Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Atual Formação dos Profissionais Brasileiros
Marco Antonio Cruz Filho

A orientação prevalecente em nossa sociedade está focalizada numa visão linear, cartesiana : produzir mais , vender mais, lucrar mais. Por sua vez, as instituições acadêmicas - via de regra- estão apenas preocupadas com a produção de profissionais e não com a formação dos mesmos.

Um modo de vida, que hoje está sendo globalizado, nos esmaga como seres humanos, evidenciando cada vez mais sintomas de decomposição e decadência social em geral e das relações humanas em particular.

O meio de comunicação mais estendido, a televisão, através de sua prioridade pela apresentação repetitiva e massacrante de cenas sórdidas, fatos de sangue, baixaria, programas para idade mental de 10 anos, acaba modelando nossa juventude ( e os adultos) para o consumismo, a acomodação, a falta de valores e para a ausência de ideais pelos quais lutar.

As Escolas universitárias em geral oferecem um amplo campo de aprendizagem de conhecimentos técnicos e científicos bastante avançados, mas não costumam orientar para compreender a vida, a natureza humana, a relação do ser humano com as Energias Superiores etc. Como conseqüência, levas e levas de profissionais são produzidos, sem uma maior preocupação por uma discussão séria e razoavelmente aprofundada sobre coisas fundamentais para todo ser humano, tais como : a forma de enxergar o mundo, os valores humanos, o papel que pelo fato de sermos seres humanos devemos cumprir etc.

Em seu lugar, falsos deuses são introduzidos pela mídia na mente humana . Eles chamam-se poder, status, consumismo, assim como todas as formas de conjugar os verbos ter e possuir ( objetos, imóveis, dinheiro, pessoas).Esta preponderância do ter sobre o ser, se expande cada vez mais na sociedade humana graças a aliança do poder econômico, político e da mídia com o conhecimento técnico-cientifico. Esta expansão já assume as características de um tumor canceroso que precisa ser extirpado rapidamente sob risco de nos conduzir ao colapso social.

Não é o meu feitio ser alarmistas, mas a nova tecnologia avança como um monstro cego. Se nada fizermos, quanto tempo falta para que nossas vidas reais sejam transformadas em virtuais? Com certeza, uns poucos anos.

Aumentar mais e mais nossos conhecimentos científicos e tecnológicos sem sustentá-los nos verdadeiros valores humanos: liberdade, igualdade, fraternidade (já se foram 2000 anos!), harmonia, paz de espirito, amor ( já se foram 2000 anos!) é correr celeremente em direção ao abismo. Estamos saturados de bombas atômicas, mísseis, destruição, venenos, artigos supérfluos e poluentes, lixo e luxo, fome e desemprego. Onde está a racionalidade, tão cara ao método científico, cerne do ensino universitário, desta nova sociedade?

Acredito, entretanto, que muitas pessoas,dentro e fora dos recintos universitários se rebelam contra esse modo de vida irracional e desumano.Sua sensibilidade, sua inteligência e sua conscientização lhes indicam que esta não pode ser a única forma de viver. Porém elas sofrem em silêncio porque não conseguem perceber como sair do atoleiro, nem qual seria a alternativa a ser tentada.

Número de vezes que este texto foi lido: 33845


Outros títulos do mesmo autor

Artigos 15 de novembro, proclamação da república. Marco Antonio Cruz Filho
Biografias Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe do Brasil Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Hino do Brasil Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Princesa do Povo Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Monarquia Parlamentar Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Origens da Bandeira do Brasil Marco Antonio Cruz Filho
Frases Origens Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Ramo Saxe-Coburgo e Bragança Marco Antonio Cruz Filho
Biografias Frédéric Chopin Marco Antonio Cruz Filho
Biografias Antônio Carlos Gomes Marco Antonio Cruz Filho

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2021
 
  Textos mais lidos
viramundo vai a frança - 48517 Visitas
IHVH (IAHUAH) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 42870 Visitas
Sem - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 41912 Visitas
NÃO ERA NADA - Alexsandre Soares de Lima 40795 Visitas
Pensamento 21 - Luca Schneersohn 40438 Visitas
Os Morcegos - Nato Matos 40152 Visitas
Guerra suja - Roberto Queiroz 40026 Visitas
O Trenzinho - Carlos Vagner de Camargo 39982 Visitas
A PRAIA DO PROGRESSO - Rosângela Barbosa de Souza 39785 Visitas
MILA, A MENINA QUE MORAVA DENTRO DE UM COGUMELO - Saulo Piva Romero 39741 Visitas

Páginas: Próxima Última