Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O MUNDO QUE VIVEMOS
LICA NEAIME

Resumo:
TEATRO INFANTIL PARA ATORES E BONECOS A evolução da raça humana em poucos minutos.De um casal na Idade da Pedra para um casal atual

O MUNDO QUE VIVEMOS


Texto para um casal de atores e manipulador

                                    CENA 1

(NO ESCURO, RUÍDOS DE CHOQUE E GRANDES EXPLOSÕES DE ALGO EM EBULIÇÃO. GRANDE EXPLOSÃO, LUZES PISCANDO E ENTRAM EM CENA A TERRA E A LUA ABRAÇADAS, GIRANDO LOUCAMENTE, POR UM CERTO TEMPO, SE ACALMAM, MAS CONTINUAM GIRANDO ABRAÇADAS.)
LUA _ Que houve? O que aconteceu? Eu não entendi nada!
TERRA_ Tolinha, isso sempre acontece. É o inicio de tudo. Depois de uma gigantesca expansão o universo se retrai e se aperta, se aperta num lugar só, e depois, por não agüentar tanta pressão, explode e assim surgem os planetas, ou seja, nós! É o tal do Big Bang!
LUA - Então, eu sou um planeta?
TERRA_ Não! Você é muito pequena, só serve pra ser meu satélite. Gire ao redor de mim, não muito longe. Você ainda esta meio torta, (O SATÉLITE DEVE TER UMA FORMA MEIO TORTA, DISFORME) mas com o tempo vai ficar bem redondinha, como qualquer planeta que se preze. Sai pra lá, queridinha. Me dê espaço para eu girar....
LUA – Mamãe (papai), posso dar nome pra esses outros planetas que estão girando lá longe?
TERRA - Dar nomes? Que idéia interessante, querida. Pode, sim. Mas não me chame de mamãe, por favor. Meu nome é planeta Terra, e o seu será Lua, muito prazer!
LUA – Vou começar por aquele pequenininho ali. Tem só 4.800 quilômetros de diâmetro, deve estar fervendo de ficar pertinho da bola de fogo. Será Mercúrio, o outro, cheio de nuvens ao redor será Vênus, depois de nós tem o planeta Marte, vermelho e forte como um guerreiro. Olha!Somos nove planetas no total!Que lindos! Todos bem diferentes...
TERRA_ (PÕE A LUA NA SUA ÓRBITA) Sabe o que significa a palavra planeta? Significa astro viajante. Nós temos que viajar em círculos ao redor do astro mais forte do sistema, o Sol, aquela bola de fogo ali adiante. A nossa viagem é com roteiro marcado. Eu faço umas voltas ao redor do sol e você gira ao redor de mim, ta? O astro maior funciona como um imã atraindo os astros menores, como nós. Uma volta assim é chamada de rotação, é só girar ao redor do seu próprio eixo. Uma volta assim é a translação.
LUA - Então, você gira ao redor do Sol, e eu giro ao redor de você? Que legal!Mas o sol também viaja fazendo seu próprio caminho, que eu já percebi. Ta indo pra lá, veja!
TERRA - O Sol viaja para um ponto que esta situado entre Hercules e Lira. Esse ponto chama-se "apex". O sistema solar, isto é, o Sol e todos os seus planetas viajam a 20 quilômetros por hora em direção ao apex.
LUA – Então, os nossos são dois movimentos!Todas aquelas estrelas lá longe também são planetas como nós?
TERRA - Você não é um planeta, é um satélite!Um carrapicho que gruda na gente e não dá mais sossego. Não! Algumas são planetas, que refletem a luz do seu sol, como se fossem espelhos, e algumas são sóis. Os sóis são verdadeiras fornalhas que geram luz e calor. Alguns sóis possuem um sistema, ou seja, tem planetas girando ao redor dele. Muitas vezes esses sistemas são agrupados em galáxias. As galáxias giram num único sentido todos os astros juntos e então conseguem manter sempre o mesmo desenho no céu. Cuidado!(ABAIXAM-SE) Um cometa esta vindo em nossa direção pode destruir um de nós. Se eu me livrasse dele (APONTA A LUA) ia ser um alivio. Ufa! Passou longe. Um cometa é um astro que não foi atraído por nenhum sol e viaja solitário, trombando aqui e ali, um doido varrido. Um destruidor de planetas, isso sim.
LUA _ Mas era tão bonito. Tão colorido! Até fez tchauzinho pra mim. Mas me desequilibrou, vou ter que sair da minha órbita, mas eu volto viu, mamãe (papai), até mais. (LUA SAI)
TERRA_ Enfim, só!Não sei como tem planetas que agüentam um montão de satélites. (CONTA AO LONGE) Saturno tem nove satélites e Júpiter tem doze! Bom, Eu já estou girando a milhares de anos, sem ver nada de interessante nesse céu sempre quase igual, vou fazer algo para me distrair, no restante dos meus dias. Vou criar criaturas para habitar a mim mesmo. Só na superfície da minha pele. Criaturas insignificantes, pequeninas. Sim, e criaturas para alimenta-las, criaturas para encanta-las, criaturas para perturba-las.Vejamos, tenho todas as condições de dar a vida a esses novos seres. (COLOCA AS COISAS DITAS NUM RECIPIENTE) Luz, gases, carbono, oxigênio, água. Vou molda-las uma a uma, algumas vou colorir, outras vou deixar com a cor dessa massa, com licença, Volto já-já. Vou criar umas criaturinhas. (SAI)


