Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O VELHO DO TOPO DO MUNDO
LICA NEAIME

Resumo:
O dono do Mundo resolve se sentar e ver o mundo enquanto descansa. Mas, dorme muito cansado, enquanto dorme, várias coisas acontecem no mundo com atores e bonecos contracenando.As vezes o velho acorda e dá um palpite qualquer, mas volta a dormir, por mais dez mil anos.Por isso, o mundo vive no caos.

O VELHO DO TOPO DO MUNDO
para 5 atores/manipuladores e bonecos
CENÁRIO: uma Gruta no Topo do Mundo onde mora o Velho. Transforma-se no Fundo do Mar.
PERSONAGENS:    .VELHO
                                 . Muitos bonecos e personagens manipulados por três manipuladores.TUDO É FEITO À VISTA DO PÚBLICO.
                                 .CRIANÇA - representada por um dos manipuladores.

(ESTE ROTEIRO-TEXTO EXIGE MUITA CRIATIVIDADE DOS MANIPULADORES, BONEQUEIRO, CENÓGRAFO, FIGURINISTA E DIRETOR. PODE-SE USAR LUZ NEGRA PARA REALÇAR OS EFEITOS DOS BONECOS E CRIAR UM CLIMA DE MAGIA, NO FUNDO DO MAR.)

