Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A GALINHAZINHA, A VAQUINHA E A PORQUINHA
Saulo Piva Romero

HOUVE UM TEMPO EM QUE A GALINHAZINHA BIBI, A VAQUINHA BABI E A PORQUINHA FAFÁ CRIARAM UM FORTE LAÇO DE AMIZADE. ELAS SE CONHECERAM QUANDO FORAM LEVADAS PARA A FAZENDA CANTINHO DO SOL.ELAS CAMINHAVAM SEMPRE JUNTAS E PASSAVAM A MAIOR PARTE DO DIA JOGANDO CONVERSA FORA.BIBI VIVIA CORRENDO ATRÁS DAS MINHOCAS NO TERREIRO AO LADO DO GALINHEIRO ONDE MORAVA. ELA BOTAVA MUITOS OVOS POR DIA PARA A FELICIDADE DO FAZENDEIRO QUE LOTAVA O SEU CAMINHÃO COM DEZENAS DE CAIXAS COM OS SEUS OVOS FRESQUINHAS E SAÍA PARA VENDÊ-LOS NA CIDADE.A GALINHAZINHA TAMBÉM CUIDAVA DOS SEUS PINTINHOS COM MUITO CARINHO.ELA ERA VIÚVA, POIS, O GALO COM QUEM ERA CASADA HAVIA MORRIDO ENGASGADO.ENTÃO, BIBI VIVIA PROCURANDO UM NOVO GALO PARA SE CASAR NOVAMENTE E TERMINAR COM A SOLIDÃO QUE A ENTRISTECIA O CORAÇÃO.JÁ A VAQUINHA BABI VIVIA PASTANDO NOS VERDES CAMPOS DA BELÍSSIMA FAZENDINHA.BABI TAMBÉM CONTRIBUÍA COM MUITOS LITROS DE LEITE FRESQUINHO QUE O FAZENDEIRO USAVA PARA A FABRICAÇÃO DE DELICIOSOS QUEIJOS E QUE TAMBÉM FAZIA O SEU CAFÉ DA MANHÃ MAIS GOSTOSO.A PORQUINHA FAFÁ ERA MUITO PESADA, POIS, COMIA TUDO O QUE VIA NA SUA FRENTE.SUAS PATAS ERAM CURTAS E SUA PELE ESTAVA SEMPRE COBERTA DE LAMA, POIS, ELA AMAVA SE BANHAR NO LAMAÇAL QUE HAVIA DENTRO DO CHIQUEIRO ONDE ELA MORAVA. ELA CAMINHAVA A PASSOS LENTOS DEVIDO A GORDURA ACUMULADA NA SUA ENORME PANÇA.POR ONDE ELA CAMINHAVA DEIXAVA UM CHEIRINHO DESAGRADÁVEL, POIS, NÃO GOSTAVA DE SE BANHAR COM ÁGUA E SABÃO, TANTO QUE BIBI E BABI ANDAVAM AO SEU LADO COM UMA MÁSCARA NO ROSTO.AS TRÊS AMIGAS SE RESPEITAVAM E SE GOSTAVAM DEMAIS E JAMAIS IRIAM SE SEPARAR POR CAUSA    DO CHEIRINHO DESAGRADÁVEL QUE A AMIGA DEIXAVA POR ONDE PASSAVA..A VIDA QUE AS AMIGAS LEVAVAM NO CAMPO ERA BEM TRANQUILA ATÉ QUE UM DIA UMA VELHA RAPOSA ENTROU NO GALINHEIRO E RAPTOU A GALINHAZINHA BIBI. O GALINHEIRO FICOU EM PÂNICO COM O SUMIÇO DELA. AS GALINHAS COMEÇARAM A CACAREJAR SEM PARAR E ISSO CHAMOU A ATENÇÃO DE BABI, A VAQUINHA E DA FAFÁ, A PORQUINHA.ELAS FORAM ATÉ O GALINHEIRO ONDE A AMIGA MORAVA E FICARAM SABENDO QUE A VELHA RAPOSA HAVIA LEVADO A BIBI.ENTÃO, A VAQUINHA E A PORQUINHA SAÍRAM DOS LIMITES DA FAZENDA E ENTRARAM NA MATA ONDE VIVIA A RAPOSA PARA TENTAR SALVAR A GALINHAZINHA DAS FEROZES GARRAS DA VELHA RAPOSA.JÁ ESTAVA ESCURA QUANDO A VAQUINHA E A PORQUINHA ENTRARAM NO CORAÇÃO DA MATA. ELAS ARRISCARAM AS SUAS VIDAS PARA NA TENTATIVA DE ENCONTRAR A AMIGA BICUDA, MAS, NEM IMAGINAVA QUE CORRIAM PERIGO TAMBÉM, POIS, A NOITE NA MATA ERA PERÍGOSSIMA E TAMBÉM HAVIAM LOBOS E HIENAS QUE FICAVAM ESCONDIDOS ATRÁS DAS ROCHAS PARA ESPERAR PELO SEU JANTAR. ENTÃO, AS HIENAS FICARAM ATENTAS