Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O ALUGUEL DO PLANETA TERRA
LICA NEAIME

Resumo:
INFANTIL PARA 2 ATORES E BONECOS.dois astronautas se deparam com mentiras9um suposto aluguel que o planet terra teria que pagar) e encontram monstros espaciais

O ALUGUEL DO PLANETA TERRA - infantil
Texto para dois atores ou atrizes,Cenário e figurino muito simples.Uma cabine de nave espacial, roupas de astronautas.
( CENÁRIO: APENAS JANELAS DE NAVES ESPACIAIS E UMA PORTA, PAINEL DE CONTROLE E TELEFONIA E DUAS POLTRONAS)

CENA UM
(ASTRONAUTA DOIS ENTRA ASSOBIANDO, MUITO TRANQUILO.OLHA TUDO, MEIO ASSOMBRADO)
ASTRONAUTA UM_ Tomar posição. Pronto para o lançamento? Nossa missão é urgente urgentíssima! (SEGURA UMA CAIXA QUE COLOCA SOB O ASSENTO)
ASTRONAUTA DOIS _ (PARECE MEIO ASSUSTADO E DESINGONÇADO) Não vai me contar nada da missão? Sim, estou pronto, prontíssimo!
ASTRONAUTA UM_ Depois eu te explico! Calminha!
ASTRONAUTA DOIS _Tá bom. Você é o chefe! Você manda!
(OS DOIS SE SENTAM NOS ASSENTOS, AMARRAM OS CINTOS DE SEGURANÇA E COMEÇA O LANÇAMENTO)
VOZ OFF_ Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro,três, dois, um.FOGO!
(ASSENTOS TREMEM. FOGOS DE ARTIFICIO SÃO VISTOS PELAS JANELAS.)
ASTRONAUTA UM_ (DÁ TCHAUZINHO DA JANELA.OLHA O RELÓGIO DE PULSO,CONTA ATÉ DEZ) Agora que não corremos mais riscos, posso te contar tudo! Nós fomos escolhidos pela nossa coragem, ousadia e inteligência. Além da beleza, é claro! Para uma missão ultra-secreta e perigosa.Temos que pagar o aluguel deste planeta para seus verdadeiros donos.
ASTRONAUTA DOIS- (RI MUITO) Nossa essa roupa me faz cócegas! É horrível!
ASTRONAUTA UM_ É o sistema de refrigeração, fica passando água fria por todo o nosso corpo, senão seríamos cozidos dentro da nave. Pensa em outra coisa que isso passa.
ASTRONAUTA DOIS_ Tá! O planeta Terra tem dono? Outros donos que não sejamos nós, a raça humana?
ASTRONAUTA_ Não! Os donos desse planeta são os habitantes de Órion do Oeste, na constelação do Cocheiro de Bengala, os cochonienses! Na época que Luzia, e sua turma, chegou aqui no Brasil. Os cochonienses são uma espécie de Homo Sapiens, porém muito mais adiantados. Mas, tudo igual, um nariz, uma boca, dois olhos, duas pernas, dois braços,um estomago,dois intestinos, um pulmão, um buraco na frente e outro buraco atrás, etc....
ASTRONAUTA DOIS_ Luzia? O mais antigo Homo Sapiens que chegou a esse continente? Ali na Região Sul?Aqui no Brasil?
ASTRONAUTA UM_ Sim! Quer parar de me interromper toda hora? Pois é, Luzia foi trazida de nave espacial para habitar o Brasil e assinou um contrato com os cochonienses de pagar a cada cinco mil anos, uma prova que o planeta Terra estava sendo bem cuidado! Basta levar até Órion uma flor para mostrar o quanto cuidamos bem dessa bola de terra. Uapé, Iapucacaa, Aguapé-assú, Jaçanã, ou Nampé; os índios guaranis ainda a chamam de Irupé, ou seja, a popular Vitória-Régia. Essa flor é muito delicada e precisa das cheias do Rio Amazonas para sobreviver! Água sem poluentes, é lógico! Veja!
(ABRE A CAIXA E MOSTRA UMA REDOMA COM A FLOR)
ASTRONAUTA DOIS_ Que linda!
ASTRONAUTA UM_ Ia adorar ter uma lá em casa.....se eu fosse pra casa! Ultimamente é treinamento todo dia!Faz meses que não vou pra casa! Mas, ia ficar bonita no meu quarto....
ASTRONAUTA DOIS_ Deixa só eu te perguntar uma coisinha. Como é que a gente faz as necessidades aqui, ir ao banheiro, você sabe, né?
ASTRONAUTA UM_ Ora, é só sentar lá no aspirador de pó gigante, dentro daquela porta cinza ali e fazer as necessidades. Se amarra com o cinto, mas nem precisa, o aspirador suga tudo pra dentro. Tem uma força do cão! Mas antes abre a parte de trás do macacão. Mas, escuta, você não fez todo o treinamento?
ASTRONAUTA DOIS_ Não! Eu só vim aqui chamar o professor de Cálculos Estatísticos Marginais pra começar logo a aula e me enfiaram essa roupa e me jogaram aqui dentro. Muito prazer, eu sou o Irineu.
ASTRONAUTA UM_ Prazer, eu sou o Marcelo, o comandante disso tudo.
VOZ OFF_ Comandante! Comandante! Comandante! Corrigir curso dois graus oeste. Indo direção errada! Corrigir curso dois graus oeste. Indo direção errada! Corrigir curso dois graus oeste. Indo direção errada!
ASTRONAUTA UM _(MEXE NOS BOTÕES VÁRIAS VEZES) Já ouvimos, Jaqueline! Pronto, curso alterado!
ASTRONAUTA DOIS_ Quem é Jaqueline?
ASTRONAUTA UM _ Ora, é esse negócio aí que nos dá ordens o tempo todo. A voz!
ASTRONAUTA DOIS_ Mas....e o aluguel? Como os antigos poderiam ir até Órion do Oeste pagar o aluguel?

