Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BOAS NOTÍCIAS AQUI PERTINHO
DIRCEU DETROZ

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, colocaram a cidade de São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina, no mapa das boas notícias da educação Brasileira. Devemos primeiro dar os parabéns ao Colégio São Bento. Depois aplaudir de pé.

Foram cinco minutos de reportagem entre o melhor e o pior. Como não vejo o Jornal Nacional na TV, antes de escrever a coluna vi a reportagem várias vezes na internet. Atento a todos os detalhes. E foram muitos. Que podem passar despercebidos quando não se está prestando atenção.

Um desses detalhes foi uma tomada feita do prédio do colégio. Parece ser uma construção um tanto antiga. O que apenas colabora com aquilo que penso da educação. Não tentem me convencer que estão fazendo educação de qualidade, construindo grandes escolas novas.

Não é o concreto que conta. Uma educação de qualidade se faz de dentro para fora. Com pessoas comprometidas. Isso no atual nível do magistério brasileiro está ficando cada vez mais difícil. Estamos trocando a qualidade pela quantidade. E essa quantidade, muitas vezes, está apenas à procura de melhores salários.

Até o governador Raimundo Colombo, em seu programa semanal, resolveu tratar os números do Ideb como uma vitória do governo. O que é uma grande inverdade. Educação não é concreto que se começa hoje e termina amanhã. A excelência na educação é o resultado de muitos anos. E sabemos que governos mais atrapalham do que ajudam.

O Colégio São Bento, alcançou a excelência na educação. Os responsáveis sabem o quanto foi difícil chegar nesse patamar. Eles agora têm outro desafio. Com um grau de dificuldade ainda maior. Manter-se com essa mesma excelência ao longo dos próximos anos.

E quem prestou atenção no João Vitor? O menino que leva uns puxões de orelha. Não se sabe se é de algum professor, ou dos pais. O papel dos pais é fundamental para a excelência da educação. Fundamental até nos puxões de orelha. Só espero que o Ministério Público, do alto da cegueira burra da justiça não queira processar professores. Ou tirar o menino João Vitor da guarda dos pais. E fazer cumprir a lei.

Duvidam? Eu não. No Brasil real como é a escola da cidade de Navegantes apresentada pela reportagem do JN, tudo é possível. De Navegantes, Raimundo Colombo não falou. E ainda resta uma última reflexão. O Colégio São Bento, foi notícia em rede nacional pela excelência na educação. A educação brasileira deveria ser toda como é a do Colégio São Bento. E sem precisar ser notícia. Mesmo que sejam notícias boas.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28702


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas As outras pessoas DIRCEU DETROZ
Crônicas O jogo nas sombras DIRCEU DETROZ
Poesias ENREDO DIRCEU DETROZ
Crônicas A tecnologia da seita ao céu DIRCEU DETROZ
Poesias SEM TALVEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossas cabeças-duras DIRCEU DETROZ
Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ
Crônicas O murmúrio da verdade DIRCEU DETROZ
Crônicas O filão da autoajuda DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 998.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66664 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55314 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43809 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 43559 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43437 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40990 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 40878 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 40218 Visitas
TOMO TUDO - sigmar montemor 39296 Visitas
Lamento - FERNANDO 39192 Visitas

Páginas: Próxima Última