Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
QUANTO VALE UM SORRISO
ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA

Este conto parecerá ingênuo; mas, se assim for considerado, satisfaço-me por relatar a experiência com um ancião, e poder mensurar nas reações dos seus sentimentos e na carência de sua afetividade, o quanto o ser humano precisa de tão pouco para ser feliz.

Encontrava-me lanchando, por volta de 15:00h de um dia qulquer, quando de repente levanto a vista e deparo com um mendigo de uns 75 anos de idade, sujo, descalço, um saco às costas, que, encostado a uma das portas, olhava insistentemente para mim. Seu olhar denotava fome, sede e cansaço. A princípio fiquei um pouco encabulado porque outros olhares já se voltavam sobre mim. Baixei a cabeça como se não tivesse percebido, e continuei a lanchar. Impulsionado pela curiosidade, levanto os olhos outra vez. Outra vez ele me olha fixamente. Um sorriso brota espontaneamente dos meus lábios, um sorriso quase que infantil. Por sua vez, um sorriso largo e desdentado surge naquela face de tez queimada, pelas andadas sob a luz de um sol escaldante e sem compaixão. Levantei-me. Dirigi-me até ele e convidei-o para fazer uma refeição. Ele continuou sorrindo. Um sorriso que podia denotar tudo: menos fome e sede. Indaguei então: “O senhor não quer comer nem beber nada?” Ao mesmo tempo em que respondia, balançava a cabeça negativamente: “Nhôr, não! A fome e a sede que eu tinha já passô”. “Hein?!” - assustei-me. Ele concluiu de uma forma tal, que duas lágrimas grossas escorreram pelo meu rosto: “A fome e a sede que eu tinha era a fome e a sede de um sorriso. Este sorriso eu ganhei. Tô feliz. Obrigado”.

Engasguei-me. Não pronunciei uma palavra sequer. Apenas apertei a sua mão encaliçada, e ele saiu sorrindo até perder-se de vista no meio da multidão.

Já se vão mais de trinta anos. Nunca soube do seu nome. Mas as suas palavras deixaram gravadas no meu coração e na minha alma, uma das mais belas lições que a vida me ensinou: o sorriso não tem preço. Não tem preço porque é o próprio fruto da alegria; e a alegria é um presente do Espírito Santo. Cultivemos a alegria e espalhemos os seus frutos pelo mundo.

ALMacêdo


Este texto é administrado por: ANTONIO LUIZ MACÊDO
Número de vezes que este texto foi lido: 52874


Outros títulos do mesmo autor

Frases ONTEM E HOJE ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Sonetos EM TUAS MÃOS ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Humor GALINHÁGUIA ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Frases FAMÍLIA ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Artigos A VIDA É PARA TODOS ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias O BÊBADO ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Poesias APRENDIZ ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Artigos CAFÉ COM LEITE ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Crônicas BAGAÇO DE CANA ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA
Artigos O VERBO COISAR ANTONIO LUIZ MACÊDO E SILVA

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 38.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1 centavo - Roni Fernandes 54873 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54820 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54694 Visitas
Amores! - 54655 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54635 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54594 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54580 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54567 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54535 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 54517 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última