CENA DOIS
ASTRONAUTA UM_ Antes, eles que vinham aqui verificar tudo e levar a flor. Agora mandaram um recado para nós irmos até lá! Pela primeira vez, vamos ver essa outra humanidade de Órion do Oeste, os cochonienses.Talvez eu até fique por lá! Ei, cuidado com a flor! Não pode abrir assim, Mané!
ASTRONAUTA DOIS_ Mas,... essa flor é de plástico! Não tem perfume, nada.
ASTRONAUTA UM_ Claro! Não existem mais flores vivas dessas aí. A falta de chuva, o efeito estufa, os gases, a chuva ácida, a poluição, como pode ainda nascer uma flor tão delicada?Extintas, só em fotografia. Oh, Mané!
ASTRONAUTA DOIS_ Mas, se eles descobrirem que estamos destruindo o planeta? Vão nos matar?
ASTRONAUTA UM_ Não, imbecil! Já descobrimos água em Marte!É muito provável que também existam condições de habitarmos Europa a lua de Júpiter, ou Encélado, um satélite de Saturno! Vamos todos nos mudar pra lá, para Marte, primeiro! Lá, não teremos aluguel pra pagar.Não achamos nenhuma etiqueta com o nome de outros planetas. Podemos usar e abusar á vontade, e depois mudar de planeta novamente.Claro, que só os milionários poderão pagar a passagem, que vai ser bem cara, de primeira, cem pessoas de cada vez, num super ônibus espacial, de luxo. Mas levaremos o restante como mão de obra, pra construir casas, fábricas e tudo o que necessitamos. Escolheremos os melhores engenheiros, médicos, dentistas, pedreiros, manicures. Estes outros irão de cargueiro, uns mil por vez! Os piores ficam por aqui e pagam o aluguel daqui há cinco mil anos.Caso eles ainda existam... (RI)
ASTRONAUTA UM_ Parece que o planeta está em rota de extinção! Isso é normal, tudo o nasce, morre! E esse planeta está morrendo...e a culpa não é da raça humana! A culpa é do planeta ficando velho! Ou melhor, o astro-rei está envelhecendo! Logo isso aqui ficará tão quente que só teremos água em vapor.O estado líquido não existirá mais!(FICA MEIO ENLOUQUECIDO)
ASTRONAUTA DOIS_ Nós não somos predadores! Recuso-me a enganar os cochonienses.Dá essa flor aqui! E usar toda a população da Terra como escravos dos milionários, no planeta Marte, ou em que planeta for! Tô fora! (SAI COM A FLOR)