                                       CENA I
(UMA GRUTA COM ROUPAS PENDURADAS DESORDENADAMENTE, BEM CAÓTICO. ENTRA UM VELHO COM BARBAS BRANCAS ARRASTANDO-A PELO CHÃO E LONGOS CABELOS BRANCOS ESVOAÇANTES, USA TÚNICA LONGA BRANCA E VÁRIOS ADEREÇOS ESTRANHOS, DEVE TER MAIS QUE DEZ MIL ANOS. ENTRA MAJESTOSAMENTE, FAZ UM RITUAL, ACENDE UMA FOGUEIRA ONDE JOGA UM PÓ (PÓLVORA) QUE EXPLODE E SOLTA ESTRELINHAS.)
VELHO_ Entidades celestiais que habitam essa caverna no topo do mundo. Contem-me uma linda estória para eu dormir. Sejam gentis e distraiam meus pensamentos cansados de tentar salvar o mundo da guerra e da discórdia que reina lá em baixo. Venham seres celestiais, amigos de todas as horas. Façam-me dormir um sono gostoso e leve como as nuvens! (APARECEM VÁRIOS ROSTOS ESTRANHOS, SÃO COMO BICHINHOS DE UM OUTRO PLANETA. ESPIAM DAS REENTRÂNCIAS DA CAVERNA.)
TODOS _ Era uma vez.....(MANIPULADOR I LARGA SEUS BICHOS NO CHÃO E VESTE UMA ROUPA DE CRIANÇA. VELHO SENTA-SE NO FUNDO PARA ASSISTIR A REPRESENTAÇÃO)
CRIANÇA _ Ai que raiva! Se meu pai morresse eu nem ia ligar. Me deixou de castigo aqui, sem brincar.Pois sim. Vou fugir pela janela e ir até a ilha dos piratas no meu barquinho.
VELHO _Que barquinho?
CRIANÇA _Esse! (TIRA UM BARCO DE BRINQUEDO DE ALGUM LUGAR.) Tchau!
VELHO _Que ilha de piratas é essa?
CRIANÇA _ A minha avó leu um livro que os piratas, muito antigamente, assaltavam os navios dos reis e roubavam todo o ouro e jóias e iam esconder numa ilha deserta. (COMEÇA A REMAR O BARCO IMAGINÁRIO) Tchau! Cheguei! Ali deve ser a caverna onde eles escondem os tesouros. Vou ter dinheiro pra viver o resto da vida sem precisar trabalhar. (VAI ENTRAR NA CAVERNA).
(MANIPULADOR II SEGURA UM ESQUELETO)
ESQUELETO _ Onde pensa que vai?
CRIANÇA _ Vou dar no pé, sim senhor. Desculpa te acordar, só vim espiar os tesouros. Tchau! (ESQUELETO GARGALHA. CRIANÇA PEGA O BARCO E REMA DE VOLTA. MANIPULADOR II LIGA UM VENTILADOR OU FAZ VENTO COM UM MANTO.)
VENTO _ Menino bobo. Pensa que é fugindo de casa que resolve os problemas, é? Pois vai ver só. (VENTO DESVIA A CRIANÇA DO SEU CAMINHO ATÉ QUE BARCO AFUNDA.)
CRIANÇA_ Puxa, tantos pescadores saem todos os dias no mar e voltam à tardinha pras suas casa cheios de peixe, só comigo que o barco afunda? Não é justo!
VELHO _ E o que seria justo?
CRIANÇA - Dar tudo certo como eu imaginava. Chegar na ilha, pegar o tesouro, viver livre do meu pai . E muito rico, sem precisar trabalhar e estudar.
VELHO _ Pobre criança. Continue, quero ver onde vai dar isso tudo.
CRIANÇA - Estou com fome... (MANIPULADOR II SEGURA UM CACHO DE FRUTAS PRÓXIMO DA CABEÇA DA CRIANÇA.)
CRIANÇA - Hum, frutas! Que estranho, uvas, banana, maçã tudo no mesmo cacho. Nunca vi coisa assim.
MANIPULADOR II _ É pra você escolher o que gosta!
CRIANÇA _Obrigado!(COME) Pode ir embora que não quero mais comer. Quero vir morar no fundo do mar!Deve ser da hora!
MANIPULADOR II _Agora é com o senhor, Todo Poderoso!
VELHO _ Nos meus dez mil anos de idade, nunca vi um pedido desses... Enfim!
                                                      CENA II
(VELHO E FAZ ALGUNS PASSES DE MÁGICA, MUDA LUZ, MÚSICA E TUDO SE TRANSFORMA NO FUNDO DO MAR. VELHO PASSA A FAZER BOLHAS DE SABÃO PARA AJUDAR A CRIAR UM CLIMA DE FUNDO DO MAR.)
CRIANÇA_ Agora eu quero alguém pra brincar comigo! (MANIPULADOR II VESTE ROUPA DE SEREIA.)
SEREIA _ Olá, você quer brincar do que? Podemos nadar um pouco? Até eu pensar em algo? (NADAM DESCOBRINDO O NOVO CENÁRIO) Vamos chamar o tubarão pra vir brincar?
CRIANÇA_ Mas tubarão é perigoso.
SEREIA _ Só um pouquinho. É só não ter medo dele, tá? (SEREIA TIRA SUA ROUPA E VESTE ROUPA DE TUBARÃO. ATACA CRIANÇA.)
CRIANÇA _(BRIGA COM A FANTASIA DE SEREIA JOGADA NO CHÃO) Eu disse que tubarão era perigoso, sua feia, horrorosa. Se você morrer vai ser bem feito.
TUBARÃO _ Ah! Você é muito medroso, a gente podia descobrir uns tesouros, que tal?
CRIANÇA _ Legal! Onde tem tesouros, igual nos filmes?
TUBARÃO _Aqui, mas não é igual nos filmes, não. O maior tesouro aqui é saber rir. Aprender a se divertir. Você é muito ranzinza. Venha. (ABRE UM BAÚ E DELE SALTA UMA CONCHA GORDA QUE DANÇA E COSPE PÉROLAS DE VÁRIOS TAMANHOS. FAZ MALABARISMOS COM AS BOLAS-PÉROLAS. MANIPULADOR III QUE MANIPULA A CONCHA RI MUITO, SE DIVERTINDO, MAS CRIANÇA FICA BRAVA.)
CRIANÇA_ Não tô gostando nada dessa brincadeira besta, seu tubarão bobo.
(IMEDIATAMENTE TUBARÃO RECOLHE TUDO SOCANDO DE VOLTA NO BAÚ. ARRANCA SUA ROUPA E VESTE ROUPA DO PAI.)
                                                                CENA III
CRIANÇA - Pai! Você aqui? Como pode ser?
PAI_ Já pra casa e pare de resmungar, menino desobediente, volte pro castigo, senão... (CRIANÇA COMEÇA A VOLTAR. PAI ARRANCA A ROUPA E MANIPULA UM BONECO: É UM PEIXINHO DOURADO MUITO DELICADO)
PEIXINHO_ Onde pensa que vai?
CRIANÇA_ Meu pai me mandou voltar pra casa. Sabe, eu tava de castigo e fugi.
PEIXINHO_ Bobinho. Agora que já está aqui precisamos salvar a cápsula do salgamento do Mar.
CRIANÇA _Cápsula de salgamento do Mar? Nunca ouvi falar disso, meu! O que é?
PEIXINHO_É uma espécie de urna fechada cheia de furinhos, ela vai rolando pelo fundo do mar e soltando o sal que deixa a água salgada e que sua mãe usa para deixar sua comida mais saborosa. Você já comeu comida sem sal?
CRIANÇA_ Já. Uma vez minha mãe esqueceu de colocar sal. Ficou tudo muito esquisito, sem gosto.
PEIXINHO _ Então, essa cápsula vai girando e salgando a água, sempre na mesma medida. Mas agora uma indústria mandou uns homens submarinos espionar a cápsula e eles estão tentando içá-la do fundo do mar.
CRIANÇA_ Içar? O que é isso?
