Provérbios 13.18: Pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção; mas o que guarda a repreensão será honrado.
Não podemos esquecer, que Deus havia dado sabedoria a Salomão como a nenhum outro homem na face da terra, conforme lhe fizera a promessa de atender ao seu pedido, de lhe dar um coração sábio e justo para conduzir o povo de Israel. Como Israel era governado pelas leis de Deus, especialmente as reveladas no Pentateuco, é notório que Salomão era instruído em toda a Lei de Moisés, e muito do que temos escrito em seus provérbios é uma aplicação da citada Lei, como este que temos agora diante de nós.
Ao falar em rejeição de correção, e aceitação de repreensão, ele reporta especialmente ao conteúdo do texto de Levítico 19.16-18, que apresenta em conjunto mandamentos relativos ao amor ao próximo como a si mesmo, não espalhando notícias para ferir sua honra e para semear discórdias (v. 16a); não agir para tirar-lhe a vida (v. 16b); os danos recebidos em vez de serem motivo para se abrigar ódio no coração contra quem o praticou, deveriam ensejar somente a repreensão de quem o praticou (v. 17), de modo que um erro não conduzisse a outro erro pior, porque o ódio abrigado no coração contra alguém é visto por Deus, como o próprio crime de homicídio (Mt 5.21,22).
“16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele.
18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.” (Lev 19.16-18)
Veja como o Senhor associa a repreensão à demonstração de um ato prático de amor ao próximo, e como sendo um dever para todos aqueles que virem que seus irmãos estão trilhando por caminhos que não são os de Deus, pois, especialmente no período do Velho Testamento, havia duros juízos que deveriam ser aplicados sobre aqueles que andassem desordenadamente, como sendo uma forma de ilustrar para nós, a quem os últimos dias têm chegado, que Deus não terá por inocente e julgará a todos os que viveram na iniquidade.
Então, a repreensão além de ser uma demonstração de um gesto de amor, é um meio de cura para o que anda errado. Deus honrará aquele que aceitar a repreensão e emendar seu modo de caminhar, especialmente quando isto se refere à conversão a Cristo, quando será honrado da forma mais elevada possível, que é a de ser tornado filho de Deus.
Pr Silvio Dutra
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|