                                        CENA 2

(ENTRA UM DRAGÃO SOLTANDO FOGO PELAS VENTAS. VOZ DO PLANETA TERRA.)
TERRA (OFF)_ Acho que essa criatura não vai dar certo.Vou ter que destruí-la e fazer outra tentativa.Ela vai destruir todas as outras criaturas que eu criar!
(ENTRA UM DINOSSAURO DERRUBANDO TUDO AO REDOR).
TERRA (OFF) _ Acho que essa criatura não vai dar certo, também.Vou ter que destruí-la e fazer outra.Estou errando no tamanho.Assim não vai haver florestas que cheguem para alimenta-las.Vejamos agora.
(ENTRAM PÁSSAROS, COELHOS, BORBOLETAS E OUTROS BICHINHOS DELICADOS E BONITINHOS MANIPULADOS POR VARAS OU FIOS)
TERRA - Esses serão para enfeitar o planeta. Preciso criar uma criatura que tome conta de tudo, que seja inteligente e saiba aproveitar os recursos que tenho. Vejamos:
(ENTRA UM SER DUPLO, UM HOMEM E UMA MULHER, VESTEM MALHA COR DA PELE, GRUDADOS PELA BUNDA, MAS CADA UM QUER IR PARA UM LADO E FAZER UMA COISA DIFERENTE.)
TERRA_ Acho melhor separa-los, fiz dois cérebros na mesma criatura. Acho que cada ser precisa de um só cérebro para dirigir sua vida. (OS SERES SÃO SEPARADOS SOB RAIOS E TROVOES) Vocês vão gerar filhos iguais para povoar toda essa terra, vão se alimentar dos frutos e folhas das plantas. Podem até comer alguns dos animais que vou fazer, mas não acho recomendável. Vão e se reproduzam... (HOMEM E MULHER SAEM CADA UM PARA UM LADO. FALAM LÍNGUA ININTELIGÍVEL.CRIAR CENA COMICA. )



                          CENA 3

(HOMEM E MULHER VOLTAM VESTIDOS DE PELES,COMO ROUPAS DA IDADE DA PEDRA, SOBRE A MALHA, AMBOS COLHEM FRUTAS)
HOMEM – Essa não! Isso mata.Vi uma onça morrer depois de comer essa fruta.
MULHER_ Onça não come fruta! Você ta querendo me enganar. Se eu largar essa fruta, você come depois.
HOMEM_ Estou falando a verdade. Vem, vou te mostrar um lugar que tem coisas muito gostosas para se comer. É por aqui. É preciso arrancar da terra e depois lavar no rio pra comer. (ARRANCAM CENOURAS DO CHÃO.)
TERRA (OFF) - Ai, ui, isso dói, gente. Pega leve, com tanta fruta pendurada nas arvores vocês vem arrancar raízes da minha pele?Isso dói. É igual arrancar os fios de cabelo de vocês. Mas se colher frutas ou flores e utiliza-las, isso não dói. Até me deixa feliz em ser útil!
MULHER _ Você ouviu alguma coisa?
HOMEM _ Não! Só estamos os dois aqui. Não tem mais ninguém.
Lembra que no dia que nós fomos separados a voz falou pra gente se reproduzir?
MULHER – É. Mas não sei como se faz isso. Se reproduzir!Fazer filhos iguais a nós mesmos. Eu até tentei, mas o barro secou e desmanchou todo, virou pó.
HOMEM_ Ë só observar os animais. Eles sabem se reproduzir e fazer filhos iguais. Vem eu vou te mostrar!

