Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O perigo dos radicais
DIRCEU DETROZ

O maior ato de ignorância que um povo pode cometer contra o seu país, é não entender o real conceito de democracia. No Brasil, nas últimas duas décadas esse conceito foi sendo engolido pela construção do radicalismo. Os radicais da ideologia dos governos anteriores, agora encontraram grandes concorrentes.

Se um estudo fosse feito, talvez, chegasse à conclusão que esse ato de ignorância seja a regra em países que saíram da ditadura de décadas e agora estão sem saber o que fazer com a democracia. Neste caso, se deveria tomar como exemplo quem foi exceção. Os chilenos, após Augusto Pinochet.

Sinais perigosos desses embates entre os radicais estão se avolumando. Nem falo das redes sociais. Ali se parecem mais com brigas de adolescentes do tipo “cuspa aqui se for homem”. É nos noticiários da mídia nacional que essa guerra tem se tornado evidente. Mais preocupante ainda. Não sabemos qual lado receberá o apoio do crime organizado. Que eles se aproveitarão dessa guerra para ampliar territórios não tenho dúvidas.

Aonde vemos essas batalhas entre os radicais sendo travadas? Uma das revistas de maior circulação no país entrevista um líder terrorista que revela um plano para matar o presidente do país. Quando ouvíamos falar de terrorismo nossos pensamentos viajavam para os radicais extremistas do outro lado do mundo. Estaríamos criando alguns dentro da nossa própria casa?

Formadores de opinião são impedidos de participarem em eventos por abaixo-assinados. São sumariamente ameaçados por um lado ou outro, dependendo do viés ideológico das suas opiniões. Humoristas são ameaçados por suas sátiras políticas. E o mais assustador. Todos esses atos de radicais encontram apoiadores. Não basta discordar.

Só existe uma forma de criar radicais. É através das lavagens cerebrais. Pode parecer inconcebível, mas essas lavanderias estiveram sempre lotadas nas duas últimas décadas. Para piorar, o advento das redes sociais aumentou a concorrência nas lavagens.

Ainda sem redes sociais, os radicais de esquerda foram financiados e nasceram nas ruas. É sabido quem são eles, o que desejam e como se comportam. Outra característica do radicalismo é se aglutinar em torno de um líder supremo. Sem um líder supremo jamais haveria o 11 de setembro. Aqui no momento, o líder supremo da esquerda está preso.

Os radicais de direita contaram com a ajuda das redes sociais. Com a possibilidade de permanecerem no anonimato. Esses foram os motivos desses radicais prosperarem tão rapidamente. Claro, isto jamais aconteceria sem o aparecimento do líder supremo. Até então, muitos desses radicais eram órfãos até do conceito de direita.

O radicalismo é o câncer das democracias. E pode matá-las pela ignorância!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 139


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A descoberta da Terra DIRCEU DETROZ
Poesias POSFÁCIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A paciente silenciosa DIRCEU DETROZ
Crônicas Muito além da Amazônia DIRCEU DETROZ
Crônicas A causa da ciência DIRCEU DETROZ
Poesias MARCADOR DE PÁGINAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Os senhores das armas DIRCEU DETROZ
Crônicas A esperança e a dor DIRCEU DETROZ
Crônicas O primeiro homem DIRCEU DETROZ
Crônicas As garotas da ficção DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 930.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 48745 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39040 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 33198 Visitas
Amores! - 32073 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 32064 Visitas
Desabafo - 31695 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31418 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30793 Visitas
Faça alguém feliz - 30790 Visitas
Vivo com.. - 30448 Visitas

Páginas: Próxima Última