Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Oxente, tá aí um mangá que eu queria ler!
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Conheça a serialização do mangá nacional Oxente.

É muito comum o discurso dos mangakás brasileiros sobre nacionalismo, patriotismo e outras coisas mais. Entretanto, não vejo esforço nenhum desses quadrinistas brasileiros incluir ou fazer releituras do nosso folclore; das mitologias indígenas e afrobrasileiras; descentralizar a narrativa no eixo Sul-Sudeste; ou fazer de negros, pardos e indígenas protagonistas de suas obras. O amor a nação fica só na teoria mesmo. Na prática, o que se preza é fazer histórias no Japão feudal, no Japão atual ou em um lugar semelhante, quando não eurocêntrico.
     Cortando esses discursos xaropes pela cepa, Rhenato Guimarães nos traz um verdadeiro mangá nacional. Oxente é aquele tipo de obra que deve ser apreciado pelo simples fato de existir. Não estou apelando ao exotismo, ao contrário, é pelo simples fato de quebrar as narrativas hegemônicas que transformam nossa história e cultura popular em subproduto, periferia do mundo, algo de menor valor, que você deve ler Oxente.
     Meu primeiro contato com o título se deu com um one-shot, publicado de modo independente na plataforma Craftcomicbook — que encerrou suas atividades, infelizmente. O autor ainda usava o pseudônimo Renato Silva. Ali eu já via um grande potencial no quadrinho. Descobrindo que uma série seria publicada na Revista Action Hiken, revista mensal publicada pelo Estúdio Armon, sorri de orelha a orelha.
     Na obra, nós seguimos a jornada de Serafim Ferreira da Silva, ou só Serafim, para os íntimos. Ele é filho do temível Lampião, o mais famoso cangaceiro da nossa história. O protagonista vivia com o seu avô, perto de uma cidade chamada Poço Fundo, em Sergipe, estado que faz fronteira com a Bahia. O assassino era integrante de um bando chamado Olho Negro, e tem interesses escusos nas habilidades sobrenaturais do menino.
     O mangá é um ótimo shonen. Tem ação e aventura na medida certa. Em seis capítulos o autor apresentou a personalidade e plano de fundo do protagonista. Contando com um arco introdutório para incluir os vilões. Tem capítulos inteiros com cenas de luta, com muita trocação e efeitos especiais. Gostei muito do resultado, e os leitores também, pois se tornou um pilar da Action Hiken. O Zuran, companheiro de Serafim, é um alívio cômico, e bom baiano. Espero que o autor não recorra aos estereótipos negativos para produzir humor com esse personagem.
     Houve um trabalho do autor em relação a ambientação e arquitetura, fauna, e a flora também. O mangá ficou muito verossímil, principalmente em suas paisagens áridas, as páginas são porosas, bem iluminadas. O autor teve boas referências para construir seu traço, mas, One Piece e Naruto, por si só, não nos dizem muito da sua estética. O desenho me lembra muito xilogravuras nordestinas, muito conhecida através dos livros de cordéis. A diagramação é dinâmica, e muito coerente.
     O traço do autor é bem caricato, e possui uma ótima mescla, é singular. A linguagem pode assustar em algum momento, são muitas gírias regionais e até alguns xingos, mas não se aperrei, tem notas explicativas e muitos desses xingamentos não é o que aparenta no Nordeste. Linguagem constrói cultura, que cria hábitos e tudo o mais. Manter a diversidade da língua foi assertivo. Dá pra ouvir o sotaque dos personagens, soa bem natural. É um marco nesse nicho. Me reconheço nessa ficção.
     Sua publicação estreou em junho de 2018, na edição n. 32. Até a escrita dessa resenha, o mangá já conta com 11 capítulos. O volume 1 tem mais de 180 páginas. Possui orelhas, contém bastidores da produção, galeria de fanarts e um cordel. A obra foi financiada pelo Catarse, e conta com os nomes de todos os apoiadores da campanha. Ganhou nova segunda tiragem. A obra veio com um marca páginas exclusivo.


Se quiser adquirir a obra e seguir o autor no Face, acesse aqui:

http://estudioarmon.iluria.com/pd-6e9029-oxente-vol-1.html?ct=&p=1&s=1

https://pt-br.facebook.com/oxentemanga/


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 52983


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Rosas cor de sangue Caliel Alves dos Santos
Resenhas A arma faz o bom soldado Caliel Alves dos Santos
Resenhas No inferno? Queime! Caliel Alves dos Santos
Ensaios Naruto e a pedagogia do oprimido Caliel Alves dos Santos
Resenhas Arte perfeita e destrutiva Caliel Alves dos Santos
Resenhas Era uma vez na Segunda Guerra Mundial Caliel Alves dos Santos
Resenhas Desçamos todos a cova Caliel Alves dos Santos
Resenhas No espaço sem fronteiras Caliel Alves dos Santos
Resenhas À espreita do insólito Caliel Alves dos Santos
Resenhas Guardando na memória para depois me alembrar Caliel Alves dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54449 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54441 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54239 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54138 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54124 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última