                                   CENA 4

(ENTRA ROTUNDA AZUL MARINHO PARA DAR CONTRASTE AOS PEIXES MUITO COLORIDOS.)
TERRA (OFF)-Enquanto eles vão descobrir como povoar todo o nosso planeta eu vou criar outras criaturas. Criaturas da água. Primeiro vou povoar os mares. Lá tem muito lugar pra botar seres interessantes. Vou começar pelo fundão. Lá embaixo onde tudo é muito escuro. Vejamos, eles vão ter que ter bocas grandes, pois lá vai ter poucas coisas para comer. Esqueci de explicar que as criaturas vão ter umas que comerem as outras, assim mantem o equilíbrio do mundo, senão a população de cada espécie ia crescer mmmmuito. Umas criaturas vão ter que depender das outras, vão ter que se ajudar, às vezes se destruir mutuamente. Vai ser um jogo interessante... Vão ter que aprender a depender uns dos outros, a ser solidários. E isso é difícil!(ENTRA UM PEIXE COM BOCA MUITO GRANDE COM DENTES PONTIAGUDOS) Mas como ele vai enxergar no escuro? Fosforescência!(PEIXE ACENDE UMA LUZ INTERNA) Lindo, lindo! Outro, (ENTRA OUTRO PEIXE DIFERENTE). Esse vai ter uma lanterna na frente dos olhos. (ACENDE UMA LUZ NA PONTA DE UMA HASTE NA TESTA DO PEIXE). Um ser mais dançarino... um polvo, uma água -viva! (ENTRA UM GUARDA-CHUVA QUE ABRE E FECHA, MUITO COLORIDO) Mais seres interessantes... Pena que ninguém vai poder vê-los. (VÃO ENTRANDO SERES MUITO ESTRANHOS, COLORIDOS E DANÇANTES) Esqueci de colocar olhos neste!(PEIXE FAZ SALTAR OLHOS IMENSOS PARA FORA. TODOS OS PEIXES DEVEM APRESENTAR SURPRESAS APÓS SE APRESENTAREM EM CENA. CRIAR CENA LUDICA, DIVERTIDA, COM OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE BONECOS.)






                                  CENA 5


TERRA (OFF) _ Estou adorando essa brincadeira!Ainda tenho muita massa aqui, mas depois eu penso em outras criaturas pra criar... Ah! Seres minúsculos quase invisíveis! Ou criaturas de muitas pernas, mas só um cérebro, sem brigas. Dois cérebros juntos vai dar problema.
(ENTRAM HOMEM E MULHER PUXANDO UMA FILEIRA DE FILHOS, PODEM SER BONECOS TIPO JOAO-BOBO SOBRE RODINHAS, UNIDOS POR FIO DE NYLON À MULHER. ESTÃO BRIGANDO.)
MULHER - Já falei que assim não dá, esses bichinhos, isto é, filhinhos, ficam atrás de mim o tempo todo, como posso ir caçar? Ou entrar na floresta perigosa? Eu fico aqui com as crianças e você vai buscar comida pra todos. Veja! Não param quietos, um segundo sequer. Vai logo. Estou morta de fome!
HOMEM_ Espere um pouco, eu vou. Estou sentindo umas dores no corpo todo como se muitos bichos estivessem me mordendo.
MULHJER – Não estou vendo nada, mas também estou sentindo. Que será isso? (COÇAM-SE MUITO)
TERRA (OFF) _ Gostei desses, pulgas, piolhos, percevejos e carrapatos...Que gracinhas, para obrigar esses seres a se cuidarem, tomar banho e ter higiene.Gostei.
HOMEM - Bem, eu vou atrás de comida pra esse bando. Assim aproveito e entro no rio pra me limpar. Fique aqui e me espere...
MULHER - Nós ficamos aqui. Podíamos cultivar plantinhas aqui perto, não? Eu vi as sementes pulando das arvores e fazendo nascer outras árvores iguais, Vamos procurar sementes das frutas e enterrar no chão. Vamos, crianças. (SAI COM OS FILHOS)



