HOUVE UM TEMPO EM QUE UMA MÃE DEU A LUZ A UMA LINDA MENINA QUE GANHOU O NOME DE BRENDA.
A MENINA NASCEU SAUDÁVEL, MAS, SUA MÃE NÃO RESISTIU E PERDEU A VIDA LOGO APÓS O NASCIMENTO DA PEQUENA BRENDA.
ASSIM A MENINA PASSOU A SER CRIADA POR SEU PAI. O TEMPO PASSOU E A MENINA CRESCEU E LOGO SE TORNOU UMA BELA SENHORITA.
O PAI QUE JÁ ESTAVA BEM VELHINHO PASSOU A PROCURAR ALGUÉM PARA SE CASAR COM A SUA FILHA, POIS, ELE QUERIA PARTIR DESSE MUNDO EM PAZ, DEIXANDO A FILHA NA COMPANHIA DE UM BOM HOMEM.
A SENHORITA BRENDA E SEU PAI VIVIA NA PROVÍNCIA DE TETE NA ENCANTADORA TERRA DE MOÇAMBIQUE.
ASSIM QUE O PAI ADOECEU, UM PRIMO DISTANTE VEIO DA CAPITAL MAPUTO PARA VISITÁ-LO.
O PAI DA SENHORITA BRENDA FICOU MUITO FELIZ EM REENCONTRAR O PRIMO QUE NÃO VIA HÁ ANOS E APROVEITOU A OPORTUNIDADE PARA DAR A MÃO DA FILHA EM CASAMENTO PARA ELE.
JOSÉ ERA UM HOMEM MUITO RICO E DARIA UMA VIDA CONFORTÁVEL PARA A SUA FILHA BRENDA.
MAS, ELA SE RECUSAVA A SE CASAR COM O PRIMO JOSÉ, POIS, DIZIA QUE ERA PECADO.
O PAI FICOU DECEPCIONADO COM A RECUSA DA FILHA DE NÃO SE CASAR COM O ENDINHEIRADO PRIMO JOSÉ.
ENTÃO, A SENHORITA BRENDA EXPLICOU AO PAI QUE SE ELA ACEITASSE SE CASAR COM O JOSÉ, LOGO TODAS AS PESSOAS DA PROVÍNCIA DE TETE DESCOBRIRIAM, POIS, NO MUNDO NÃO EXISTE SEGREDO E O PAI RETRUCAVA DIZENDO QUE NO MUNDO PODIA ACONTECER DE TUDO, POIS, ENTRE AS PESSOAS. ENTÃO EU QUERO DESCOBRIR SE HÁ MESMO SEGREDOSQUE PERMANECEM ESCONDIDOS.
EM SEGUIDA O PAI FOI BUSCAR UM PACOTE DE ARROZ E COLOCOU O ARROZ NUMA PANELA E COZINHOU.
LOGO DEPOIS ELE ENTERROU A PANELA DE ARROZ NO MATO. SÓ ELE E A SENHORITA BRENDA SABIA DA PANELA ENTERRADA NO MATO.
O PRIMO JOSÉ, TODAS AS VEZES QUE VIAJAVA PARA A PROVÍNCIA DE TETE, INSISTIA PARA QUE ELA SE CASSASSE COM ELE, MAS, ELE SEMPRE RECUSAVA O PEDIDO.
O TEMPO FOI PASSANDO COM MUITA RAPIDEZ E CERTO DIA ALGUNS CAÇADORES ENTRARAM NO CORAÇÃO DA MATA. ELES COMEÇARAM A CAÇAR E QUANDO PARARAM PARA DESCANÇAR DEBAIXO DE UMA ÁRVORE, NOTARAM QUE ADMIRADOS QUE UMAS FORMIGAS BRANÇAS COMEÇARAM A SAIR DA TERRA QUE FICAVA JUNTO DAQUELA ÁRVORE TRANSPORTANDO GRÃOS DE ARROZ.
OS CAÇADORES COMEÇARAM A DESMONTAR O FORMIGUEIRO PARA PODER CAVAR A TERRA, POIS, ELES ESTAVAM INTRIGADOS QUERENDO SABER O MISTÉRIO QUE HAVIA DEBAIXO DAQUELA ÁRVORE.
ENTÃO IMEDIATAMENTE COMEÇARAM A CAVAR UM BURACO E PARA A SURPRESA DE TODO O BANDO DE CAÇADORES ENCONTRARAM UMA PANELA CHEIA DE ARROZ. COZIDO.
A SENHORITA BRENDA QUE ESTAVA VARRENDO O QUINTAL VIU OS CAÇADORES DESENTERRANDO A PANELA COM O ARROZ COZIDO PREPARADO PELO PAI E LOGO CORREU PARA O QUARTO DO PAI E DISSE:
- EU JÁ FALEI MAIS DE MIL VEZES QUE O MUNDO NÃO GUARDA SEGREDOS, POIS, COM O PASSAR DO TEMPO, OS SEGREDOS SÃO DESVENDADOS.
ENTÃO O PAI JÁ MUITO DEBILITADO PELA VELHICE, DÁ O BRAÇO A TORCER E RESPONDE:
- NO MUNDO NÃO EXISTE SEGREDO QUE DURE ETERNAMENTE, E TENHO QUE CONCORDAR QUE VOCÊ ESTAVA O TEMPO TODO COM A RAZÃO.
ASSIM QUE TERMINOU DE FALAR, O PAI DA SENHORITA BRENDA DESCANSOU EM PAZ.
DEPOIS QUE O PAI PARTIU PARA MORAR NO CÉU, BRENDA PREFERIU FICAR SÓ A CARREGAR A CULPA DE UM PECADO NOS SEUS OMBROS SE TIVESSE CASADO COM SEU PRIMO JOSÉ TANTO QUE ELA NUNCA MAIS TEVE NOTÍCIAS DELE.
MUITOS ANOS DEPOIS DO EPISÓDIO DO MISTÉRIO ENVOLVENDO A PANELA DE ARROZ, ELA ENCONTROU UM BOM HOMEM COMO ERA O DESEJO DO PAI E FINALMENTE SE CASOU SEM TER QUE CARREGAR A CULPA DO PECADO NOS SEUS OMBROS.
|