Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA RAÇA CONCORRENTE
DIRCEU DETROZ

Parece ser impossível narrar as epopeias da caminhada que levou nossa espécie dominar o planeta sem que haja o capítulo “cachorros”. Sem eles presentes na nossa evolução, possivelmente as sociedades tais como conhecemos seriam completamente diferentes.

Em “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade” Yuval Noah Harari cita as controvérsias, e parece aceitar os indícios de que os cachorros começaram a ser domesticados por volta de 15 mil anos atrás antes da Revolução Agrícola. Eles também podem ter se unidos aos humanos alguns milhares de anos antes disso.

Podemos deduzir que os cachorros foram o primeiro sistema de alarme usado pelos humanos. Eles alertavam a presença de animais selvagens e outros humanos intrusos, além de ajudarem nas caças e guerras. Segundo Harari, uma vez domesticados os cachorros aprenderam a manipular as pessoas para satisfazer suas próprias necessidades.

Na ficção do cinema são centenas os filmes sobre cachorros. Podemos falar do mais recente deles em cartaz atualmente nos cinemas brasileiros e na pirataria da Internet. O filme “Alfa” começa dizendo que estamos na Europa vinte mil anos atrás. Como vemos auroras boreais, sabemos ser um lugar mais próximo do Ártico.

A recompensa do jovem Keda por ter fabricado uma excelente ponta de lança de pedra lascada, é participar de uma caçada com os homens da tribo. Nesta caçada a tragédia acontece. Ferido e fugindo de lobos, Keda fere uma loba. A amizade que nasce entre os dois vai levá-los de volta a tribo.

Não é a cena final, mas podemos dizer que o filme termina com a loba dando à luz, e um lobinho “domesticado” que Keda segura nas mãos lindamente uivando. Talvez, o filme mostre o que Harari conta no seu livro, e um pouco mais. Dá lições de superação, coragem e de recompensas pelo merecimento. Que estão em falta nos dias atuais.

Já o cachorro Buck de “O Apelo da Selva” escrito por Jack London em 1903 faz caminho inverso. Buck é um cachorro domesticado que retorna à vida selvagem. O romance termina com Buck assumindo a posição de alfa numa matilha de lobos. Acho que a história de Buck até Bolsonaro recomendaria para nossas crianças e jovens.

Atualmente cachorros são um negócio lucrativo. Pelos dados de 2013 o Brasil tinha 52,2 milhões de cães. Na população de animais de estimação ocupamos o quarto lugar. Em 2017, o mercado pet nacional faturou R$ 20,3 bilhões, 5,1% do mercado mundial. Mesmo com o país em crise, o crescimento foi de 7,9% entre 2016/2017.

No mesmo período, o mundo gastou com seus pets US$ 119,5 bilhões, crescimento de 13%. Deste valor, 70% foi gasto com alimentação. Cada vez mais manipulados pelos cachorros, não lembramos dos humanos que morrem de fome. Eles não latem!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 64209


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
AA-XVI - Antonio Ayrton Pereira da Silva 67994 Visitas
O ensino brasileiro na educação básica - Marciana Caciano Damasceno 67844 Visitas
As coisas. - Rodrigo Nascimento 67458 Visitas
Ressignificar Quântico em Porto Alegre - Terezinha Tarcitano 67188 Visitas
A Abelhinha Jurema - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 66633 Visitas
IMPULSO IND A 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 66594 Visitas
Papel de Rabiscar - José Ernesto Kappel 66593 Visitas
A RIMA DO REINO ANIMAL - Simone Viçoza 66503 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 66460 Visitas
CRONICA - BENEDITO JOSÉ CARDOSO 66400 Visitas

Páginas: Próxima Última