Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A descoberta da Terra
DIRCEU DETROZ

Num momento em que instigados por ideologias a seita dos que negam a ciência tem ganho milhares de novos adeptos. Em que assistimos os terraplanistas saírem das suas cavernas primitivas e se incorporarem a esta seita, se comemora os 500 anos do início da expedição do navegador português Fernando de Magalhães.

A viagem de Fernando Magalhães é considerada um dos maiores acontecimentos da humanidade. Alguns historiadores dizem ser maior do que a chegada do homem à Lua. Magalhães não apenas contornou o planeta por mar pela primeira vez. Mais do que provar ser redonda, o português teria feito a “descoberta da Terra”.

Para nós que hoje usamos o GPS até para ir a próxima esquina, é impossível imaginar a coragem daqueles homens aventureiros. Eles não viajavam em modernos e confortáveis transatlânticos. Enfrentavam tempestades, fome, sede, calor, frio e doenças. Havia naufrágios batalhas e motins. A punição aos rebeldes era o esquartejamento.

O jornal A Folha de São Paulo do domingo passado trouxe uma excelente reportagem sobre a viagem de Fernando Magalhães. Diria ser bem mais do que uma reportagem jornalística. É uma autêntica aula tanto de história quanto de geografia. Dessas que os livros escolares não se propõem a contar. Então, vale a pena procurá-la e lê-la

A frota de Fernando Magalhães composta por cinco naus e 243 homens partiu da Espanha em 20 de setembro de 1519. Dois dias após o Natal daquele ano chegou na costa do Rio de Janeiro. Negociando com os indígenas, compraram carne de anta e um fruto de sabor doce. Seria mais tarde batizado de abacaxi.

Em junho de 1520 a nau Santiago naufragou. Em outubro mesmo ano, a nau San Antônio deserta e retorna à Espanha. Ao se depararem com um mar calmo batizam o mesmo de Oceano Pacífico. Em 27 de abril de 1521 Fernando Magalhães é morto numa batalha. Juan Sebastian Elcano assume o comando da frota. Com a tripulação reduzida a nau Concepción é queimada.

Se Fernando Magalhães não tivesse morrido, possivelmente a frota teria retornado. Então coube a Elcano que seguiu adiante a glória final da volta ao mundo. Após chegar com duas naus nas ilhas Molucas em dezembro de 1521, só uma estava em condições de seguir viagem.

Em 6 de setembro de 1522, a nau Victória com o casco perfurado e apenas 18 homens com ferimentos mal curados e magros chegou à Espanha. Desembarcado suplicaram por velas de cera. Queriam acendê-las nas igrejas agradecendo aos céus pelo retorno.

O feito de Fernando Magalhães e Juan Sebastian Elcano continua inspirando o navegador Amyr Klink: “É absolutamente extraordinário o que eles fizeram”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61712


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62761 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62729 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62667 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62639 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62605 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62584 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62581 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62565 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62557 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62512 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última