Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
o OBJETO
Tânia Du Bois



“O objeto // Mudará o objeto? //... Que outros objetos / Guardarão lembranças.../
Do tempo afeito / A novas mudanças?”                         (Antônio Olinto)

     De cada cidade que visito sempre trago uma lembrança, um objeto para me reportar ao lugar por onde passei. Ao olhar para ele percebo o lugar e registro o nome e a história. São momentos para ter inspirações e sentir novas sensações, sem limites. Costumo dizer que a escolha do objeto vem ao encontro da minha essência, como se fosse um retorno às origens. Dentro desse espírito, o valor simbólico do objeto é a ilusão da vida. Nas palavras de Pedro Du Bois, “... humanizamos as coisas e os objetos, até que eles se confundam conosco e nos integrem em seus novos mundos...”
     Para viver bem, redescubro o livro como valor do objeto, que traz a viagem para dentro de casa com mistério onde vou descobrindo os segredos de cada lugar. Nova experiência que faz intercâmbio com a literatura, permitindo-me mergulhar em um mundo de novas possibilidades e aventuras. Hoje, as cenas da minha vida se passam através das obras que encontrei: Os Objetos Difíceis de Alexandre Rodrigo da Costa, ”... Os objetos continuam / a eleger/a dor/mais improvável...”; Os Objetos e as Coisas de Pedro Du Bois; Objetos Inquietantes de Nicolau Saião, “As coisas multiplicam-se / muito mais que as pessoas. Só elas / possuem o segredo.../ as coisas repousam / ou subitamente iluminadas / gritam e falam-nos com movimentos...” E, em Antônio Olinto, com o poema, Deus Mora no Objeto, “O objeto existe. / Existe e marca existência no espaço. //... O objeto, visto por todos, mostra sua pureza do ser. // ...O mundo flui e reflui, deles e para eles, objetos e homens. //...Nesse movimento de posse e de amor, o homem começa a colecionar objetos / Surge, então, entre o homem e cada objeto colecionado, um novo relacionamento...” Tais obras simbolizam característica única, verdadeiramente especial; minha escolha no momento da aquisição, com que marcam a ocasião.
     O objeto não se esgota na compra e fica cada vez mais próximo de mim; vira parceiro e companheiro, porque na minha solidão falo com ele e o conservo para vê-lo no amanhã. O que poucos imaginam é que o objeto traz consigo minha carga emocional vivida nos passeios. De certa forma renova o meu coração e, ainda, me possibilita viver com as lembranças. Tenho uma condição, como escrevi certa vez, Pedro convive com as pequenas coisas, sem precisar se transformar em objeto. Essa a condição, devo buscar nos objetos apenas a identificação como tradução da minha vida.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61643


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MÁGICA do CORAÇÃO Tânia Du Bois
Artigos PALAVRAS em MOVIMENTO Tânia Du Bois
Artigos A BUSCA da BELEZA Tânia Du Bois
Artigos PÁTINA DO TEMPO Tânia Du Bois
Artigos SÍNDROME das PALAVRAS Tânia Du Bois
Artigos PEDRAS DO DIA Tânia Du Bois
Artigos A CARTA Tânia Du Bois
Artigos NATAL: tempo dos desejos Tânia Du Bois
Artigos Tantas PERGUNTAS para meia RESPOSTA Tânia Du Bois
Artigos NO RITMO, EM TEMPO Tânia Du Bois

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 31 até 40 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE, CULTURA E NÃO-CULTURA - ELVAIR GROSSI 62122 Visitas
CLARA MANHÃ - fernando barbosa 62111 Visitas
Vida Amarrada II - Lenda Dupiniquim - J. Miguel 62102 Visitas
A ultima letra - Kelen Cristine N Pinto 62101 Visitas
SEM TÍTULO - Essondro Juniel 62100 Visitas
Rosas no Lixo - isamusa 62098 Visitas
ALZHEIMER - isamusa 62095 Visitas
Veias Abertas - isamusa 62095 Visitas
O pensar é dialógico e dialético - ELVAIR GROSSI 62092 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62092 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última