Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Pela Ética no Concurso Público
Vergonha Nacional
Nelson Maia Schocair

Resumo:
Grito contra o descaso!

Pela Ética no Concurso Público

por Nelson Maia Schocair



            Mais um, aliás, mais três Concursos, em menos de três dias: Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e – pasmem! – OAB, de São Paulo. E disso só se sabe por se tratarem de centros desenvolvidos, com grande afluxo de candidatos. Fica uma pergunta: o que não ocorrerá em concursos menores, de prefeituras e municípios distantes desse imenso Brasil? Até quando, senhores?

        Essas perguntas não me calam o torpor. Ainda que busque respostas para tanta omissão da imprensa em geral, mais preocupada em vender sensacionalismo que averiguar culpas; excessivos desmandos por parte de organizadores, ávidos por mais poder e, em contrapartida, desprovidos de capacidade organizacional; e pútrida conivência de autoridade (in) competentes, preocupadas com recessos e férias, jamais apurações sérias que punam responsáveis – seja quem for! – não as encontro. Por quê? Quero crer que essas divagações não sejam forjadas de absolutas constatações. Imploro aos éticos, jamais aos céticos – clube do qual já penso em adquirir título honorário – para que não seja a verdade dolorosa: não há mais com o que se surpreender quando se vêem casos e descasos como esses.

        Há muito o Brasil vem experimentando o caos da corrupção em todas as esferas sociais, em todos os níveis de Poder. Pai arranca perna de filho recém-nascido; mãe joga outro no rio; filha mata pais por amor doentio, perdão, por ódio doentio. Por qualquer dez “real” mata-se trabalhador porque este não tinha mais para contribuir com a caixinha do crime organizado, de farda, ou não! Menino é arrastado pelo lado de fora do carro por bandidos “distraídos”; aluno mata professor quando esse cumpre seu papel de educador: “Educação pra quê, chefe, a gente queremo é xerá.”, e, quando são presos, têm o álibi oficial do Estado: “a gente é di menó, gente fina, nada pega parrente”! Ora, se casos aterradores como os narrados não comovem mais a opinião pública, acostumada que se está com o status quo de violência e falta de civilidade, não é um SIMPLES roubo de carro-forte dos correios, como os ocorridos em 30 de outubro e 06 de novembro de 2007 e que continham milhares de inscrições de candidatos à prova para o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – NÃO NOTICIADO PELOS VEÍCULOS COMPETENTES -, ou uma “corrupçãozinha” no valor de 40 mil para garantir o futuro, que farão com que se peça igualdade e lisura nos Concursos Públicos país afora.

          Ainda não respondi a nenhuma auto-indagação, talvez porque não consiga parar de questionar onde foi que se errou, em que ponto da estrada se perdeu o rumo da locomotiva nacional. Estaria eu velho em minhas convicções de honestidade e caráter ético, ou os alunos, MEUS QUERIDOS ALUNOS, que lutam ao desespero, à guisa de fome, emprego e, muitas vezes, dignidade de atendimento, em jornadas supra-humanas de intermináveis peregrinações em busca do futuro estável – quiçá a melhor chance de que podem dispor! – para suas vidas, não merecem minha INDIGNAÇÃO!? Se não... Perdão, amigos, é o FIM!


Biografia:
Nelson Maia Schocair é autor da Gramática do Português Instrumental e de A Arte da Redação, ambos pela Editora Ímpetus, esse professor faz da vida a sua arte; da sala de aula, seu recanto; da poesia, o seu espanto.
Número de vezes que este texto foi lido: 52842


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Amo-te... Nelson Maia Schocair
Artigos Pela Ética no Concurso Público Nelson Maia Schocair
Frases V.E.R.B.O Nelson Maia Schocair
Poesias Os quatro elementos - Terra Nelson Maia Schocair
Poesias Os quatro elementos - Fogo Nelson Maia Schocair
Poesias Os quatro elementos - Ar Nelson Maia Schocair
Poesias Os quatro elementos - Água Nelson Maia Schocair


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56749 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55823 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55077 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55019 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54783 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54749 Visitas

Páginas: Próxima Última