meio para a efetivação da justiça no primeiro caso, enquanto que no segundo, a justiça se imprime como uma finalidade que a lei almeja alcançar. Para estabelecer uma conexão entre esses termos indicados na indagação anterior, é possível observar que os conceitos de direito e justiça são vistos pelo senso comum a partir de um significado distinto, sendo que o primeiro costuma vincular-se a uma ideia abstrata e estática de lei, enquadrada como uma autoridade incontestável, o que promove um distanciamento dos reais princípios de existência de uma ordem. É curioso se pensar a recorrente associação entre direito e justiça, especialmente entre os alunos ingressantes do curso de Direito. Entretanto, convém ressaltar que apesar de a justiça implicar um objetivo da lei, o autor afirma que ela não é sinônima ao ordenamento jurídico em seu sentido específico, e é fundamental compreender o direito como acepção muito mais vasta que a lei em si.

Para além de uma tentativa de harmonização do antigo regime com a nova realidade por meio do particularismo, se percebe um embate entre a opinião comum baseada no Digesto, e a boa razão, que funda um distanciamento do direito canônico e uma ressignificação do direito natural, em uma conjuntura em que a vontade da lei passa a ser personificada pelo monarca, o que inicia uma tradição de verticalização das relações em meio a um direito rústico de costumes que vigora entre o povo. Em relação à instituição católica, que exercia supremacia na época medieval, pode-se perceber um movimento de segunda escolástica, que revê o humanismo cristão, tendo em Francisco de Vitória um de seus precursores.

É nesse momento que surge o embrião do direito internacional em um período de conflitos externos, em que se verificam o ius peregrinandi, referente à peregrinação e o ius communicatione. Em relação a essa nova vertente jurídica que passa a surgir, pude estabelecer uma conexão com a fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada ao norte de Florianópolis, cuja história é permeada por uma disputa político-territorial entre as duas potências ibéricas de Portugal e Espanha, em uma renovação do Tratado de Tordesilhas que passa a ser substituído pelo Tratado de Madri no que toca à distribuição de terras da colônia na América.

Ainda no que se relaciona às guerras, a temática da escravidão proporciona uma reflexão com uma novidade sobre essa questão: a adição dos escravos nas ordenações filipinas, que são um exemplo de iura propria e incluem a submissão dos “filhos da terra” a um estatuto pessoal. O assunto da escravidão moderna insere como justificativa a noção racial que implica diferenças de tradição jurídica no decorrer do tempo e nos diferentes lugares em que ela foi implantada. Essa discussão é fundamental em meio às infelizes ocorrências de ordem discriminatória que se verificaram no CCJ da Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2022, cuja apologia à violência reitera o apoio a movimentos do passado que ainda hoje reverberam. Nesse sentido, a compreensão histórica de um momento de transição com suas variações, é imprescindível para a formação intelectual, mas também humana em seu senso de realidade.

Disciplina: História do Direito


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55564


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57605 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57383 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57305 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57303 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57292 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última