PEIXINHO _ Levar lá pra cima. Assim eles não precisam esperar a água do mar secar para recolher e vender o sal para sua mãe no supermercado. Eles fazem a máquina trabalhar no seco e é só por nos saquinhos e vender. Simplifica o trabalho deles.
CRIANÇA_ Que legal!
PEIXINHO - Mas nós somos seres de água salgada. Sem sal morreremos todos. Só vai haver cadáveres boiando e apodrecendo no mar. Vai ser uma calamidade.
CRIANÇA_ Então vamos! Onde ela está?
                                                            CENA IV
MANIPULADOR III - Aqui! (VESTE EQUIPAMENTO DE MERGULHO E CARREGA UMA CÁPSULA, COMO SE FOSSE ROUBÁ-LA DO FUNDO DO MAR)
CRIANÇA_ (BRIGA COM O MERGULHADOR) Alto lá, seu coiso! Acho que é assim que eles falam nos filmes: Alto lá! Bonito, forte, gostei. Alto lá! (ROLA PELO CHÃO, DÁ GOLPES DE CAPOEIRA, JUDÔ, JIU-JITSU, IMITA O QUE SE VÊ NAS LUTAS DOS DESENHOS NA TV, ATÉ TOMAR A CÁPSULA DE VOLTA.) Agora a cápsula de salgamento é nossa, do povo do fundo do mar, o senhor se retire e não volte nunca mais aqui. (MERGULHADOR SAI CABISBAIXO. CRIANÇA EXIBE A CÁPSULA PARA A PLATÉIA SE VANGLORIANDO DE SEUS FEITOS. OS DOIS MERGULHADORES VOLTAM POR TRÁS, ATACANDO E DEIXANDO CRIANÇA CAÍDA NO CHÃO.)
CRIANÇA - Isso não vale. São dois contra um! Unzinho, que ainda sou criança!
VELHO _ Você não vai fazer nada?Vai ficar ai chorando?
CRIANÇA - Lógico que não, vou chamar meus amigos. (GRITA) Amigos, amigos venham!Precisamos salvar a cápsula. (MÃOS VESTINDO LUVAS FOSFORESCENTES COM FORMATO DE PEIXES APARECEM)
PEIXES -(EM CORO) Nos chamou? Podemos ser úteis?
CRIANÇA _ Muito úteis. Mesmo desse tamanhico. Vamos atacar os mergulhadores, vocês podem morder, arrancar pedaço da malha deles até sangrar ou cortar o tubo de oxigênio.
PEIXES – Que horror, assim eles vão morrer...Com violência nós não trabalhamos.Vamos só impedir o caminho deles.(PEGAM UMA REDE DE PESCA E JOGAM SOBRE O MERGULHADOR QUE FICA IMPEDIDO DE ANDAR E CAI NO CHÃO. CRIANÇA APROVEITA E PEGA A CÁPSULA.)
CRIANÇA _Consegui! Cara, vocês são demais. Mas fiquei com uma vontade de chutar a cara dele. Isso eu fiquei.
PEIXES_ Pra que? Pra ele ficar com raiva de você e querer se vingar depois? Deixa quieto!
CRIANÇA_ É isso aí. E agora? O que vamos fazer com a cápsula do salgamento?
PEIXES _ Vamos levar pro lugar dela.
                                                                  CENA V
(GOLFINHO ENTRA BRINCANDO FELIZ)
GOLFINHO - O lugar dela é no centro do Oceano. Lá longe de todos os continentes, de todas as ilhas, de todo bicho-humano.
CRIANÇA_ Longe de tudo? Mas onde fica esse lugar longe de tudo?
PEIXES – Lá, é só seguir em frente. Vamos.
GOLFINHO_ Deixa que eu indique o caminho. Vamos ter que atravessar a ilha submarina de gruda-gruda.
PEIXES _ Nós não podemos passar pela ilha, senão ficamos grudados e morremos.
CRIANÇA _Ilha submarina de gruda-gruda? Que coisa mais maluca!
GOLFINHO _E é mesmo, muito cuidado! (PEIXES SAEM RAPIDAMENTE.) Você que não sabe nadar é bom ter mais cuidado que a ilha vai começar a grudar pelos seus pés!
CRIANÇA_ (DA UM GRITO E JOGA A CÁPSULA) Não consigo andar, meus pés foram amarrados.
GOLFINHO - Segure a cápsula, nós não podemos perdê-la! (CRIANÇA TENTA PEGAR A CÁPSULA, MAS NÃO CONSEGUE. VELHO LEVANTA.)
VELHO _ Precisa de uma mãozinha aí? (EMPURRA A CÁPSULA ONDE A CRIANÇA POSSA PEGAR. ENQUANTO ISSO, MANIPULADOR III VAI ENROLANDO TIRAS FELPUDAS E BEM COLORIDAS NA CRIANÇA E NO GOLFINHO ATÉ ENROLAR TOTALMENTE E DEIXA-LOS SEM MOVIMENTO. VELHO VOLTOU A SENTAR E SÓ OLHA, ENCANTADO COM A ESTÓRIA.)
CRIANÇA_ Não posso me mexer mais.Mas a cápsula de salgamento está comigo. Logo não vou poder nem falar... Que faço?
GOLFINHO_ Vamos assobiar para chamar a atenção da Estrela do mar. Ela é a única que consegue passar por aqui sem ficar presa. E só atende ao chamado de um assobio. (ASSOBIAM POR UM BOM TEMPO)
CRIANÇA_ Não agüento mais assobiar, minha boca ta doendo.Eh! Estrelinha demorada! (MANIPULADOR FECHA A BOCA COM AS TIRAS E ELE FICA MUDO)
GOLFINHO_ Esse já era... que pena.Mas eu ainda posso gritar: SOCORRO!SOCORRO!
(ENTRA PEIXE-ESPADA)
ESPADA - Pode deixar que eu consigo arrancar o gruga-gruda com minha espada. Não se preocupem. Se puderem cantem para acalmar esses grudes. Eles dormem ao som de música. Vou tirar primeiro os fios que tapam a boca do menino. (ELES CANTAM E ESPADA VAI SOLTANDO OS FIOS GRUDA-GRUDA. MANIPULADOR DO GRUDA-GRUDA DORME.)
ESPADA _ Se já estão livres eu parto em busca de mais comida. Estou faminto. Adeus. Cuidado com a Lagosta Gigante. (ESPADA SAI, ELES CONTINUAM A CAMINHADA.)
CRIANÇA - Lagosta Gigante?Ainda tem mais esse perigo em tamanho gigante?
GOLFINHO _ A Lagosta Gigante é uma espécie de rei daqui dessa região costeira, cuida das ilhas e dos mares, deixa os navios passarem tranqüilamente, mas pode chamar o maremoto para devastar tudo se estiver com raiva de alguém. No geral é gente boa! É só não fazer nada que possa prejudicar os seres marinhos.
CRIANÇA _Então vamos, que essa cápsula pesa muito. Espera, meus bolsos estão muito pesados, vou jogar fora essas porcarias que carrego comigo. (TIRA ALGUNS BRINQUEDOS DO BOLSO, ESTILINGUE, PIÃO, CARRINHOS, IÔ-IÔ, PAPELZINHO DE BALAS, ETC, E JOGA NO CHÃO. ENTRA MAREMOTO RECOLHENDO TUDO NUM CESTO E DERRUBANDO CRIANÇA E GOLFINHO QUE SÃO JOGADOS LONGE.)
GOLFINHO_ Não se pode jogar lixo no mar. Você viu?O maremoto ficou furioso. Quase nos mata...
CRIANÇA_ Desculpe. Eu sei que não se pode ir jogando as coisas no chão. Mas é um costume das crianças lá de cima da terra seca. Desculpe, mais uma vez. Vamos?
GOLFINHO _ Vamos. Por ali. Precisamos atravessar o canal.

