- Mito X Realidade
Um primeiro mito é a idéia de que ela é um esporte caro. É evidente que, se comparada a um esporte como a natação, ela se apresenta mais cara. Porém, levando-se em conta que uma espada feita de aço praticamente inquebrável importada sai em em torno de R$ 190,00 e tem uma vida útil de, no mínimo, 5 anos, o que não é tão caro assim, uma vez que, em 6 meses de corrida, tênis ou volei, um praticante gastará pelo menos o dobro, utilizando calçados de qualidade.
Outra idéia equivocada é a de que a esgrima é um esporte perigoso. Isto não é verdade, visto que a roupa utilizada é feita de Kevlar, o mesmo tecido de coletes a prova de bala, ou, no caso de materiais alternativos, como é o caso de Belém do Pará, o colete é fabricado com brim reforçado e borracha, podendo suportar um impacto de até 200kg, além da máscara de aço trançado suportar um impacto de 160 kg. Vale ainda ressaltar que, até hoje, houve apenas 1 caso de acidente fatal decorrentes da prática de esgrima.
Segundo estimativa do Comitê Olímpico Internacional, é dentre os esportes o que mais preocupa-se com a evolução da segurança de seus praticantes. É verdade que, caso venha a acontecer algum acidente, ele poderá ter uma certa gravidade. No entanto, acidentes na esgrima têm a mesma probabilidade de acontecer quanto um furacão arrasar a cidade de Brasília, ou seja, é possível, mas muito improvável.
Um terceiro engano é pensar que ela é um esporte que não trabalha muito o físico. Isso não se verifica na realidade, pois a esgrima exige um preparo físico, tanto aeróbico como anaeróbico, de atleta de primeiro nível, sendo especialmente indicada para mulheres que desejam fortalecer os músculos das pernas e glúteos.
- Competição
O principal evento da esgrima mundial é sem dúvida a Olimpíada, da qual ela faz parte desde a sua primeira edição na era moderna em 1896. Todo o ano é realizado um Campeonato Mundial, além de diversos torneios e copas por todo o globo que contabilizam pontos para o ranking mantido pela Federação Internacional de Esgrima (FIE). De maneira geral, o esporte é dominado pelas equipes de maior tradição como França, Itália, Alemanha, Rússia e Cuba, sendo que os países do leste europeu também são muito fortes.
O Brasil já foi campeão pan-americano em 1967 com Arthur Cramer e a melhor participação brasileira em Olimpíadas foi em 1992, em Barcelona, com Roberto Lazzarini, que chegou entre os 20 primeiros dentre mais de 100 atletas. No entanto, este modesto quadro tende a mudar em breve.
- A esgrima como lazer
A esgrima é excelente para o lazer de pessoas de todas a idades. Unindo de forma única a energia da luta e a emoção do duelo com classe e elegância, ela é um ótimo anti-estressante, pois leva o praticante a concentrar-se apenas no combate, esquecendo de todo o resto. É também excelente para a aquisição de concentração, auto-confiança e poder de decisão.
O esgrimista é um indivíduo confiante, elegante e acima de tudo, com um físico saudável.
|