                             CENA 6

(ENTRA UM SER, COMO SE FOSSE UM BICHO NEGRO GIGANTESCO TODO CRAVEJADO DE MINUSCULAS LAMPADAS. O SER ANDA RODOPIANDO E PERCORRE TODO O PALCO PROCURANDO UM LOCAL PARA SE ESCONDER.)
TERRA (OFF)- Esse aí é o Universo inteirinho. Eu, o Planeta Terra, fico naquela pontinha ali, no joelho. Sou apenas um ponto nessa imensidão que é o Universo. Aqui ele aparece assim pequeno para vocês entenderem, viu? O universo é muito frio chega a 270 graus abaixo de zero. Precisa de muito amor para se aquecer, pobrezinho. Todos nós, planetas e sóis, somos seres vivos e vocês podem nos matar com essas coisas horríveis que vocês fazem, guerras, mentiras, poluição, raiva, ódio, rancor, e tudo isso que vocês conhecem de ruim. (UNIVERSO SAI, LENTAMENTE, APÓS URRAR E NAO ACHAR LOCAL BOM PARA FICAR.)


                             CENA 7

(MULHER E HOMEM ENTRAM VESTIDOS COM ROUPAS ATUAIS E CONTINUAM BRIGANDO)
HOMEM_ Já falei que assim não vai dar, temos que tirar o Junior do judô, da natação, da informática....é muita conta pra pagar.
MULHER _ Puxa, eu voltei a trabalhar, só pra manter as crianças nesses cursos todos e você quer parar de pagar? Eu não admito. Se eles ficarem a tarde toda em casa vou ter que pagar alguém pra cuidar das crianças.
HOMEM_ Você pára de trabalhar e cuida dos teus filhos. Está resolvido.
MULHER _ Não! Você fica com as crianças em casa. Você pára de trabalhar e cuida dos teus filhos. Eu não quero perder essa oportunidade de crescer profissionalmente.
HOMEM _ Você tá bem louca? Ou o que? Quem vai sustentar todas as despesas? É impossível conversar com você, meu bem. Tchau. (SAI)
MULHER _ Querido, vamos discutir melhor esse assunto, não é justo... (SAI)


