Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Mito X Realidade
Marco Antonio Cruz Filho

Resumo:
A definição técnica de esgrima diz que ela é a arte de utilizar-se de florete, sabre e espada para ataque, defesa e contra-ataque.
Porém, esgrima é muito mais que uma definição. Ela é um estilo de vida, uma maneira de buscar auto-superação física e mental. É, sem dúvida alguma, o xadrez jogado na velocidade da luz.
A esgrima é um esporte que ainda busca o seu espaço em nosso país. Devido a isso, muitas inverdades são ditas e diversos estereótipos fantasiosos são criados com relação a ela.

- Mito X Realidade

Um primeiro mito é a idéia de que ela é um esporte caro. É evidente que, se comparada a um esporte como a natação, ela se apresenta mais cara. Porém, levando-se em conta que uma espada feita de aço praticamente inquebrável importada sai em em torno de R$ 190,00 e tem uma vida útil de, no mínimo, 5 anos, o que não é tão caro assim, uma vez que, em 6 meses de corrida, tênis ou volei, um praticante gastará pelo menos o dobro, utilizando calçados de qualidade.

Outra idéia equivocada é a de que a esgrima é um esporte perigoso. Isto não é verdade, visto que a roupa utilizada é feita de Kevlar, o mesmo tecido de coletes a prova de bala, ou, no caso de materiais alternativos, como é o caso de Belém do Pará, o colete é fabricado com brim reforçado e borracha, podendo suportar um impacto de até 200kg, além da máscara de aço trançado suportar um impacto de 160 kg. Vale ainda ressaltar que, até hoje, houve apenas 1 caso de acidente fatal decorrentes da prática de esgrima.

Segundo estimativa do Comitê Olímpico Internacional, é dentre os esportes o que mais preocupa-se com a evolução da segurança de seus praticantes. É verdade que, caso venha a acontecer algum acidente, ele poderá ter uma certa gravidade. No entanto, acidentes na esgrima têm a mesma probabilidade de acontecer quanto um furacão arrasar a cidade de Brasília, ou seja, é possível, mas muito improvável.

Um terceiro engano é pensar que ela é um esporte que não trabalha muito o físico. Isso não se verifica na realidade, pois a esgrima exige um preparo físico, tanto aeróbico como anaeróbico, de atleta de primeiro nível, sendo especialmente indicada para mulheres que desejam fortalecer os músculos das pernas e glúteos.

- Competição

O principal evento da esgrima mundial é sem dúvida a Olimpíada, da qual ela faz parte desde a sua primeira edição na era moderna em 1896. Todo o ano é realizado um Campeonato Mundial, além de diversos torneios e copas por todo o globo que contabilizam pontos para o ranking mantido pela Federação Internacional de Esgrima (FIE). De maneira geral, o esporte é dominado pelas equipes de maior tradição como França, Itália, Alemanha, Rússia e Cuba, sendo que os países do leste europeu também são muito fortes.

O Brasil já foi campeão pan-americano em 1967 com Arthur Cramer e a melhor participação brasileira em Olimpíadas foi em 1992, em Barcelona, com Roberto Lazzarini, que chegou entre os 20 primeiros dentre mais de 100 atletas. No entanto, este modesto quadro tende a mudar em breve.

- A esgrima como lazer

A esgrima é excelente para o lazer de pessoas de todas a idades. Unindo de forma única a energia da luta e a emoção do duelo com classe e elegância, ela é um ótimo anti-estressante, pois leva o praticante a concentrar-se apenas no combate, esquecendo de todo o resto. É também excelente para a aquisição de concentração, auto-confiança e poder de decisão.

O esgrimista é um indivíduo confiante, elegante e acima de tudo, com um físico saudável.




Número de vezes que este texto foi lido: 33813


Outros títulos do mesmo autor

Artigos 15 de novembro, proclamação da república. Marco Antonio Cruz Filho
Biografias Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe do Brasil Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Hino do Brasil Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Princesa do Povo Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Monarquia Parlamentar Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Origens da Bandeira do Brasil Marco Antonio Cruz Filho
Frases Origens Marco Antonio Cruz Filho
Artigos Ramo Saxe-Coburgo e Bragança Marco Antonio Cruz Filho
Biografias Frédéric Chopin Marco Antonio Cruz Filho
Biografias Antônio Carlos Gomes Marco Antonio Cruz Filho

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2021
 
  Textos mais lidos
viramundo vai a frança - 48517 Visitas
IHVH (IAHUAH) e ISV (IASHUA) - Gileno Correia dos Santos 42870 Visitas
Sem - ANDERSON CARMONA DOMINGUES DE OLIVEIRA 41912 Visitas
NÃO ERA NADA - Alexsandre Soares de Lima 40795 Visitas
Pensamento 21 - Luca Schneersohn 40438 Visitas
Os Morcegos - Nato Matos 40152 Visitas
Guerra suja - Roberto Queiroz 40026 Visitas
O Trenzinho - Carlos Vagner de Camargo 39982 Visitas
A PRAIA DO PROGRESSO - Rosângela Barbosa de Souza 39785 Visitas
MILA, A MENINA QUE MORAVA DENTRO DE UM COGUMELO - Saulo Piva Romero 39741 Visitas

Páginas: Próxima Última