Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
DÁ UM TEMPO
LICA NEAIME

Resumo:
Dois irmãos estudam/mexem com o tempo e um extra-terrestre perdido no espaço/tempo.

Dá um TEMPO!
texto curto sobre ciências
PARA UM CASAL DE ATORES E UM BONECO (OU ATOR).

PERSONAGENS
RENATA e PEDRO _irmãos, adolescentes, roupas normais.
GLUNCHSTY_ ser extraterrestre, também adolescente, veste roupas futuristas, com painel de botões no tórax, com luzes pisca-pisca, faz movimentos de ginástica olímpica, como dar estrela, salto mortal, cambalhotas e rodopios, etc, meio atrapalhado e sensível, mas engraçado. É uma espécie de clown. Pode ser feminino ou masculino. Ator ou boneco.
CENARIO - qualquer cômodo da casa, quarto, sala ou cozinha, grande relógio ao fundo (parado), uma janela (com cortina, que pode ser usada para projeções) e um grande radio lateral, junto á TV.
                                               Cena 1

(RENATA DANÇA A MESMA COREOGRAFIA LENDO UM LIVRO E PEDRO JOGA VÍDEO GAME. REPETEM OS MESMOS GESTOS INÚMERAS VEZES, SEMPRE NA MESMA CADÊNCIA E SEQÜÊNCIA. SOM DO RADIO REPETE APENAS E CONTINUAMENTE: ¨O TEMPO NÃO PÁRA, MEU AMOR¨.... (RUIDO DE ALGO QUEBRANDO, RENATA E PEDRO CONGELAM)
RENATA_ Nossa! O tempo parou, veja, faz horas que o ponteiro do relógio não sai do lugar.
PEDRO_ Deixa de ser idiota, Renata, o tempo não para nunca. O relógio quebrou, é só concertar. E parece que esse vídeo também. Nada quer sair do lugar nessa casa!A casa que quebrou inteira, não foi o tempo que parou, idiota!
RENATA _O tempo parou sim! Eu estou lendo a mesma linha desse livro há horas. Estou estudando sobre o espaço-tempo, e a musica do radio não sai desse refrão, Ouça: "o tempo não pára, meu amor, o tempo.., o tempo não pára, meu amor, o tempo... o tempo não pára, meu amor, o tempo..." Você não reparou que ta tudo igual há horas? Veja que interessante está escrito aqui: eventos separados no tempo de apenas 1 segundo estão separados a 300.000 km um do outro no espaço-tempo.
PEDRO_ Loucura! Então, já deve estar na hora do futebol, vou mudar de estação, com licença. Meu time vai dar uma goleada no seu, que nem vou te contar.
RENATA_ Bobo! Goleada no meu time? Só se todos os nossos quebrarem as pernas e se derem uma bola pra cada jogador do seu time. Muda de estação, rápido.
RADIO_ E assim, senhoras e senhores, os jogadores não conseguem sair do vestiário, eles voltam sempre pro chuveiro. O jogo vai ser adiado até alguém conseguir descobrir o que esta acontecendo... Parece que todos os relógios estão quebrados hoje. Assim não é possível senhoras e senhores, os jogadores não conseguem sair do vestiário, eles voltam sempre pro chuveiro, já colocaram o uniforme umas dez vezes. ! O jogo vai ser adiado até alguém conseguir descobrir o que esta acontecendo... Parece que todos os relógios estão quebrados hoje.
Os cientistas acabaram de descobrir mais duas luas ao redor do planeta Saturno. Todas as duas tem mais que três mil metros de diâmetro. Saturno agora tem no total trinta e três luas. Será que foi isso a causa da parada do tempo no nosso planeta?
RENATA_ Será que foi isso a causa da parada do tempo no nosso planeta? Pode ser. Cientificamente uma lua de Saturno não tem poder para parar o tempo de um planeta distante como o nosso. Mas duas luas de três mil metros de diâmetro... Ou será? Bem, pensando melhor, se um satélite girar numa órbita contraria ao dos outros poderia exercer uma atração inversa.... e parar o tempo, sim.(COM CALCULADORA).É possível!
PEDRO _ Renata! Isso é impossível. As luas já existem há séculos, apenas foram descobertas agora. Isso não altera em nada. O tempo não para, só os relógios param, porque são maquinas e maquinas quebram. Não pira, mulher. Não sei por que Deus fez as mulheres tão burras. Oh! Céus, será que não dá pra corrigir esse pequeno erro da Natureza? Num toque de piscar os olhos assim? (PISCA E OLHA SE RENATA MUDOU)
RENATA _A Natureza não precisa corrigir o que já nasceu perfeito, meu bem. Perfeito e inteligente, além de bonita e gostosa, ah, ah, ah!
PEDRO _ Ta bom, senhor todo-poderoso, desculpe a minha insistência. Mas faz o jogo começar, por favor...
(REPETIR MESMOS GESTOS. CONTINUAR NORMALMENTE DEPOIS.)
RADIO _Os cientistas acabaram de descobrir mais duas luas ao redor do planeta Saturno. Todas as duas tem mais que três mil metros de diâmetro. Saturno agora tem no total trinta e três luas. Será que foi isso a causa da parada do tempo no nosso planeta? Epa! O tempo parece que andou alguns segundos, eu consegui ler a próxima noticia, gente! Ouçam isso... Ataques do PCC em São Paulo deixam a cidade aterrorizada. A população permanece refém em suas próprias casas com medo de sair às ruas. Isso é um a irresponsabilidade de nossos governantes!Ficar a mercê de bandidos! Isso é um a irresponsabilidade de nossos governantes!Ficar a mercê de bandidos!