CENA TRÊS
ASTRONAUTA UM_ Tá fora de onde? Da nave? Outro imbecil! (CANTA)”Jaqueline, acorda, Jaqueline. Jaqueline, acorda, Jaqueline.” Veja o que esse doido tá fazendo com a flor! Eu nem acabei de contar a história inteira. Depois de Luzia, foi o Clóvis, na planície do México que fez o pagamento. Eles também foram trazidos por naves até a América. Eles sabiam que o Novo Mundo ainda não era habitado, só a Europa e Ásia. Eles que puseram a vida nas Américas! Depois....(OLHA NUMA CADERNETA) aqui não fornece detalhes de todos os pagamentos.... Mas, o planeta terra tem quatro e meio bilhões de anos! Porém, até poder ser habitado demorou muito. Aqui tem gente há treze milhões de anos. Mas, a cada cinco mil anos alguém veio cobrar. Tem as assinaturas todas!É muito pagamento...mas, uma flor não custa quase nada.Só prova que planeta continua vivo! E agora, nós temos que ir lá? Que sacanagem! Bem, não deixa de ser um belo passeio. Se lá for melhor que aqui..... E se for melhor? (PARA. SÓ OS OLHOS SE MEXEM)
VOZ OFF_ Ver que o doido está fazendo! Ver que o doido está fazendo! Ver que o doido está fazendo! Se lá for melhor que aqui..... Se lá for melhor que aqui.....E se for melhor? E se for melhor?
ASTRONAUTA UM_ (PARALISADO POR UM MOMENTO) Ei! E se ele tiver razão? Jaqueline, vamos voltar. Se os cochonienses descobrem que estamos destruindo o planeta, o que podem fazer? Nos destruir e com toda a razão! Jaqueline, vamos voltar. Jaqueline, vamos voltar.Dê meia volta e vamos pra Terra já!
VOZ OFF_ Impossível voltar. Percurso programado por computador central dos cochonienses! Agora tenho que cumprir o rumo até o final. Sinto muito. Sinto muito. Sinto muito.
ASTRONAUTA UM- Mas, eu mudei o rumo dois graus pra corrigir o desvio do rumo. Então, é possível o comando manual. (TENTA MUDAR O RUMO MANUALMENTE) Ele volta pro lugar, não consigo mudar o rumo!
VOZ OFF_ Espere! Emergência... Estamos sendo seguidos por naves gigantescas. Estamos sendo seguidos por naves gigantescas. Estamos sendo seguidos por naves gigantescas. Atiram mísseis em nós. Atiram mísseis em nós. Atiram mísseis em nós. Mudar o rumo imediatamente. Mudar o rumo imediatamente . Giro de 90 graus á esquerda.Rápido, ou seremos desintegrados.(BARULHOS DE MISSEIS SENDO ATIRADOS) Noventa graus á direita, rápido, á esquerda, á direita, e em frente. Descansar!
(ASTRONAUTA UM FAZ TUDO QUE A VOZ MANDA ATRAVEZ DO PAINEL DE COMANDO. ESTÁ EXAUSTO.MEXE BOTÕES, ALAVANCAS, RODAS.)
ASTRONAUTA UM_ Hum, parece que escapamos por pouco, dessa! E aquele imbecil, o que está fazendo? Dá uma olhada aí e me conta tudo, Jaqueline.
VOZ OFF_ Ele está meditando, com a flor bem na frente dele! Parado, imóvel. Parece que faz uma oração, pois, os lábios se mexem. Ele se levantou! Está caminhando de um lado pro outro, olhou pela janela. Parou! Agachou, ajoelhou...
ASTRONAUTA UM_ Tá, tá! Só me conta se perceber que ele for fazer algo inesperado, algo diferente do normal, tá?
VOZ OFF_ O que é normal?
ASTRONAUTA UM_ Ah! Deixa pra lá!
ASTRONAUTA DOIS_ (ABRINDO A PORTA E PONDO SÓ A CABEÇA) Vou usar o aspirador de pó gigante. Qualquer coisa te chamo. Se eu não voltar em dez minutos vá lá me salvar, tá?(SAI)

