Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Um inimigo desconhecido
DIRCEU DETROZ

Com duas guerras mundiais separadas por apenas três décadas, ao término da segunda os aliados decidiram ir além de derrotar Hitler. O século vinte viu o alvorecer de uma nova ordem mundial com a Europa dividida em duas. Essa divisão historicamente é conhecida como “Cortina de Ferro”.

Uma nova guerra teve início. A “Guerra Fria”. Os combates foram da supremacia bélica às corridas nuclear e espacial. Toda a tecnologia desde o enriquecimento do urânio até a chegada do homem à Lua esteve envolvida nas batalhas travadas entre o império russo e os americanos apoiados pela Europa Ocidental.

Foi o auge da espionagem. Frederick Forsyth e John le Carré se esbaldaram de escrever best-sellers sobre espiões. Estranhamente os mocinhos eram sempre os do lado de cá da cortina. Os derrotados e vilões do lado de lá. Para se tornar um best-seller do lado Ocidental, os livros vindos detrás da “Cortina de Ferro” necessariamente tinham de criticar o comunismo. Um exemplo são as 500 páginas de “Arquipélago Gulag”, escrito por Alexander Soljenítsin publicado no Ocidente em 1973.

Com o inimigo conhecido, foram poucas as ocasiões em que essa guerra de ideologias provocou sérios abalos na ordem mundial. O mais importante deles aconteceu entre 16 e 28 de outubro de 1962, conhecido como a crise dos mísseis na Baía dos Porcos em Cuba. Os 13 dias em que o mundo esteve à beira de um confronto nuclear.

Com a Guerra Fria tecnicamente encerrada quando o império russo desabou, a ordem mundial entrou em evidência outra duas vezes. Uma quando o terrorismo derrubou as Torres Gêmeas nos Estados Unidos. O inimigo novamente era conhecido. A outra, a crise financeira que abalou todo o planeta em 2007-2008. O dinheiro fez a ordem mundial flertar com o colapso.

Mesmo que os holofotes atuais estejam sobre a pandemia, a ciência e nos que a negam, especialistas debatem teorias sobre a capacidade de um vírus abalar como nunca antes a ordem mundial na qual vivemos. Desta vez, o detalhe assustador é o inimigo ser um completo desconhecido e não escolher ideologia para se aliar.

Que o planeta será diferente no pós-pandemia há um consenso. Sabemos que a Covid-19 tem servida de pretexto para variados tipos de manipulação. A preferida do momento é a fake news. Especialistas, os políticos aprendem todas as estratégias para manipular os miseráveis e os ignorantes. Sabem as maneiras ideológicas de usar pilhas de mortos.

Com um agravante. A pandemia atacou os humanos num momento em que o planeta está repleto de governantes nada confiáveis. Já vimos que localmente alguns querem aproveitar a pandemia com a intenção de passar suas “boiadas”. A ordem mundial ficará perigosa se todos esses não confiáveis forçarem abrir suas porteiras!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61405


Outros títulos do mesmo autor

Artigos BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO DIRCEU DETROZ
Poesias VIVER DIRCEU DETROZ
Poesias ENCONTRO MARCADO DIRCEU DETROZ
Artigos FRACASSOS E NENHUMA PERSPECTIVA DIRCEU DETROZ
Poesias DESENHOS DIRCEU DETROZ
Poesias POLIVALENTE DIRCEU DETROZ
Artigos RETRATOS DO BRASIL DIRCEU DETROZ
Poesias TEMPORAL DIRCEU DETROZ
Artigos JULGAMENTO, PIZZA OU CIRCO? DIRCEU DETROZ
Poesias HOUVE UMA VEZ... UM VERÃO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 1011 até 1020 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
ALAMEDA PROFESSOR TUQUITO - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61419 Visitas
NATAL - Geraldo Facco 61419 Visitas
Fita de Carmim - José Ernesto Kappel 61419 Visitas
Impenetrável - SHIRLEY CASTILHO 61419 Visitas
O Tèdio - Mayra Alcione Musa Fonseca 61419 Visitas
O Bem-te-vi - J. Miguel 61419 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 61419 Visitas
Os Hackers, Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 61419 Visitas
Pedra Fria - José Ernesto Kappel 61419 Visitas
Vidraças partidas - Ricardo Peró Job 61419 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última