                                               Cena 2

RADIO _O planeta Plutão não é mais considerado planeta. Um grupo de cientistas decidiu que Plutão, a partir de hoje será...um planeta-anão!Gente! Estou conseguindo ler as outras noticias... o que será que está acontecendo?Os jogadores, parece que estão conseguindo subir a escada, mas não....
RENATA_ Vou desligar essa porcaria, não vai ter jogo mesmo. Pra ficar ouvindo o que já sabemos. Vou pesquisar no meu livro sobre as conseqüências das teorias de Einstein.
PEDRO_ A teoria da Relatividade? O que pode ter com tudo isso?
RENATA_ Einstein desenvolveu várias teorias. Algumas eles descartou por serem meio absurdas. Mas alguns cientistas as tiraram do lixo e estão desenvolvendo as conseqüências dessas novas idéias. Deixa-me ir rápido antes que tudo pare novamente.(PEGA UM LIVRO) Aqui, Pedro: a matéria escura que mantém o Universo unido, produz rugas no espaço-tempo, curvando os raios de luz que por ali passam. Só pode ser isso!
PEDRO_ Mas e espaço-tempo só pode produzir rugas se fosse linear e já sabemos que não é retinho como uma linha ou como essas toalha da mesa....
RENATA_ Isto é um absurdo, que você está falando.Veja essa figura da matéria negra. Parece uma teia invisível. (MUSICA ESTRANHA) Epa! O que é isso?
(UM E.T. MATERIALIZA-SE EM CENA. TEM UMA ESPECIE DE PAINEL COM TELA E MUITOS BOTOES NO TORAX. SE FOR NECESSARIO FAZ PROJEÇÕES NA CORTINA PARA ESCLARECER SUAS FALAS.)
GLUNCHSTY_ Oi! Aonde vim parar? Fui abduzido pra nave de vocês?
PEDRO _Isso é nossa casa. Ou melhor, um apartamento. Nós moramos aqui. É um lugar fixo, não se move, entende? Um lar, lugar onde as pessoas moram! Você que fez o tempo parar?
E GLUNCHSTY__ Eu não fiz nada. Estar apenas colhendo amostras de todo o Universo na minha nave quando tudo ficou paralisado e fui abduzido. Não fiz nada, juro. Favor, devolvam pra minha nave. Não poder ficar girando sozinha no espaço. Ser perigoso!Precisa continuar missão de recolher amostras. Não poder entrar em contato de primeiro grau com seres vivos. É perigoso! Quero voltar pra minha nave já, AGORA, agorinha mesmo!(CHORA)
RENATA _Não chore que não vai adiantar nada. O Universo está quebrando, pára e volta a andar. Acho que se formou uma nova ruga.
GLUNCHSTY_ Sim! Isso acontece a cada dois milhões de anos na galáxia de vocês. O espaço-tempo entra em crise e dá uns soluços. Logo tudo volta ao normal. Não se preocupar. Provavelmente um novo big-bang esteja acontecendo em algum lugar muito distante e o reflexo venha até vocês, como uma onda gigantesca a cada dois milhões de anos. Como atirar pedrinhas num lago. Esperem, estou detectando outros dois seres vivos nesse recinto. Não deixem mais ninguém se aproximar de mim, por favor!
PEDRO _Mas só estamos nós dois aqui no apartamento. Não há mais ninguém. Pode ter certeza. Nossos pais só chegam amanha!
GLUNCHSTY_ (SE ESCONDENDO, TREMENDO DE MEDO) Um ser escuro de uns cinco centímetros, debaixo daquela peça e um ser maior, de uns dez centímetros, clarinho, correndo ali.
PEDRO _(PEGANDO UMA PÁ DE LIXO) Sim, há uma barata bobona, debaixo dessa peça.(JOGA A BARATA PELA JANELA) E há uma lagartixa boboca ali. (TAMBÉM JOGA PELA JANELA) Não devemos matar seres vivos, não acha? São inofensivos e ajudam a Natureza.
GLUNCHSTY_ Sim. Todos têm o mesmo direito à vida, mas eu tenho receio de contaminação. Seres pequenos carregam muitos micróbios. Obrigado!
RENATA _ Vejam que interessante, o espaço é como essa toalha da mesa, às vezes enruga assim, às vezes forma umas bolsas (PEGA UM PEDAÇO DA TOALHA E TORCE FORMANDO UMA BOLSA. GLUNCHSTY AJUDA) Isto são as galáxias, existem várias pelo universo, mas nem todas tem a mesma forma, algumas tem uma forma retorcida, algumas tem outras dimensões.
GLUNCHSTY_ Sim, existem muitas galáxias, talvez muitos outros universos. Ninguém saber tudo que existir pelo espaço.
PEDRO _Isso tá ficando interessante, não acha senhor? Como podemos chamá-lo, senhor E.T.?
GLUNCHSTY_ Meu nome ser Glunchsty!Prazer!Vocês perigosos?Atacar Glunchsty?
RENATA _Não! Somos terráqueos adolescentes, entende? E queremos só nos divertir, mas esta difícil. O tempo está parando toda hora. Não conseguimos nos divertir nem estudar assim...
GLUNCHSTY_ Nada fica parado, mesmo quando nós não nos movemos o tempo se move e caminha sempre para o futuro. Ser a famosa seta do tempo: passado, presente e futuro!Não ser possível corpo se mover no espaço sem se andar no tempo, entende?(USA O RELOGIO PARADADO PARA EXPLICAR) No espaço-tempo estamos sempre em movimento, ficar parado significa apenas que não nos deslocamos no espaço, mas não no tempo.Tempo nunca pára!O tragico de tudo isso é que não paramos nunca de envelhecer, só isso!(CHORA)

