Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O BODE EXPIATÓRIO
DIRCEU DETROZ

Com a crise fiscal do Brasil se estendendo no tempo e se agravando, são comuns na TV fechada programas em que economistas se reúnem para discuti-la. Deles, 95% apontam o dedo para um único bode expiatório. A Previdência Social.

Todos são unânimes em concordar com o rombo criado, e que as regras “tempo idade” precisam ser mudadas. Até concordo que o brasileiro está vivendo mais e se aposentando muito cedo. Discordo da afirmação comparativa de que a proporção “trabalhadores x aposentados” está causando o rombo. Uma explicação para tolos.

É claro que o rombo da Previdência Social foi criado por outros motivos. Mesmo que a corrupção não tenha chegado lá o que é difícil de acreditar, podemos fazer um exercício de suposições. É fato que quebrou. Quero saber por que quebrou. Isto os economistas não respondem.

A lei diz que o teto máximo para as aposentadorias é de dez salários-mínimos. Na classe política e judiciária para citar apenas duas, se alguém encontrar aposentados recebendo dez salários, poderá dizer que achou uma agulha num palheiro. Sempre uso a analogia da pirâmide No seu topo e na base as leis são diferentes.

O ponto de partida são os municípios brasileiros. Dos cinco mil e tantos deles, muitos nem conseguem pagar os salários aos funcionários. Imaginem se repassam o que é devido à previdência. Duvido!

A prova é que muitos regimes de previdência própria criadas nesses municípios faliram tempos depois. Ficou algum funcionário sem receber sua aposentadoria? Logicamente que não. Se antes já era assim, agora com a quebradeira geral...

Dos municípios passamos para os estados aonde a situação é idêntica. Quantos estados estão em dia com seus repasses para a previdência? O que é mais lucrativo para um governador? Gastar com política ou quitar a previdência?

E as grandes empreiteiras, que recebem milhões fazendo obras para o país, além de outros milhões de corrupção. Quantas empreiteiras têm dívidas com a previdência. Não queiram me enganar que só as negativadas ganham licitações. Não no Brasil!

Por fim restou o Governo Federal. Ele paga a previdência? Quando alguém admite estar quebrado qual é a primeira coisa que deixa de pagar? Bingo! As contribuições.

Antes de discutir o rombo e apontar soluções, seria preciso saber quanto do rombo é a falta de repasses das esferas de governo. Acreditem, seria um novo escândalo.

Mas, para que falar sobre isso. É mais fácil culpar a expectativa de vida dos brasileiros.



Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 65673


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
O Sábio - Deborah Valente Borba Douglas 66789 Visitas
Haikai AA-I - Antonio Ayrton Pereira da Silva 66757 Visitas
RESENHAS JORNAL 2 - paulo ricardo azmbuja fogaça 66756 Visitas
A múmia indígena - J. Athayde Paula 66596 Visitas
Poente doente - Anderson C. D. de Oliveira 66349 Visitas
O alvo - Pedro Vieira Souza Santos 66313 Visitas
DIFICULDADES DE MEMORIZAÇÃO E RETENÇÃO NA TERCEIRA IDADE - Ismael Monteiro 66284 Visitas
Talvez - Mayra Alcione Musa Fonseca 66281 Visitas
Esporte Clube - Helio Valim 66236 Visitas
O que e um poema Sinetrico? - 66224 Visitas

Páginas: Próxima Última