                                   CENA 8

TERRA (OFF) _ Acho que nós vamos acabar tendo alguns problemas para eles tentarem solucionar.Eu vou me dar de presente para estes seres aí. Eles me parecem inteligentes o suficiente para cuidarem bem do planeta. Eles ainda não sabem que eu, o planeta, sou um ser vivo e posso morrer, desaparecer se não cuidarem bem de mim. Agora vou descansar e observar as criaturas que criei. Agora é com vocês aí, seres humanos! Confio em vocês!
(MULHER VAI CAMINHANDO E JOGANDO COISAS FORA, HOMEM, VESTIDO DE GARI RECOLHE TUDO EM SEU TRENZINHO COM LATAS DE LIXO RECICLAVEL)
MULHER _ Hum, esse refrigerante mata a sede mas engorda muito, cruz credo, Tchauzinho! (JOGA LATINHA NO CHAO, QUE GARI RECOLHE)
HOMEM _ Latinha de alumínio, vale um bom dinheiro, Já pra o lixo amarelo.
MULHER - Delicia de sanduíche! Mas o que faço com a embalagem? Tchauzinho! (JOGA NO CHAO)
HOMEM_ Papel, papelão! Já pro lixo azul! As arvores agradecem. Mas que mulher porca. Custa procurar uma lixeira? Quanto mais rico pior fica. Dona! Oi, dona. Aqui, ó! Aqui é o trem do lixo reciclável. Nesse latão a senhora joga o vidro, nesse aqui vai papel e papelão, aqui é o metal, nesse ultimo, marrom é o lixo orgânico, restos de comida, coisas que apodrecem rápido e viram adubo pras plantinhas. Por favor, a senhora não joga mais lixo no chão, que suja! E depois a chuva leva tudo pros bueiros, entope e inunda as ruas, entra água suja nas casas, e todos ficam doentes.
MULHER - Puxa, o senhor me desculpe. Lá na minha casa eu jogo tudo no lixo. Mas na rua...? Eu pensei que a chuva levava o lixo pros rios e dai, ele sumia....
HOMEM _ Não, senhora, o rio leva o lixo pro mar e polui as praias e leva doenças pra quem vai tomar banho de mar e também pra quem bebe água do rio, lava as roupas e faz comida com a água do rio.
MULHER_ Doenças? Cruz credo, Ainda bem que eu tomo banho todo dia.
HOMEM_ Banho? Mas a sua água é tratada ou é de poço? Se não for água tratada também pode dar doença... A água do banho vem do rio, mas se o rio tá poluído, mata os peixes e dá doença, coceira, urticária,verruga.
MULHER -(DÁ UMA BOLSADA NA CARA DO HOMEM) O senhor é um terrorista! Devia ir preso! Tchauzinho! (SAI)
HOMEM _ Eu, que sou terrorista? Eu, que sujo tudo? Se eu sou pago pra limpar é que tem quem suje tudo. Se ninguém jogasse lixo no chão, eu faria outro serviço. Mas eu adoro separar as coisas. Alias, isso não é lixo. Lixo é coisa que não serve pra mais nada. Mas isso tudo serve pra fazer mil coisas. Vidro, metal, plástico, papel. Se eu não precisasse vender essas coisas eu faria brinquedos e enfeites. Fiz uma casa pra mim só de garrafas de refrigerantes, e o melhor é que tem luz natural o dia todo, só acendo a lâmpada de noite, fiz cadeira de papelão, fiz rede pra dormir e balançar de garrafa pet, um montão de coisas úteis.Lá em casa é tudo de material reciclável.Só gasto dinheiro comprando comida, que a minha horta ainda tá muito novinha.
TERRA (OFF E ENTRANDO) -Bem, o resto da estória acho que vocês já conhecem, não vou perder meu tempo contando. Olhem para suas casas, seus amigos e vizinhos e verão como tudo continua. Mas eu estou contando tudo isso só pra avisar que é preciso que cuidem de mim, dos planetas, do universo, da sua casa, da sua rua, das matas, dos animais em extinção, da flora, da fauna e de tudo que a Natureza já criou e que ainda pode criar. Se eu criei seres tão inteligentes é porque eles podem dar um jeito de reverter essa situação. Eu sou a casa de todos os seres vivos e também posso morrer como qualquer um de vocês.Tudo que nasce um dia vai morrer e planetas não fogem a essa regra!
(MUSICA DE FINAL FELIZ)




FIM


                                                                                                      Lica Neaime
                                                                                                         2006

SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES:
texto de LICA NEAIME
TEL: (11) 37313666
END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P.
CEP:05594-030
E-MAIL:licaneaime@ig.com.br
Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem
ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro

Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.








Biografia:
Formada pela em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atriz, bailarina, cenógrafa, figurinista, bonequeira, entre tantas outras atividades. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. Dramaturgia. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES: texto de LICA NEAIME TEL: (11) 37313666 END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P. CEP:05594-030 E-MAIL:licaneaime@ig.com.br Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.
Número de vezes que este texto foi lido: 59422


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LICA NEAIME
Poesias O VELHO DO TOPO DO MUNDO LICA NEAIME
Teatro SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO NA AMAZÔNIA LICA NEAIME
Teatro O MISTÉRIO DAS PRINCESAS LICA NEAIME
Poesias O FAROLEIRO DA ILHA DA MOELA LICA NEAIME
Teatro O ALUGUEL DO PLANETA TERRA LICA NEAIME
Teatro AMOR E TRAIÇÃO NO FUNDO DO MAR LICA NEAIME
Teatro O MUNDO QUE VIVEMOS LICA NEAIME
Teatro ELA É UM SER DE OUTRO PLANETA LICA NEAIME
Teatro A CASA DO VOVÔ ERNESTO LICA NEAIME

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61659 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61608 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61492 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61072 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 59992 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59985 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59972 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59958 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59926 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59884 Visitas

Páginas: Próxima Última