Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A TITIA REJEITADA
DIRCEU DETROZ

Foram muitos os episódios políticos e policiais que se sucederam entre a quinta-feira e o sábado da semana passada. De todos eles, a cena mais falsa foi assistir Lula levantando a mão da presidente na sacada do seu apartamento.

Se algum daqueles militantes petistas não resistisse a tentação, e gritasse “fora Dilma”, seria acompanhado por todos. Talvez, até Lula entrasse no espírito de unanimidade.

Sabemos o que o criador pensa e tem dito sobre sua criatura. Que bom se todos os vídeos e as informações vazassem. Depois de bater tanto dos vazamentos seletivos, o Partido dos Trabalhadores mostrou como é fácil vazar aquilo que interessa. Lula mandando enfiar o processo naquele lugar foi um exemplo.

Quase todas as famílias têm uma tia rejeitada. A minha tinha. Aquela que não é convidada para as festas. Rezam para não vir. E quando aparece de “nariz de folha”, é sumariamente esquecida num canto da casa.

A presidente Dilma é um protótipo dessa tia rejeitada. De A a Z ninguém gosta dela. Enquanto Lula discursou cercado de petistas, Dilma chamou seu ex-líder no Senado Federal de mentiroso, ao lado de um ministro, e outro que já era ex. E se perguntados se eles gostariam de estar ali...

Como não quis colocar um “nariz de folha”, Dilma não compareceu na festa de aniversário do seu partido. Como desculpa disse ser a “presidente de todos os brasileiros”. Uau! Deve doer ouvir coisas do tipo: “Olha, é melhor você não comparecer porque não será bem-vinda”.

No futebol, é praxe o técnico cair quando perde o comando do time. Dilma perdeu o comando do país já faz tempo. O Brasil vem sendo governado de dentro de uma UTI. Dilma está entubada e respira por aparelhos. Poderá até sobreviver. O que não se sabe, é a que preço, e as sequelas deixadas.

Dilma quer comer um bolo de chocolate. No Congresso, o seu partido quer comer um empadão. Já o “aliado” PMDB anda com água na boca por uma lasanha. Enquanto todos brigam por comida, a oposição não consegue consenso nem com o que vai comer. E mesmo de barriga vazia, não desocupa o banheiro.

Nosso presidencialismo de coalizão não criou apenas uma tia rejeitada. Ele deixou de herança todos os poderes da nação contaminados e com os rabos presos. E não se iludam com justiça, STF ou oposição. Em todos há respingos de lama. Ninguém limpo.

Pior é saber que se demorar muito, a tia que ninguém convida poderá ser convidada pela polícia. Para onde ninguém quer ir de “nariz de folha”.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 64199


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Linda Mulher - valmir viana 64255 Visitas
Faça alguém feliz - 64253 Visitas
O “stress” pode ser uma escolha... - jecer de souza brito 64252 Visitas
EM CADA INTERVALO - Tércio Sthal 64249 Visitas
Oração de São Cipriano para amarrar alguém - Fernanda Pucca 64248 Visitas
Vento Brando - José Ernesto Kappel 64248 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 64245 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 64243 Visitas
viramundo vai a frança - 64242 Visitas
CASA DO POETA DE CAMPINAS - JOSE ROBERTO TEIXEIRA 64242 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última