Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A situação da saúde no Brasil: problemas e soluções
Flora Fernweh

Criada em 1850, durante o Segundo Reinado, a Junta de de Higiene Pública buscou centralizar as responsabilidades médico-sanitárias relacionadas às epidemias de cólera, tuberculose e febre amarela que assolavam a população brasileira. De modo análogo, mesmo após a erradicação de muitas enfermidades, persiste no Brasil contemporâneo a tentativa de aperfeiçoar a oferta de saúde pública de qualidade, visto que o cenário em que o país se encontra é marcado pelas desigualdades e pela falta de investimentos adequados, o que demonstra a nítida necessidade de se repensar o modo como a saúde pública se insere na sociedade.

Em primeiro plano, convém ressaltar que apesar dos significativos avanços técnico-científicos por parte da iniciativa privada nas últimas duas décadas, dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 75% da população brasileira depende exclusivamente de programas de saúde pública. Tal estatística evidencia a problemática da defasagem do sistema público em detrimento de grandes empresas que lucram com a venda de seguros de saúde. Outrossim, os contrastes sociais se fazem presentes de forma ainda mais escancarada, ao comparar regiões desenvolvidas e centros urbanos com áreas rurais, periféricas e pouco acessíveis aos serviços gratuitos de saúde, uma vez que o artigo 196 da Constituição Federal, que assegura o acesso à saúde por parte de todo cidadão, é então violado.

Ademais, o descrédito científico e a negligência dos estudos comprovados, aliados à desinformação que é muitas vezes propagada pela mídia, são alguns dos fatores que atrasam a garantia do acesso ao atendimento médico e impedem a democratização dos serviços. Contudo, é inegável a importância que o Sistema Único de Saúde (SUS) exerce no aspecto da inclusão. Implantado a partir de 1988 e inspirado no “National Health Service”, o sistema público age em prol de todos os cidadãos brasileiros, tendo como base os princípios de universalidade, equidade e integralidade. Sendo dessa forma, um imprescindível agente de consolidação de ações afirmativas, embora careça de melhorias em vários âmbitos.

Diante de uma conjuntura de saúde pública na qual as desigualdades socioeconômicas se acentuam, a permanência na dificuldade de acesso e a falta de aperfeiçoamento são recorrentes, é mister a atuação do Ministério da Saúde com a parceria de órgãos públicos fundamentais para a promoção da saúde, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na emissão de verbas destinadas ao progresso científico de alcance popular, como a aplicação de recursos no SUS, por meio do aumento de salários dos profissionais da saúde e sua consequente valorização, além da maior visibilidade às unidades básicas de saúde, com a finalidade de promover o reconhecimento regional do serviço público e colaborar com o alcance à saúde gratuita e de qualidade de toda a população brasileira em suas múltiplas realidades.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 52863


Outros títulos do mesmo autor

Sonetos Lágrimas em minha janela Flora Fernweh
Contos Homens da Noite Flora Fernweh
Poesias Rio de Janeiro Flora Fernweh
Poesias Me procuro Flora Fernweh
Poesias Definição de amor Flora Fernweh
Resenhas O barco das crianças - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas Arte como terapia - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas O profeta, de Khalil Gibran - impressões pessoais Flora Fernweh
Resenhas As coisas que você só vê quando desacelera- impressões Flora Fernweh
Resenhas O império e os novos bárbaros - impressões pessoais Flora Fernweh

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54454 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54244 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54140 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54127 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53940 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última