Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Bioética
Rafael Dias

Hoje muito se fala sobre bioética. Nos noticiários, a palavra é convocada toda vez que se discute questões relacionadas à pesquisas com embriões humanos, alimentos transgênicos ou os limites permitidos para se usar animais em experimentoscientíficos.

Mas afinal, o que é bioética?
Pode se dizer que é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina e filosofia. Surgiu da preocupação com uma administração responsável da vida humana. Tem o objetivo de dirimir questões onde não há um consenso moral no que diz respeito à suas aplicações práticas. Recorre-se à bioética quando se discute, por exemplo, o momento em que começa a vida, se no momento da fecundação ou na ocasião em que o embrião já está em estado adiantado de formação. Também é um problema da bioética a eutanásia, ou seja, determinar se um indivíduo ou a família tem o direito de ceifar uma vida humana, mesmo quando não há mais esperança de cura.
Essa discussões desembocariam num eterno dilema sem um aparato teórico para dar sustentação às opiniões a favor e contra. Isso porque há vários pontos de vista diferentes e dissidentes entre si a respeito dessa natureza de assunto. Os dogmas religiosos não estão dispostos a verem os seus princípios entrarem em contradição por causa do apoio a determinadas causas. A ciência, por sua vez tem um sentido, uma forma de ser mais prática. Há urgência por resultados. A descoberta de novos tratamentos ou conhecimentos técnicos não podem esperar o final da querela. A bioética tem justamente a função de oferecer critérios para o debate, bem como também fornecer uma fundamentação mais elaborada para determinar o que é permitido ou não nesse jogo. Esse jogo é justamente a relação entre o conhecimento biológico e os valores humanos.


rapheldiaz_1@yahoo.com.br


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 61725


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Herói Comercial Rafael Dias
Artigos Bioética Rafael Dias
Artigos Filosofia e depressão Rafael Dias
Crônicas A Busca Rafael Dias

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 14 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62743 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62706 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62616 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62610 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62570 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62548 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62536 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62533 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62530 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62496 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última