Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Carta de Um Lembrador
Willians de Matos Flores

Boa noite, senhores e senhoras da Terra. Quem fala deste lado das coisas criadas e cabulosas é um honesto e decepcionado Lembrador. Decepcionado por ter de lembrá-los das coisas que esqueceram, já que tal ofício foi conferido a mim pelo respeitável Conselho de Ofícios Extra-Estrelares ao qual já ofereço meus serviços à 28 Tuntuns. Vocês não sabem o que é Tuntun, certo? E talvez já tenham suposto que se trate de uma medida de tempo, mas não irei me estender a respeito, pois não sou capaz de lembrá-los do que não sabem, e como já disse, sou um simples e decepcionado lembrador. Continuando, decepcionado porque lembrá-los é o mesmo que “arregaçar as mangas”, “correr atrás do pão de todo dia”, coisas assim que vocês dizem, ou seja, trabalhar. Acredito que em poucos Tuntuns estarei me aposentando, mas até lá tenho muitas coisas para lembrar, muitas.

Primeiro gostaria de pedir para que se sentassem, geralmente acessar uma coisa esquecida pode abalar a Tataçuca de vocês. Infelizmente tenho que explicar o que é Tataçuca, mas vou registar esta humilde ação no meu relatório de viagens, dessa forma tenho mais uma prova contra o trabalho cuspido dos Explicadores. O sistema solar sofre de um terrível déficit de entendimento, mas não porque as coisas à serem explicadas não estão sendo organizadas direito pelos Organizadores, Raciocinadores e Distribuidores de Coisas À Serem Explicadas, mas sim porque os Explicadores deste sistema são extremamente preguiçosos e imprudentes! Isso tudo se reflete na forma como as coisas são explicadas na Terra… Tudo pela metade, tudo nebuloso, confuso… Credo! E nem acho justo culparem os Refletores, eles sim fazem um bom trabalho! Bem, a Tataçuca é o sentido de ordem das criaturas. É um termo mais filosófico que técnico, mas é muito usado nos relatórios. “Baixa Tataçuca”, “Oscilações nos Níveis de Tataçuca Locais”, “Tataçuca Humana nos Últimos 100 Tuntuns”, coisas assim.

Bem, já é o terceiro parágrafo disso e preciso dormir. Tanto eu, Lembrador, como o companheiro Willians, uma espécie de Escrevedor que me auxilia na tradução das coisas à serem explicadas. Às vezes me pergunto onde ele aprendeu a se comunicar com o pessoal dos Conselhos, aliás, vou perguntar agora. Bem, Senhor Lembrador, eu já disse isso pra você. Leram isso? Como assim? Ele quis dizer que eu esqueci? Bem, sendo assim, acho que fui promovido ao cargo de Esquecedor, o que me garante o direito de esquecer o que deveria lembrar, e de fazer esquecer o que já foi incansavelmente lembrado. Lembrar, lembrar do que?


Biografia:
Assim que sou ingerido pelo organismo poético do outro, vou causando nele meus sintomas, uma vertigem passageira nos olhos, um eco profundo no peito, e um grito que se esvai sem gritar. Porque escrever é quietar-se e quietar ao outro. FACEBOOK: https://www.facebook.com/willians.matos
Número de vezes que este texto foi lido: 61666


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A Vista de Quem nos Vê Willians de Matos Flores
Crônicas Escuta Willians de Matos Flores
Poesias (D)escrever Willians de Matos Flores

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Fluxus" em português - CRISTIANE GRANDO 62628 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62627 Visitas
Idéais - valmir viana 62611 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 62609 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 62588 Visitas
Você acredita em Milagres? - Keiti Matsubara 62576 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62554 Visitas
Conta Que Estou Ouvindo - J. Miguel 62551 Visitas
Entrega - Maria Julia pontes 62542 Visitas
Canção - valmir viana 62535 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última