O BULLYING se refere a um termo inglês, e é um problema não apenas no Brasil, mas no mundo todo. O BULLYING é de fato agressão física ou verbal intencionais; ou seja, o objetivo é humilhar o outro de maneira intencional e repetitiva. Esse comportamento é observado em escolas, universidades, família, vizinhos, ambientes de trabalho, assédio sexual, violência nos relacionamentos e abusos de idosos. Práticas violentas físicas ou psicológicas onde uma pessoa ou um grupo de pessoas utilizam com o objetivo de colocar medo, agredir o outro com ataques físicos, verbais (apelidos que caracterizam alguém), comentários que fazem com que a pessoa vítima do BULLYING sinta dor, angústia, ameaças, exclusão do colega de grupos, tudo conscientemente; onde acaba por fazer com que a vítima se sinta tão constrangida que às vezes fica incapaz de se defender. O autor ou autores dessas agressões são “os valentões”, que não sabem quais consequências podem vir desse comportamento, ou até sabem, mas precisam manter a postura na escola, no trabalho, no casamento. O fato de algumas pessoas ficarem caladas é o medo em função das ameaças, ou mesmo perder seu meio de subsistência.
A criança que passa por essa situação, infelizmente pode se tornar uma pessoa adulta com sua autoestima comprometida. Pode apresentar problemas nos relacionamentos, pode ter um comportamento agressivo, em casos mais sérios suicidar-se. Então comportamento pode ser mudado sim, e o bullying é um comportamento.
O mais importante é que em casa, na escola, todos precisam se informar sobre o assunto e ensinarem aos alunos, filhos, amigos e colegas de trabalho para que possa ser combatido o mais rápido possível esse tipo de violência. E quantos mais sabem mais podem discutir e opinar sobre o assunto.
Jane Cristine da Silva Rezende
*Direitos Autorais Reservados
|