Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Insegurança
O medo do fazer
Mauricio Menon

Resumo:
O homem é capaz de ir à Lua, mas ao mesmo tempo não é capaz de conversar francamente com seu semelhante. O presente ensaio tem como objetivo iluminar o conhecimento sobre a insegurança, para que tenhamos relações mais produtivas e melhor vividas.

Há 50 anos atrás o homem pousava na Lua pela primeira vez. A celebre viagem foi realizada com sucesso, apesar das limitações tecnológicas, se comparadas com os dias de hoje. Os astronautas da época realizaram o que parecia ser impossível, e o sentimento que sobreveio foi de uma grandiosíssima vitória para a humanidade como um todo. Desde então o alcance dos sonhos da humanidade aumentou vertiginosamente.
Ao imaginarmos como se sentiram todas as pessoas envolvidas na missão, podemos pressupor que os níveis de ansiedade e insegurança deviam ser altíssimos, dadas as condições e o vultuoso investimento que fora feito no projeto.
Um dos astronautas declarou que eles viajaram carregando o peso do mundo todo em suas costas. Peso que refletia a expectativa de um salto gigantesco para a humanidade no sentido de conquistar os desejos e sonhos de realização.
Todos nascemos com um instinto explorador. Note que quando somos crianças, nossa maior diversão está em descobrir o que há além dos limites dos lugares em que podemos ir.
A insegurança surge então como um sentimento de limitação e de que não somos capazes de realizar certas coisas, pois o consciente coletivo nos diz o que podemos ou não fazer, de acordo com um sistema de crenças desenvolvidas visando certa segurança, seja física ou emocional.
A pessoa insegura sente que nunca tem capacidade de ir além de certo ponto, precisando então da aprovação alheia para seguir adiante. Quando essa aprovação não acontece, a pessoa insegura estaciona no lugar onde está, e passa a reclamar de tudo o que a cerca, pois então é tomada por um sentimento de frustração e revolta, devida a ausência de realizações.
Outro traço de pessoas inseguras é o sentimento de que não são dignas de ter ou receber nenhuma vitória ou sucesso, pois para ela, as outras pessoas sempre são mais capazes e merecedoras do sucesso do que elas.
Agindo assim, a pessoa se torna uma mera expectadora da vida alheia, sonhando e vendo os outros realizarem aquilo que sonham e passam a criticar os que avançam em direção aos seus próprios sonhos.
Para ter sucesso sobre a insegurança, devemos adotar algumas posturas diante da vida:
Conhecer a si mesmo, seus limites e sonhos
Quando nos conhecemos profundamente, tomamos ciência de nossas capacidades e limitações e passamos a nos colocar na posição de atores principais de nossa historia e passamos também a decidir como escrevê-la, independentemente do pensamento coletivo.
Elevar a autoestima
Pessoas com autoestima baixa tendem a ser extremamente dependentes da opinião e da aprovação alheia. Quando a pessoa decide elevar sua autoestima, ela passa a questionar suas inseguranças e agir conforme suas próprias ideias e planos. Com isso, ela se afasta do consciente coletivo e passa a se diferenciar dos demais.
Rever seu sistema de crenças
A cada novo projeto ou demanda, devemos reavaliar nossos sistemas de crenças e ver se cremos de acordo com o que queremos alcançar. Logo, trata-se de um trabalho de melhoria continua, pois a cada passo dado, nossas expectativas aumentam e automaticamente evoluímos como seres humanos.
Por fim, cada um de nós devemos saber que somos seres únicos, e que ninguém no mundo pode fazer o que temos que fazer e que temos um mundo inteiro de oportunidades, onde como diz o ditado “ o sol nasce para todos”, logo, nosso lugar ao sol está esperando apenas termos coragem de reivindica-lo.
Até a próxima!


Biografia:
Teólogo, palestrante, coach e consultor empresarial. Apaixonado pelo ser humano e desbravador do conhecimento, minha missão é elevar as pessoas por meio da elevação de suas consciências.
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios A parábola do muro Mauricio Menon
Ensaios Colheita Abundante Mauricio Menon
Ensaios Timidez Mauricio Menon
Ensaios Ansiedade Mauricio Menon
Ensaios Insegurança Mauricio Menon
Ensaios Trate a todos como irmãos Mauricio Menon
Ensaios Visitando o Passado Mauricio Menon


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54448 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54440 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54237 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54188 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54138 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54123 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53962 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última