A ESPERA DA VAQUINHA BABI E OS LOBOS FICARAM CONCENTRADOS A ESPERA DA APETITOSA PORQUINHA FAFÁ.NO MOMENTO EM QUE ELAS SE APROXIMARAM DAS ROCHAS, UM BANDO DE HIENAS E LOBOS SAÍRAM E COMEÇARAM UMA PERSEGUIÇÃO PARA CAPTURAR AS CORAJOSAS AMIGAS QUE CORRIAM MAIS QUE AS SUAS PATAS. ELAS JÁ ESTAVAM CANSADAS E SEM FORÇAS. ENTÃO, ELAS PARARAM E LOGO FORAM CERCADAS PELOS LOBOS E PELAS HIENAS QUE OLHAVAM PARA ELAS COM UM APETITE FEROZ. QUANDO AS FERAS SE PREPARAVAM PARA DAR O BOTE CONTRA AS DUAS AMIGAS, BABI MUGIU BEM FORTE QUE O ECO DO SEU MUGIDO ECOOU PELA MATA ADENTRO FAZENDO COM QUE OS LOBOS E AS HIENAS SE DISTRAÍSSEM. MAS, O MUGIDO FORTE E TRÊMULO DA VAQUINHA CHAMOU A ATENÇÃO DA VELHA RAPOSA QUE IMEDIATAMENTE APARECEU COM A GALINHAZINHA PENDURADA NA SUA BOCA E DISSE:- ENTÃO, OS LOBOS MAUS E AS HIENAS SORRIDENTES ESTAVAM PREPARANDO UM DELICIOSO JANTAR E NEM ME CONVIDARAM?- NEM VEM QUE NÃO TEM SUA RAPOSA VELHA, POIS, VOCÊ JÁ ESTÁ COM O SEU JANTAR ENTRE OS SEUS DENTES AFIADOS.PORTANTO SUMA DAQUI COM ESSA GALINHAZINHA  E FAÇA BOM PROVEITO PORQUE A VAQUINHA É JANTAR DAS HIENAS E A PORQUINHA É DOS LOBOS FAMINTOS.ENTÃO, A VELHA RAPOSA NUM ATAQUE DE FÚRIA LARGOU A BIBI E PARTIU PARA CIMA DOS LOBOS E DAS HIENAS PARA ACABAR COM A FESTA DOS LOBOS E DAS HIENAS,ENQUANTO ISSO , A VAQUINHA E A PORQUINHA AJUDARAM A GALINHA A SE RECUPERAR DO SUSTO QUE HAVIA SOFRIDO, DEPOIS, A GALINHA SUBIU NO LOMBO DE BABI COM A COLABORAÇÃO DE FAFÁ E COMEÇARAM A CAMINHAR PARA FORA DA MATA.QUANDO A VELHA RAPOSA, AS HIENAS E OS LOBOS PERCEBERAM QUE AS TRÊS AMIGAS HAVIAM SUMIDO DAS SUAS VISTAS CORRERAM ATRÁS DELAS E AS ALCANÇARAM RAPIDAMENTE E AS CERCARAM NOVAMENTE.ENTÃO, A GALINHAZINHA, A VAQUINHA E A PORQUINHA FALARAM AO MESMO TEMPO.                                                                    - NÓS JÁ SOMOS SENHORAS IDOSAS E NOSSAS CARNES JÁ NÃO SÃO MACIAS E SIM DURAS E CHEIAS DE NERVOS, ENTÃO, TEM CERTEZA QUE VÃO QUERER NOS SERVIR PARA O JANTAR?                                                   - JÁ VAMOS LOGO AVISANDO QUE PODERÃO QUEBRAR OS SEUS DENTES AFIADÍSSIMOS!  OS LOBOS, AS HIENAS E A VELHA RAPOSA A ESSA ALTURA JÁ ESTAVAM COM AS SUAS BARRIGAS RONCANDO DE TANTA FOME E NEM DERAM OUVIDOS AO QUE AS INSEPARÁVEIS AMIGAS FALARAM E ASSIM AVANÇARAM NA DIREÇÃO DAS TRÊS QUE APAVORADAS DERAM TRÊS PASSOS PARA TRÁS.ENTÃO, AS HIENAS RINDO SEM PARAM DISSERAM:- COM ESSA VAQUINHA VAMOS FAZER UM DELIOSO CHURRASCO COM VINAGRETE! E OS LOBOS MAUS RESPONDERAM:                             - COM ESSA PORCA, NÓS VAMOS FAZER UM DELIOSO PERNIL ASSADO COM SABOROSAS FATIAS DE BACON QUE VAI SER USADO PARA RECHIÁ-LO.ENTÃO OS LOBOS E AS HIENAS OLHARAM PARA A RAPOSA E PERGUNTARAM:- E O QUE VOCÊ IRÁ FAZER COM ESSA GALINHAZINHA?GALINHA