Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Trecho de O Homem Sem Desejos
André Claro

Na hora combinada, apareci no bar para me encontrar com Barbra. O bar ficava na Vila Madalena, mais precisamente na rua Fidalga. Sob um toldo que se estendia por toda a frente do bar, havia mesas e cadeiras de madeira esparramadas, inundadas pelo sol que se desvencilhava das muitas nuvens. Eu refletia sobre aquele calor que fazia, e ele me significava coisa alguma, a não ser uma bela tarde. Já me representara clareza e bem-estar, tal como sol e frio, e, semanas atrás, simbolizariam um conflito entre lucidez e angústia para mim.
Procurei por ela com os olhos no bocado de pessoas sentadas, casais rindo, amigos conversando e, como se via na maioria de-las, jovens solitários ensimesmados em seus celulares. Em uma mesa distante, fazendo uma linha diagonal em relação a mim, avistei-a. Acenei, ela não me viu. De novo? Estava acontecendo de novo? Fui caminhando para ela. Havia algo muito errado. Primeiro, eu perdera parte – boa parte – de minhas lembranças; depois, em poucas semanas, fui dando conta de que perdia minha afetividade, o desejo por mim mesmo e pelas pessoas, o vulgo tesão pela vida. E percebia que me achavam um tanto frio, duro, não reclamavam disso porque não conheceram o Yves antigo, mas não sabia o motivo de me tornar aquela pessoa, sabia que existia um Yves antes. Pelas recordações que me restavam, eu tinha alguma consciência dele, porém não sabia precisar quando acontecera a mudança. Outras mudanças em minha vida ocorreram devido a um trauma ou a uma felicidade imperdoável e inesperadamente necessária. Agora, para complicar, parecia que as pessoas estavam se esquecendo de mim, numa amnésia coletiva, ou eu perdera a noção de espaço, das faces, de onde realmente estava. Um jovem Mr. Magoo.
Naquele momento, refleti se não seria por causa de uma miopia que eu vinha achando que fulano era sicrano, mas eu enxergava os mínimos detalhes de tudo. Se bem que não mais aqueles implicitamente abstratos. Talvez houvesse mesmo uma perda da visão, decorrente do afeto perdido, que refletisse tanto em meu ver quanto em meu olhar.
Quanto mais me aproximava, mais me certificava de ser Barbra. O estilo de vestir e sua compleição física: calça jeans, camiseta sem estampa, os cabelos naturalmente encaracolados nas pontas, sem brincos, sem maquiagem, apenas um batom na pele muito branca, o corpo mediano e proporcional, a sandália de couro estilo hippie, porém o olhar triste e sem direção, como o via antes, agora ganhara uma conotação apenas despretensiosa. Fui cumprimentar Barbra, mas ela me olhou assustada, desentendida, e começou a se afastar, protestando:
— Desculpa, mas...
— Que foi?
— Quem é você?
— Sou eu, Barbra, o Yves. Combinamos aqui.
— Barbra? — ela riu nervosa e recuou mais um pouco. — Sou a... a Manuela.
— Manuela? — exclamei.
Sabia que ela mentia. Não era Barbra, não era Manuela, pois hesitou em falar o próprio nome por medo de revelar quem realmente era, mas eu estava olhando para Barbra, falando com ela, ouvindo-a.
— É, Manuela, cara — foi um pouco ríspida.
— Desculpa, é que você é a cara de uma amiga — sem me constranger, fui me afastando e saindo. — Desculpe, Manuela.
— ... — ela tentou dizer algo, mas as palavras morreram em sua boca.
Ficou me olhando enquanto lenta e confusamente se sentava outra vez.
O que havia de errado? Era o terceiro inequívoco desencontro em menos de umas vinte horas. Pensei em ligar imediatamente para Barbra, mas decidi esperar. Não esperei e liguei para o seu número. Foi como de uma outra vez. O número era o dela, mas quem atendeu não foi ela. Agora era uma velha:
— Quem é, é o Donato? — uma voz senil e solitária, que ganhara expectativa.
— Foi engano, dona.
Depois, foi um rapaz:
— Frances, quem gostaria?
Desliguei e liguei. Deu ocupado. Esperei.
Estava ficando nublado o céu, mas eu não sabia disso olhando para cima, encontrando algum pedaço dele em meio aos prédios, aprendi a senti-lo apenas olhando para o aspecto turvo do asfalto, para as lojas fechadas, tristes e mortas, as poucas pessoas mornas nos veículos e nas ruas, apesar dos sorrisos, apesar das brigas, sim! Anteriormente, aquilo fora um cenário angustiante para mim. O que acontecera que eu perdera dor e prazer? Presentemente, essa era uma de minhas poucas certezas: eu não percebia mais o sentir, mesmo se aquilo que um dia me fora relevante pudesse ser novamente experienciado. Estranho era que um domingo lutuoso como aquele me era familiar, fora reconfortante. Eu sabia sobre minha dor plena. Sabia, eu a conhecia desde cedo e dera mais conta dela do que da felicidade pouca que tive. Felicidade que eu, voraz e inutilmente, ensaiara conquistar palmo a palmo, mas, naquele momento, sequer a necessidade de saber o que acontecera comigo me causava algum sentimento bom ou ruim. Essa parte de mim estava se desbotando.