                                                         CENA VI
VELHO _ Gostei de ver, não se pode ir jogando as coisas no chão e sujando tudo de lixo. Muito bem!
CRIANÇA _ Estou gostando muito daqui. É tudo tão bonito, tão divertido. Mas tá muito escuro nesse canal. Não dá pra acender uma luz?
(ENTRA SERPENTE MARINHA, VINDO CORRENDO DO FUNDO E CRUZANDO A CENA, É UMA CABEÇA ENORME E ASSUSTADORA QUE ILUMINA TUDO, COM SEUS OLHOS DE HOLOFOTE. GOLFINHO E CRIANÇA LEVAM UM GRANDE SUSTO. GRITAM E CORREM.)
SERPENTE_ A minha luz é suficiente?J á podem ver o caminho?
GOLFINHO_ Não precisava se incomodar, Serpente Marinha. A criança ainda não está muito acostumada com o fundo do mar, mas logo ia enxergar tudo como nós. Com licencinha que temos pressa. (SERPENTE ESCOLTA OS DOIS POR UM TEMPO E SAI.)
CRIANÇA - E aí, cara. Já estamos chegando nesse lugar longe de tudo? Que longe, não?
GOLFINHO_ Se é longe de tudo é muito longe mesmo. Mas agora falta pouco. É logo ali.
(ENTRA ÁGUA VIVA GIGANTE. É UM GUARDA-SOL DE PLÁSTICO TRANSPARENTE E COLORIDO COM FIOS ROSA E AZUL BRILHANTES. VELHO DEIXA DE FAZER BOLHAS DE SABÃO.)
GOLFINHO _ A Água-Viva! Cuidado! Ela queima toda a pele da gente. Se afaste desses fios, são mortais.
ÁGUA-VIVA _ Eu fico com isso. Deixe a cápsula de salgamento aí no centro. Aqui é o lugar longe de tudo e eu sou a guardiã do local. Agora se retirem. Vão.
                                                               CENA VII
(VELHO DORME RECOSTADO NUMA PEDRA.)
GOLFINHO _Missão cumprida. Podemos ir embora. A Água-viva agora vai cuidar da cápsula de salgamento do Mar. E vai ter mais cuidado, né?
MANIPULADOR III _ Pessoal, o Velho dormiu! Missão cumprida.
MANIPUILADOR II _Podemos descansar pelos próximos mil anos, até ele acordar.
MANIPULADOR III_ E você? Quer ficar morando aqui com a gente? Ou prefere o fundo do mar?
CRIANÇA _Nem a Caverna do Topo do Mundo, nem o Fundo do Mar. Quero voltar pra minha casa e ter uma conversa com meu pai. Ele não pode me deixar de castigo assim sem mais nem menos. Vamos conversar de homem pra homem como adultos. (MANIPULADOR TIRA A ROUPA DE CRIANÇA)
MANIPULADOR I _ O pior é que com o Velho dormindo por mil anos o planeta de vocês vai voltar a ter guerras, brigas e discórdias por qualquer motivo tolo. Cabe a vocês não deixar as guerras acontecerem até o Velho acordar novamente. Ele deve estar sonhando com um mundo mais justo, onde todos se respeitem e se amem. (MANIPULADORES PEGAM OS BONECOS DO INICIO DA CENA E DÃO ADEUS AO PÚBLICO)
                                FIM