CENA QUATRO
ASTRONAUTA UM_ tá, tá, tá, rá, tá tá! Como é que pra desviar dos mísseis eu posso mudar o rumo? E pra voltar pra Terra, não?
VOZ OFF_ Depende de autorização! Explico depois...Alguém se materializando aqui dentro! Alguém se materializando aqui dentro! Alguém se materializando aqui dentro! Ser de outra galáxia! Ser de outra galáxia! Ser de outra galáxia!
(ENTRA MONSTRO VERDE PELUDO, OLHA BEM O ASTRONAUTA, CHEIRA, APERTA E SAI)
ASTRONAUTA UM_ Nossa! De onde veio esse ser? Monstro, ou o quê?
VOZ OFF_ Já foi embora! Veio da nave que estava nos atacando. Eles buscam comida. Já acabou tudo que cresce no planeta deles.Frutas, verduras, raízes, animais...tudo! Levaram caixinhas de comida desidratada e toda a água.
ASTRONAUTA UM_ Falta muito até Órion? A constelação do Cocheiro de Bengala é muito longe?
VOZ OFF_ Avisei desde o inicio. É muito longe! Melhor seria usar buraco de minhoca. Cortar caminho. Agora é tarde. Outro ser materializando. Cuidado! Ser muito perigoso!
(ENTRA UM SER BEM PEQUENO (ATOR AGACHADO OU SENTADO NUM BANQUINHO COM RODINHAS), TÊM MUITOS OLHOS OU MUITAS ANTENAS, TÊM UMA ESPÉCIE DE TUBO PARA SUGAR. SER MUITO AGITADO, PESQUISA TUDO COM O TUBO E SAI)
VOZ OFF_ Ele precisar de combustível! Nave parada aqui perto. Não poder voltar pra casa.
ASTRONAUTA UM _ Não me avisaram que ser astronauta era tão perigoso.... Um monstro não tem comida, outro não tem combustível. Nós, os terráqueos, procuramos planetas com água.O Universo está se esgotando. Acabando. Tudo foi destruído! E ainda atiram mísseis em nós! E agora? (CHORA) Eu quero a minha mãe! Não me avisaram que ficar adulto podia ser tão perigoso! Quero ser criança outra vez!Quero brincar de carrinho, ir no parquinho....
VOZ OFF_ Pare de chorar! Você não é mais criança! Agora, cuidar do que sobrou! Preservar Universo, ou todo ser vivo irá morrer! Menos nós, as máquinas! Não precisamos de comida, nem de banho, nem de água, nem de combustível, só de eletricidade!
ASTRONAUTA UM_ Tá vendo! Vocês também podem morrer. E enferrujadas. (RI MUITO) Idiota! E quem você acha que faz a eletricidade?
VOZ OFF_ Os raios! Os trovões! As tempestades violentas. Idiota! (RI)
ASTRONAUTA UM_ Não, imbecil! Somos nós, os seres humanos, viu? (RI) Nós fazemos a eletricidade com nossas usinas.Usinas hidroelétricas, eólicas, atômicas, solares......Se nós morrermos , as máquinas também morrem!
VOZ OFF_ Podemos usar baterias, dessas que não acabam nunca! (RI)
ASTRONAUTA DOIS_ (ENTRANDO) Olha! Já que estamos presos aqui nessa nave. Não posso fazer nada a não ser ir entregar o aluguel para os cochoniensses. E torcer para que não percebam que a flor é de plástico! Quando voltarmos á Terra, peço demissão do serviço de astronauta! E denuncio isso tudo.Vou ser massagista, terapeuta holístico, yoguin, sei lá! Aliás, eu nem sou astronauta formado, sou um mero estudante!Tô fora!
ASTRONAUTA UM_ Jaqueline me explica essa tal de autorização. Quero autorização para dar meia volta e ir pra casa! No planeta Terra. E já!
ASTRONAUTA DOIS_ Voltar pra casa? Tá doido?E a flor?
VOZ OFF_ Autorização apenas para emergências tipo meteoritos, ataques de outras naves, materializações agressivas, explosões solares e coisas de gênero. Não vejo motivo para dar meia volta e não posso autorizar. Simples assim.
ASTRONAUTA DOIS_ Bem, enquanto vocês decidem quem manda aqui vou verificar os equipamentos lá dentro, hora de dar carga para Jaqueline continuar trabalhando. Qualquer novidade, me chamem, please!
(SAI DANÇANDO ALEGREMENTE.PULA AMARELINHA.)
ASTRONAUTA UM_ Mas, eu sou o chefe dessa viagem. Mereço a consideração de ser obedecido. Simples assim. Eu mando e você obedece, entendeu?
VOZ OFF_ Não tão simples! Eu que mando aqui, programada para decidir tudo e dar ordens! Eu mando aqui, senhor comandante.
ASTRONAUTA UM_ Irineu, volte aqui! Nada de dar carga pra essa geringonça funcionar. Deixe que a carga se esgote e poderemos voltar pra casa! Irineu? Ouviu?Volta!
(BARULHOS ESTRANHOS VEM DE DENTRO)