Entrei num outro bar e pedi uma cerveja. Pedi por engano, pois – agora – o álcool me dava enjoo antes de me dar aquela sensação leve de estupor. Ali, ao menos, eu não conhecia ninguém, ninguém me conhecia. Não havia risco de me enganar quanto a fulano ou sicrano, de terem se esquecido de mim. Meu celular tocou ainda na primeira golada. Era Barbra.
— Onde cê tá, Yves? Tô te esperando.
Onde ela estava? Boa pergunta.
— Já estou chegando.
Voltei ao bar. A Manuela não estava lá, mas também não estava a Barbra. A mesa estava desocupada. Conferi o nome do bar. Olhei ao redor. Esperei por Barbra, de pé mesmo. Ela me ligou de novo.
O bar não era o mesmo bar. Aliás, parecia que tudo era o mesmo lugar, todos eram as mesmas pessoas.
— Oi, Barbra. Não vou conseguir chegar. Por quê? Porque o Thompson, um amigo meu, apareceu. Não sei como me encontrou, mas tá lá na porta de casa. Não, não precisa me levar, é perto. Beijos, desculpe. 



Biografia:
Por um período, entre 1999 e 2001, fui repórter, não antes de ser escritor. Foi, pois, publicando um velho conto — no primeiro jornal no qual trabalharia — que me tornei repórter. Julguei que pagaria pela publicação, mas, além de não a pagar, ela simplesmente me valeu um emprego! A despeito disso, produzi pouco ao longo de vinte e tantos anos como escritor e dramaturgo. Em 1999, publiquei uma novela, que tem como cenário o Capão Redondo, Amargo Capão (Um Dia no Tráfico). Só então em 2006, voltaria a publicar, estrearia no conto com Absurdos, Delírios e Ilusões (Litteris Editora). Da mesma forma, escrevi alguns roteiros de curtas e alguns textos para o teatro, ocasião em que colaborei escrevendo e atuando numa paródia Shakespeariana: Queijo e Goiabada (Romeu e Julieta). Posteriormente, enclausurei-me, fiquei restrito a fazer bicos. Ler e escrever poesias, contos – esboçar romances. O Homem Sem Desejos, foi o único desses esboços a ser lançado, em 2016, então pelo Clube de Autores. Agora, igualmente, algumas daquelas poesias vão sendo divulgadas. Paralelamente, vou concluindo a faculdade de psicologia.
Número de vezes que este texto foi lido: 52840


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Juras de Saudade André Claro
Poesias Na Melhor das Hipóteses, A Vida André Claro
Poesias O Homem-todo André Claro
Poesias Alguma Coisa Que Fica André Claro
Poesias Depois da Breve Chuva Que Não Vem André Claro
Poesias Como Nunca Antes Fora André Claro
Poesias A Flor André Claro
Poesias Linhas Prosaicas Sobre o Desvairo dos Corações Partidos André Claro
Poesias A Velha Estação do Trem do Tempo André Claro
Poesias Bruto é André Claro

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 64.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55793 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54952 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54839 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54827 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54733 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última