Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Juízos Sobre a Ociosidade e a Impiedade
Silvio Dutra

Provérbios 10.26: Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.
27 O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos dos ímpios serão abreviados.

O vinagre embota os dentes, e a fumaça faz arder os olhos prejudicando a visão. Este é o efeito produzido naqueles que dão alguma missão para ser cumprida pelo preguiçoso.
O homem que não é diligente e não se dispõe a aprender a fazer o que é bom, sempre será um grande estorvo na vida daqueles que seguem pela senda do bem.
Não existe um aparente contraste entre o que é dito no verso 26 e no 27, mas podemos ver por detrás das afirmações, que o temor do Senhor que nos torna diligentes em fazer o bem acrescenta aos justos os dias de vida que são abreviados aos ímpios.
Por mais tempo que um ímpio viva neste mundo será como uma nuvem passageira, comparado com a eternidade de glória que está prometida por Deus para os justos, que já começam a desfrutar aqui, por meio da sua fé em Jesus Cristo.
Isto nos remete às palavras do salmista que foram repetidas pelo apóstolo Pedro:
1Pe 3:10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;
1Pe 3:11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.
1Pe 3:12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.
O apóstolo confirma as palavras do Salmo 34.12-16, como sendo a fórmula da vida abençoada por Deus.
Ali se destaca a necessidade de se refrear a língua da maledicência e do engano; o ato de se separar do mal e praticar o bem, e buscar a paz e permanecer nela (v. 10, 11).
O motivo de tal necessidade é apresentado, como sendo o fato de que os olhos de Deus estão voltados para os justos, e os Seus ouvidos abertos para atender às suas orações, mas o rosto do Senhor é contra aqueles que praticam o mal (v. 12).
Para reforçar o argumento para a prática das coisas que havia ordenado, o apóstolo afirmou que não é comum que alguém se disponha a fazer o mal a quem é zeloso do bem; revelando com isto que é sendo zeloso do bem que se evita muitos males (v. 13).
Porém, sabendo que há um sofrimento injusto que os cristãos padecem da parte de outros, o qual é permitido por Deus para a provação da sua fé, Pedro diz que os cristãos continuam sendo bem-aventurados aos olhos de Deus, quando padecem tais sofrimentos por amor da justiça, e não devem temer as ameaças dos seus inimigos, nem ficarem com suas mentes e corações turbados por causa deles, mas, permanecerem em santificação com Cristo em seus corações, sujeitando-se ao Seu Senhorio, de maneira que continuem dando um bom testemunho do evangelho, com mansidão em seus corações (v. 14, 15).
Os que sofrem devem ter, no entanto, uma boa consciência, isto é, devem se assegurar que não estão sofrendo por nenhum mau procedimento deles, de maneira que não tenham qualquer sustentação as palavras insidiosas daqueles que falam contra o seu bom procedimento em Cristo (v. 16).
O apóstolo revela que está na esfera da vontade soberana de Deus que passemos por determinadas aflições, apesar de estarmos fazendo o bem. Cristo havia passado pelo mesmo tipo de sofrimentos, para servir de modelo para nós naquilo que sofremos por causa do nosso amor à justiça (v. 17). Não havia nEle nenhum pecado ou injustiça como há em nós, mas assim como Ele sofreu até a morte de cruz, para que pudesse quitar a dívida dos nossos pecados, devemos nos armar do mesmo sentimento, estando dispostos a sofrer em favor da salvação do nosso próximo (v. 18).

Pr Silvio Dutra


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 59431


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Início, Meio, Fim e Recomeço – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 2 Silvio Dutra
Artigos Voltando às Origens – Parte 1 Silvio Dutra
Artigos Como Ir para o Céu Silvio Dutra
Artigos Santificação – Progressiva ou Instantânea? Silvio Dutra
Artigos A Adoração no Culto Público Silvio Dutra
Artigos Qual é a Nossa Parte? Silvio Dutra
Artigos Domínio do Pecado ou da Graça Silvio Dutra
Artigos Hebreus 1 - Versos 13 e 14 – P1 Silvio Dutra
Artigos Tabernaculando Silvio Dutra

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Anistia para a imprensa - Domingos Bezerra Lima Filho 60645 Visitas
TE VEJO CONTO GAY IND 18 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 60595 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60538 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60414 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 60412 Visitas
frase 499 - Anderson C. D. de Oliveira 60407 Visitas
Roupa de Passar - José Ernesto Kappel 60356 Visitas
Arnaldo - J. Miguel 60346 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 60345 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60336 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última