Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Empreendedorismo e mobilidade social
Flora Fernweh

No período conhecido como Alta Idade Média, a organização social rigidamente hierarquizada era definida como estamental. Ou seja, a situação econômica de um indivíduo e sua função na sociedade, já estariam definidos desde seu nascimento. Na contrapartida de tal modelo, a possibilidade de dinamismo na estrutura social, configura as relações da contemporaneidade, na qual o empreendedorismo mostrou-se uma alternativa de rompimento de padrões. Nesse sentido, pode-se inferir que a flexibilidade dos papéis sociais é influenciada pelo ato de empreender e que o mesmo ainda atravessa desafios.

Em primeiro plano, convém ressaltar que o povo brasileiro é popularmente conhecido por seu perfil criativo e original, o que o insere na categoria de habilidades empreendedoras. Ademais, por meio de uma comparação histórica, nota-se que a partir da década de 1980, houve um aumento significativo do número de microempresários, em razão de maiores oportunidades proporcionadas pela melhoria das condições financeiras de muitas famílias. Tal cenário demonstra o fomento à produção por parte das novas demandas de consumo e serviços, suscitadas pelas inovações tecnológicas e, sobretudo, pela globalização. Dessa forma, observa-se um rearranjo na conjuntura da sociedade, que se torna mais maleável.

Contudo, a infraestrutura necessária para iniciar um negócio ou para manter uma empresa, está excluída da realidade de muitos cidadãos, uma vez que o valor inacessível dos investimentos e a falta de garantia de sucesso, definem-se como desafios a serem superados. Aliada a esses obstáculos, encontra-se a falta de informação referente ao assunto, e as dificuldades burocráticas necessárias para gerir um estabelecimento. De acordo com dados apontados pelo Sebrae, por exemplo, a falta de planejamento prévio e a fraca gestão empresarial constituem-se como os principais motivos de desistência dos empreendedores. Ou seja, os impactos da desigualdade social ainda persistem.

Portanto, diante de uma conjuntura marcada pelos avanços sociais propiciados pela expansão do empreendedorismo, e pelos seus respectivos desafios em diversos âmbitos, é imprescindível que órgãos de consultoria, como o Sebrae, atuem em consonância com empresários já estabilizados no mercado, na busca por oferecer estímulos aos novos gestores, por meio de verbas e redes de comunicação. Assim, com o intuito de ofertar práticas e soluções por meio do empreendedorismo, será possível ampliar a rede de negócios e estender as oportunidades para as mais variadas camadas sociais.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 65702


Outros títulos do mesmo autor

Contos CATIVAR-SE Flora Fernweh
Contos NAS ABAS DO MUNDO Flora Fernweh
Artigos OS DESAFIOS DA ADOÇÃO NO BRASIL Flora Fernweh
Artigos O ÂNGULO SOCIAL DA LOUCURA Flora Fernweh
Contos A LUZ QUE ESCREVEU SUA PRISÃO Flora Fernweh
Contos REFÚGIO INTERIOR Flora Fernweh
Contos MIRÁCULO DE SONHO Flora Fernweh
Contos UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL Flora Fernweh
Poesias CONSCIÊNCIA NEGRA Flora Fernweh
Cartas CASA VERDE- ALUSÃO AO ALIENISTA (MACHADO DE ASSIS) Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 421 até 430 de um total de 461.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
Minha Doce Gumercinda - José Ernesto Kappel 65818 Visitas
Sossego - Bia Nahas 65817 Visitas
Como controlar a sensação que o seu ambiente transmite - Isnar Amaral 65817 Visitas
Amante e cunhado (segunda versão) - Cláudio Thomás Bornstein 65817 Visitas
Como alinhar a energia da sua empresa - Isnar Amaral 65817 Visitas
ONEROSO ENSINO - paulo ricardo azmbuja fogaça 65817 Visitas
areia da praia - Maria 65817 Visitas
Vida Que Faz Vida - José Ernesto Kappel 65817 Visitas
CARTÃO POSTAL - R.N.Rodrigues 65817 Visitas
Mistura Fina - José Ernesto Kappel 65817 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última