Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PLURAL de LEITURAS
Tânia Du Bois


     As histórias começam parecidas... Apesar do enredo, ideia e construção serem semelhantes, cada escritor tem o seu modo, estilo e tempo de escrever – o que chamo de plural de leituras, onde a arte de escrever se reflete na inspiração como expressão. Escrever é ato imprevisível que exige entrega e desprendimento, em que cada escritor leva o leitor a repetir o slogan de “quem lê viaja” e de “quem não lê não vê”. Isto é, aproveitamos o nosso interesse para ler uma obra de qualquer época e estilo de linguagem e, assim, construímos novos conceitos para ir além das diferenças culturais. Para Pedro Du Bois, “cinco minutos / tudo o que peço // só cinco minutos / separando minha necessidade / da vida normal que passa / entre todas as horas...”
     Muitas vezes, em nossas vidas, o calendário corre na velocidade que não alcançamos. Então, questionamos os dias e as noites, onde os números representam o nosso tempo. Recontamos os anos que se repetem: a infância, juventude, meia idade e a melhor idade. Ousamos pensar ter alcançado a verdade ao nos permitir refletir sobre a vida literária em relação aos números, como no livro 150 Momentos mais importantes de Passo Fundo, obra que retrata o plural de leituras da Academia Passo-Fundense de Letras e os fatos marcantes da cidade.
     Recontamos as experiências e nos permitimos abordar as suas múltiplas riquezas; assim, conseguimos, no plural de leituras, impor nossas próprias ideias. Nada é definitivo: fugas, comoções e novos horizontes. A certeza de seguir se faz através dos números, como W. J. Solha demonstra em seu livro “Sobre 50 Livros (Brasileiros e Contemporâneos) Que Eu Gostaria de Ter Assinado”.
     Encontro o livro de Machado de Assis, Um Apólogo, onde ele conta a importância da função de cada um através de linhas e agulha, levando-nos a perceber quantas vezes servimos de agulha na vida...
     As escritas são diversificadas em suas construções e nos impressionam pelas fantasias e ilusões, porque trazem à luz a hora mágica em que se misturam com a realidade. O ocaso do acaso não irradia a solução dos tempos, porque não há hora para a inspiração, começo e término de cada obra.
     Há atos e fatos que resumem a vida. Quantos? Quantas vezes, com dúvida ou sem dúvida, compartilhamos ideias com alguém para suprir nossas vidas agitadas? Agendamos nossas vidas em compromissos e preços. Proclamamos virtudes aos quatro ventos, como fazem os escritores Rubem Braga, com 200 Crônicas Escolhidas; Apparício da Silva Rillo, com Doze Mil Rapaduras e outros Poemas; Dalton Trevisan, com 111 AIS (minicontos); Sérgio Capparelli, com 111 poemas para Crianças e Nilma G. Lacerda, com Dois Pássaros E o Voo Arcanjo.
     Lembramos-nos dos números como plural de leituras, na marcação dos passos nas histórias. Os momentos de criação nos mantém vivos e podem estar perto ou longe da plenitude, mas, o mais importante é que contamos as estrelas e os dias de trabalho; acertamos o relógio e numeramos os milagres; relembramos o primeiro beijo, filho, livro, neto. A primeira carta, fotografia, música, pergunta e descoberta. Lorenzo G. Ferrarri demonstra, “Nosso amor tem um dia especial, / Ele anda lentamente, / E ao mesmo tempo segue rápido, / Nosso amor tem vinte e cinco horas...”
     Assim, desfrutamos o encantamento do tempero da vida nos estilos de linguagem, formando o plural de leituras. Nas palavras de Pedro Du Bois, “Faço contas números / de agradecimentos e louvor / ao horror de contar até dez / sabendo que a vida termina noves fora //... confusos pares e ímpares / primos entre si / na improbabilidade de serem corretos...”.
     



Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52913


Outros títulos do mesmo autor

Artigos CONVITE à REFLEXÃO Tânia Du Bois
Artigos PLURAL de LEITURAS Tânia Du Bois
Artigos A arte da Escolha Tânia Du Bois
Artigos O TOM da IMPRESSÃO Tânia Du Bois
Artigos ATRÁS DA NOITE Tânia Du Bois
Artigos OPINIÃO:PÚBLICA ou PUBLICADA Tânia Du Bois
Artigos MENTES BRILHANTES Tânia Du Bois
Artigos AVESSO A MÁS NOTÍCIAS Tânia Du Bois
Artigos CONVERSAR com o TEMPO Tânia Du Bois
Artigos ARTE: VOCAÇÃO E PAIXÃO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54603 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54548 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54536 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54327 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54275 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54250 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54236 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54166 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54014 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53998 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última