A Psicologia lida com ser humano de uma forma geral, ou seja, corpo, mente e espírito. O ser humano, não é simples, é complexo e vive em constantes mudanças. Quando falamos em Psicoterapia, parece algo assustador, ou seja, procurar um Psicólogo é para “loucos”; o que não é verdade. Todo ser humano precisa de um autoconhecimento, aprender a lidar com seus problemas, ansiedades, frustrações, melhorar seu relacionamento com o outro, entender seus próprios sentimentos; e nem sempre consegue fazer isso sozinho, para isso precisa de uma ajuda profissional.
Em muitos anos de experiência, ainda me deparo com pessoas que me afirmam que não precisam de ir ao psicólogo porque não são “loucas” e nem têm problemas. Então eu explico que todos na verdade, temos problemas, a diferença é que existem alguns tipos de problemas que necessitam de uma ajuda profissional para entender e aprender a lidar melhor com eles. Nós passamos por diversas experiências em nossa vida, em que muitas vezes, a ajuda de um amigo ou parente não é suficiente e aí precisamos de um psicólogo sim. Podemos ter sintomas de depressão, ansiedade, fobias, timidez em excesso, perdas pessoais, emocionais e profissionais que precisam ser tratados pela Psicoterapia. Também dificuldades na aprendizagem, no relacionamento que dificulta viver uma vida equilibrada e saudável.
Sendo assim, por esses e outros motivos, o Psicólogo se diferencia de um amigo ou familiar, porque estudou e se preparou para ouvir sem julgar, criticar, fazer comparações. O Psicólogo através de suas teorias e técnicas leva o paciente a evoluir enquanto ser humano, enquanto pessoa. As vezes vem o medo de como se abrir, ou contar sua vida para um estranho; mas o Psicólogo tem sua ética e sigilo profissional, portanto não tem necessidade de se preocupar, é um profissional que irá tratar de você com muito profissionalismo e seriedade. Fazer Psicoterapia é saudável e demonstra que você não tem medo de se conhecer melhor, o mundo a sua volta e como lidar com tudo isso de maneira saudável.
Jane Cristine
|