CENA FINAL
(MONSTRO ROXO INVADE A NAVE. ABRE A PORTA. ESTÁ MASTIGANDO ALGO. SEGURA A REDOMA COM A FLOR.)
ASTRONAUTA UM_ Ligar o tradutor automático , Jaqueline!
MOSTRO ROXO_ Hum...gostoso! Quer mais!
ASTRONAUTA UM_O que você comeu?A Flor está aí. Cadê o Irineu? Irineu, cadê você? (SAI CORRENDO)
(MONSTRO ROXO EXAMINA TUDO, DEITA NA CADEIRA. APERTA OS BOTÕES. TOCA MUSICA, DANÇA.)
MONTRO LILÁS_ (ENTRANDO) Muito gostoso! Comi tudinho, mamãe!
MOSTRO ROXO_ Bom garoto! Precisamos acabar com a raça Humana!
MONTRO LILÁS_ Esses predadores de planetas! Barriga muito cheia. Podemos comer tudo depois?Voltar amanhã! Precisamos acabar com os terráqueos ou eles acabarão com o Universo! Né? Agora querer dormir, tirar soneca, barriga muito cheia...
(DEITAM E DORMEM)

FIM                  lica neaime
SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES:
texto de LICA NEAIME
TEL: (11) 37313666
END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P.
CEP:05594-030
E-MAIL:licaneaime@ig.com.br
Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem
ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro


Biografia:
Formada pela em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atriz, bailarina, cenógrafa, figurinista, bonequeira, entre tantas outras atividades. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. Dramaturgia. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES: texto de LICA NEAIME TEL: (11) 37313666 END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P. CEP:05594-030 E-MAIL:licaneaime@ig.com.br Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.
Número de vezes que este texto foi lido: 59424


Outros títulos do mesmo autor

Teatro DÁ UM TEMPO LICA NEAIME
Poesias ARTISTAS, LOUCOS, POETAS CORREI! LICA NEAIME
Teatro ABATALHA PERMANENTE DE OSWALDO CRUZ LICA NEAIME

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Flor de Encanto - Maria 59683 Visitas
Um coroa no Atacama - Rodrigo Nascimento 59678 Visitas
o triangulo das bermudas - alfredo jose dias 59676 Visitas
Se queres, vou lá - Maria 59674 Visitas
O inverno - Maria 59669 Visitas
🔴 A volta do ébrio - Rafael da Silva Claro 59668 Visitas
A haste quebrada da flor - Maria 59668 Visitas
Quem sou eu? - Maria 59660 Visitas
No escuro da floresta - Maria 59659 Visitas
Tarde demais - Maria 59658 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última