Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Escassez de líderes
DIRCEU DETROZ

Ao fim da Segunda Guerra Mundial os líderes dos países vitoriosos se reuniram. Eles não apenas redesenharam o mapa político da Europa que perdurou até tecnicamente a Guerra Fria acabar em 1991, como criaram uma ordem mundial totalmente nova. Dos cinco países com direito a veto na ONU, quatro estava no grupo dos aliados. A exceção é a China. Um mundo sem grandes líderes é preocupante. Basta olhar o mundo hoje.

Nenhum exercício de imaginação seria capaz de prever como esses líderes acabariam seus dias e como o nosso mundo seria sem Adolf Hitler e o nazismo. Mudando a ótica é possível perguntar: O nazismo seria derrotado se esses líderes não estivessem no comando dos países aliados? A pergunta não deixa de ser perturbadora.

Vamos enumerar esses líderes. O inglês Winston Churchill, o russo Josef Stalin, os americanos Harry Truman e Dwight Eisenhower e o francês Charles De Gaulle. Nenhum deles pegou uma arma e foi para o front ficar cara a cara com o inimigo. Um líder ensina que é possível vencer.

Então desde a metade do século passado o mundo vem sofrendo de uma escassez de grandes líderes mundiais. Aqueles com a capacidade de interromper algo errado, ou seguir adiante com o que é correto. Neste momento, estamos muito carentes de líderes mundiais preocupados com as mudanças climáticas.

Podemos citar alguns líderes que vieram depois. Sem se esquecer que tivemos meras caricaturas de líderes. Cito como exemplo de caricatura Nelson Mandela. Quando a carência é demasiada, isso tende a acontecer com uma certa frequência. Buscamos nos altares aquilo que não existe. O Brasil vivencia um belo exemplo.

No meu conceito de líder, o presidente americano assassinado em 1963 John Kennedy foi o último dos grandes dessa extirpe. Abaixo dele podemos citar primeira-ministra Margaret Thatcher, que comandou o Reino Unido entre 1979 e 1990. A ditadura argentina jamais sonhou que a Dama de Ferro atravessaria o oceano para escorraçá-los das Malvinas.

Talvez, vou assustar citando Mikhail Gorbatchov e o papa João Paulo II como líderes mundiais mas tenho motivos. Só quem é um líder teria a capacidade para colocar o império russo no chão em poucas semanas sem que houvesse sangrentas carnificinas.

Na América do Sul, possivelmente o maior líder foi o presidente argentino por três mandatos entre 1946 e 1974 Juan Domingo Perón. Seria impossível um não líder criar uma ideologia política com o seu nome. O Peronismo é quase uma religião.

Amado e odiado quase na mesma proporção, no Brasil republicano quem mais se assemelha a um líder é Getúlio Vargas. Aqui também sentimos escassez.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 65701


Outros títulos do mesmo autor

Poesias MOSAICOS DIRCEU DETROZ
Poesias SABORES DIRCEU DETROZ
Artigos DE VOLTA AO NINHO DIRCEU DETROZ
Poesias UNICÓRNIO ALADO DIRCEU DETROZ
Artigos E VIVA A CLASSE MÉDIA DIRCEU DETROZ
Poesias SE VOCÊ NÃO EXISTISSE DIRCEU DETROZ
Artigos ALICE OU FLORBELA DIRCEU DETROZ
Poesias LABIRINTO DIRCEU DETROZ
Poesias GLOBALIZAÇÃO DIRCEU DETROZ
Artigos DE MAOMÉ A RUSSOMANNO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 991 até 1000 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
A escuridão é poderosissima - Henrique Pompilio de Araujo 65718 Visitas
A sala de aula como espaço de diversidade - Aline Aparecida Alves 65718 Visitas
Me atraiu para a sua teia. - Aírys Dhany Cardoso 65718 Visitas
A PRESENÇA DO CURRÍCULO OCULTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Francine Rocha Stobodzian 65718 Visitas
SOB O SIGNO DA AMIZADE - RODRIGO DA COSTA ARAUJO 65718 Visitas
EsclareceNDO o gerundismo - Galdino Mesquita 65718 Visitas
Aprendizado - Maria 65718 Visitas
UNIVERSAL HARMONIA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 65718 Visitas
Ocultação de Cadáver - Lasana Lukata 65718 Visitas
só - eder mauricio costa 65718 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última