AUTORIZAÇÃO PARA MONTAGENS, LEITURAS PUBLICAS, CITICAS OU SUGESTÕES:
LICA NEAIME
licaneaime@ig.com.br
TEL: (11)37313666
R. Gastão do Rego Monteiro, 368 CEP05594-030 SP
OU COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO





Biografia:
Formada pela em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atriz, bailarina, cenógrafa, figurinista, bonequeira, entre tantas outras atividades. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. Dramaturgia. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES: texto de LICA NEAIME TEL: (11) 37313666 END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P. CEP:05594-030 E-MAIL:licaneaime@ig.com.br Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.
Número de vezes que este texto foi lido: 52861


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LICA NEAIME
Poesias O VELHO DO TOPO DO MUNDO LICA NEAIME
Teatro SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO NA AMAZÔNIA LICA NEAIME
Teatro O MISTÉRIO DAS PRINCESAS LICA NEAIME
Poesias O FAROLEIRO DA ILHA DA MOELA LICA NEAIME
Teatro O ALUGUEL DO PLANETA TERRA LICA NEAIME
Teatro AMOR E TRAIÇÃO NO FUNDO DO MAR LICA NEAIME
Teatro O MUNDO QUE VIVEMOS LICA NEAIME
Teatro ELA É UM SER DE OUTRO PLANETA LICA NEAIME
Teatro A CASA DO VOVÔ ERNESTO LICA NEAIME

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69062 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57964 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57612 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55886 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55195 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55161 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55037 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54936 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54913 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54896 Visitas

Páginas: Próxima Última