Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Por que textos têm títulos? A menina que fazia perguntas.
FERNANDA CROSARA

Resumo:
"Por que alguns não se contentavam com as respostas? (...) Por que alguns nem sequer se faziam perguntas?" As respostas eram um final e ela queria sempre começos!

Certa vez conheci uma menina que desde que se “entendia por gente” se perguntava tudo que uma gente podia querer saber. Em inúmeros porquês buscava o sentido das coisas.
      Pode-se dizer que a palavra porque era seu sobrenome, talvez codinome, quiçá seu próprio nome. Era a atrás da orelha, o que pulsava na veia, a cereja do bolo, a sua sombra na árvore de oliveira.              
      Ela se questionava sobre tudo e todos, sobre coisas do céu e da terra, sobre o fogo, a água, o ar e o mar, sobre gente, sobre pessoa, sobre fantasma, sobre alma penada, e alma gêmea.
      Sobre gato, rato e sapato. Sobre seu quarto, seu espaço, se o seu reflexo era seu de fato. Sobre o universo, planetas, galáxias e sobre laços. Sim, ela era fascinada por laços.
     Sempre se indagava como podia sem um nó, o laço não virar pó? Como podia o pó de sujeira se espalhar pela sua casa inteira? Como podia quando ia limpando, esse pó sair voando? Como podiam as coisas voar, mesmo tendo pernas para andar? Como podia aquela senhora já ter sido uma criança, ora bolas? Como podia a árvore se alimentar de luz? Fubá no nordeste chamar cuscuz? E por que é a mulher que dá a luz?
       Por que seu pai era Corintiano? Por que tinha carnaval, páscoa, e natal todo ano? Por que só se ganhava parabéns uma vez ao ano? E por que esperávamos só o final do ano para fazer lista de nossos planos? Por que se todo cão é igual, o dela era especial? Por que menina brincava de casinha, comidinha e tinha que ser delicadinha? E menino tinha que ter caminhão, falar palavrão e bater um bolão?      
      Quanto mais ela crescia, menos entendia e mais perguntas ela fazia. E quando a adolescência chegou até isso ela se perguntou. Afinal, sou adolescente ou não sou? Se ela perguntasse pra sua melhor amiga, nenhuma resposta obtinha. Se ela perguntasse pra sua mãe, a promessa era de que a resposta viria depois. Se ela perguntasse pra uma tia, uma resposta fantasiosa recebia. E se fosse pro seu pai, a resposta era realista até demais. Se ela perguntasse a um doutor, uma resposta científica não curava seu furor.
E quando perguntava aos seus avôs, a resposta até que não cabia, mas alguma coisa trazia. Ela ouvia os “causos” de seu avô, e sentia um acalanto vindo daquele senhor.
     E quando viajava nas histórias de sua “vozinha” boas risadas lhe rendia. O caminho continuou e a pergunta não parou. Mas consigo levou todas as respostas que pediu e ouviu.
     Elas não respondiam as perguntas, mas davam sentido pra essa busca. Busca? Chega o dia em que ela se pergunta. Que busca? Isso era uma busca? O que ela buscava afinal? E por fim de novo se questionou: será que eram as respostas que ela tanto buscava? Ou será que lá no fundo, o que queria mesmo era continuar se fazendo perguntas?
     Ela se perguntou por que, assim como ela, alguns não se contentavam com as respostas?        Mas chegou a uma pergunta crucial: por que alguns nem sequer se faziam perguntas? As respostas eram um final e ela queria sempre começos. Mas afinal, por que será?


Biografia:
Me chamo Fernanda Crosara, sou psicóloga especialista em Saúde Mental, sou natural de Uberlândia, Minas Gerais e tenho 27 anoS e trago comigo algumas paixões: o ser humano, seus afetos e as palavras. Trilhando esse caminho iniciei em 2016 meu blog Inversões, onde com-partilho com outros idéias, reflexões e afetos. Conheça um pouco mais do meu trabalho e do meu blog: www.fernandacrosara.com.br ( http://www.fernandacrosara.com.br/#!blog-1/yz8l9 ) e também me adicione em meu perfil do facebook: Fernanda Crosara! A(com)braços
Número de vezes que este texto foi lido: 52817


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Por que textos têm títulos? A menina que fazia perguntas. FERNANDA CROSARA


Publicações de número 1 até 1 de um total de 1.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56753 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55827 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55095 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54922 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54881 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54799 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54781 Visitas

Páginas: Próxima Última