Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Discurso de ódio
Rafael da Silva Claro


Semana passada, Bolsonaro contraiu o coronavírus. Deputados, senadores, prefeitos, governadores, chefes de estado, enfim, toda sorte de políticos foi infectada pela covid-19. Mas, no caso de Bolsonaro, as manifestações foram veementes e reveladoras.

No “cantinho do ódio” chamado Twitter, houve manifestações do que há de pior na alma humana. O anonimato, a irresponsabilidade e a inconsequência de um tuíte, bem como uma mensagem no grupo de WhatsApp da família ou do trabalho, ficam restritos e são irrelevantes -principalmente, se vier de onde já se espera. Porém, a surpresa foi o veículo (que se diz isento) propagador do mais ríspido discurso de ódio.

O jornalista da Folha de São Paulo, Hélio Schwartsman, “cometeu” um texto intitulado “Por que torço para que Bolsonaro morra”. Editorialista e colunista do jornal de grande circulação, ele mostrou que usa o veículo para expurgar o ódio disfarçado de divergência política. O processo de criação, nesse cara, deve causar algum curto-circuito, sendo tão raro o surgimento de uma boa ideia. Portanto, quando brota alguma coisa como esse execrável lixo, não é descartado porque não surgirá nada melhor.

Ele até tentou justificar o texto, mostrando que, como Maquiavel, para ele, “os fins justificam os meios”. Como o jornalista da Folha, também acreditavam evitar um mal maior Hitler, Stalin e Mao. Guardadas as devidas proporções, que bom que esse sujeito não tem nenhum poder. Se os imbecis não ascendessem, Mein Kampf seria apenas um livro.



Domingo, 5, GP da Áustria de fórmula 1 (F1), um certo protesto antirracismo dividiu os pilotos. Uma turma, bovinamente e não querendo parecer racista, anuiu e cumpriu o que os cinegrafistas esperavam captar e a “beautifull people” esperava ocorrer, ajoelhou-se; a dissidência, corretamente, não se curvou. Creio que não por ser racista, ninguém quer esse “carimbo” estigmatizaste. Provavelmente, essa difícil atitude (ao contrário da outra) foi uma não aquiescência com um comportamento de manada, que corrobora com uma agenda eleitoral norte-americana (Black lives matter) e resultou em roubos, tumultos, linchamentos etc. A atividade eficaz contra o racismo é não sendo racista. A atitude de se ajoelhar tem o mesmo efeito que se filmar despejando um balde d’água gelada na cabeça, a pretexto de combater a esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Um fenômeno muito atual é o manifestante de rede social. Essa criatura, na tentativa de monopolizar qualquer virtude que esteja na moda, acaba errando a mão e exagerando. Isso gera situações constrangedoras, como quando disseram “eu amo quem matou Hitler” Além do episódio revelar um desconhecimento de História, dá uma certa vergonha alheia. O afã de “lacrar” a qualquer custo dá nisso.

Conclusão: todas as vidas importam.


Biografia:
Ensino secundário completo. Trabalhei em várias empresas, fora da literatura. Tenho um blog, onde publico meus textos: “Gazeta Explosiva” Blogger
Número de vezes que este texto foi lido: 53032


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios 🔴 O descobrimento do Brasil Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Um maluco solto na África Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Um país carnavalizado Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Caiu a ficha? Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O podre do padre Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 O podre do padre Rafael da Silva Claro
Crônicas 🔵 O doutrinador Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Agora vai Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Tarcísio, volta pro PT Rafael da Silva Claro
Ensaios 🔴 Leve-me ao seu líder Rafael da Silva Claro

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 413.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Desabafo - 54102 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54094 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 54028 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 53987 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53982 Visitas
Saudações Evangélicas (Romanos 16) - Silvio Dutra 53950 Visitas
A menina e o desenho - 53946 Visitas
Novidade no Céu - Teresa Vignoli 53945 Visitas
MENINA - 53927 Visitas
sei quem sou? - 53911 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última