ASSADA OU COZIDA?E A VELHA RAPOSA RESPONDEU:VOU DEVOLVÊ- LA AO GALINHEIRO .E OS LOBOS E AS HIENAS ESPANTADOS COM A DECISÃO DA RAPOSA DISSERAM:            - VOCÊ ESTÁ FICANDO LOUCA ! SÓ PODE SER ISSO, POIS, DISPENSAR UMA GALINHA ASSADA QUE É DE LAMBER OS BEIÇOS. QUE DESPERDÍCIO, VELHA RAPOSA! ASSIM QUE ACABARAM DE DIALOGAR COM A RAPOSA AVISTARAM O FAZENDEIRO CHEGANDO COM SEU CHICOTE EM UMA DAS SUAS MÃOS E UMA REDE NA OUTRA E MAIS SEIS CÃES DE CAÇA.O FAZENDEIRO ORDENOU AOS SEUS CÃES PARA QUE CERCASSEM OS LOBOS E AS HIENAS E ESTALOU O SEU CHICOTE FAZENDO COM QUE ELES SE AFASTASSEM DANDO TRÊS PASSOS PARA TRÁS, ENTÃO, O FAZENDEIRO JOGOU A REDE SOBRE ELES E OS CAPTUROU. MAS, A ESPERTA RAPOSA PULOU NUM GALHO DE ÁRVORE E SUMIU NA ESCURIDÃO DA MATA SEM DEIXAR RASTROS.O FAZENDEIRO RESGATOU A GALINHAZINHA, A VAQUINHA E A PORQUINHA E VOLTOU PARA A FAZENDA CANTINHO FELIZ.ENQUANTO QUE OS LOBOS E AS HIENAS FICARAM TENTANDO ESCAPAR DA REDE.JÁ A RAPOSA , ESSA NINGUÉM MAIS SOUBE E NEM A VIRAM! A VIDA DA GALINHAZINHA, DA VAQUINHA E DA PORQUINHA VOLTOU A SER TRANQUILA.BIBI, A GALINHAZINHA SE CASOU COM O GALO CARIJO E ASSIM A SOLIDÃO QUE SENTIA NO SEU CORAÇÃO FOI EMBORA PARA SEMPRE.E A VAQUINHA BABI CONTINUOU A PASTAR TRANQUILAMENTE PELOS VERDES CAMPOS DA BELÍSSIMA FAZENDINHA CANTINHO DO SOL ATÉ QUE UM DIA ENCONTROU UM BOI DA CARA PRETA E TAMBÉM SE CASOU.FAFÁ, A PORQUINHA NÃO QUIS SABER DE CASAMENTO, POIS, SÓ QUERIA SABER DE ENCHER A SUA ENORME PANÇA E CONTINUAR TOMANDO BANHO NO POÇO DE LAMA DO CHIQUEIRO.


Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52873


Outros títulos do mesmo autor

Contos A PRINCESA DONAJÍ Saulo Piva Romero
Contos A MULHER DOS OLHOS BRILHANTES Saulo Piva Romero
Contos O MONSTRO DO PARQUE ECOLÓGICO Saulo Piva Romero
Contos O DRAGÃO DO CASTELO DE GALES Saulo Piva Romero
Contos O LENHADOR E O BÚFALO AZUL Saulo Piva Romero
Contos ARASH, O ARQUEIRO Saulo Piva Romero
Contos O ATRASO DO PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O ÔNIBUS FANTASMA Saulo Piva Romero
Contos O HERÓI DE HAARLEM Saulo Piva Romero
Contos O LEÃO DE NIOKOLO- KOBA Saulo Piva Romero

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54669 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54593 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54565 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54382 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54334 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54317 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54279 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54209 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54113 Visitas
Amores! - 54094 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última