                                 Cena 3

GLUNCHSTY_ (SE RETORCE NUMA CAMBALHOTA ENGRAÇADA) Bem, de qualquer forma tudo o que acontece no espaço leva muito tempo pra chegar até aqui! Por exemplo, tudo o que acontece no satélite de vocês leva um minuto pra vocês poderem ver.
RENATA _ Sim, a Lua pode ter explodido ou desaparecido e nós só vamos saber daqui a um minuto?
PEDRO _Então, essas ondas podem ter ocorrido há muitos anos atrás e só estão chegando agora?
GLUNCHSTY_ Exatamente!Um ser em Vênus se olhar pra esse planeta iria ver o Pedro Alvarez Cabral saindo de Portugal e chegando ao Brasil pela primeira vez!Eu conheço toda a história desse planetinha, e desse país..Ah, ah!
PEDRO _ Mas isso aconteceu há quinhentos anos atrás!
GLUNCHSTY_É a distancia entre esses dois planetas. A luz demora quase trezentos milhões de metros por segundo pra percorrer o espaço. Nós só vemos porque existem ondas de luz!(FAZ UMA COREOGRAFIA E UMA MUSICA PARA AS ONDAS DE LUZ) Agora imagine um planeta muito distante ao olharem pra cá, verão milhões de anos atrás, ou seja, só verão amebas e micróbios, o inicio da vida. Não ver nada de longe. Conclusão deles: planeta desabitado, não ter vida!Entende?
RENATA _Hum!Um planeta muito distante acharia que a Terra é um planeta inabitado, onde a vida inteligente não teria chance!Seriamos só uma bola de fogo esfriando, sem vida...
PEDRO _Um planeta não tão distante veria a época dos dinossauros e pensaria ser impossível desenvolver a raça humana, tão frágil em relação àqueles monstros.
RENATA _Mas então o mesmo vale para os nossos cientistas que não conseguem achar vida em planetas distantes. Isso é quase impossível, ver a vida nessa velocidade da luz! Demora muitos séculos....
GLUNCHSTY_ (ABRE UM MAPA ESTELAR OU FAZ PROJEÇÃO) Vocês ser inteligentes! Vejam essas galáxias aqui no extremo desse mapa estelar.
PEDRO _ Aqui é a Via Láctea, aqui estamos nós no sistema solar, no planetinha Terra!
GLUNCHSTY_ Sim!Mas, vejam essas galáxias aqui no extremo desse mapa: já desapareceram a um milhão de anos, mas aqui vocês ainda não perceberam isso, vai demorar um século para que a explosão delas chegue até vocês. Esse planeta aqui era tão lindo, uma humanidade descendente de répteis, bem diferentes de vocês. Pele escamosa, lisinha, escorregadia. Lindos!
RENATA _Répteis? Que estranho, nunca pensei. Nós aqui viemos dos mamíferos, mas ninguém ainda explicou isso direito...
GLUNCHSTY_ Nesse planeta aqui, ele é todo em cor de rosa, existe um povo descendente de aves, todos tem asas e voam. São lindos! Leves. Aqui ter três sóis, pôr-do-sol muito bonito não acaba nunca, todas as cores: lilás, azul, rosa, amarelo, roxo, verde, laranja, amarelo, vermelho, ametista, cinza, marrom....Lindo! Devo me calar!Bom, eu não posso adiantar assim, tantas informações pra um planetinha tão atrasado, desculpem!
RENATA _Planetinha atrasado? Como ousa?Saia já de nossa casa, por favor, antes que eu...
PEDRO _Calma, Rê, ele só expressou a opinião dele, que conhece todo o Universo e sabe muito mais que nós. Todos têm o direito de se expressar, de falar o que pensa. Democracia e liberdade de expressão, lembra?
RENATA _ Sim. Mas manda a boa educação, que as pessoas não se expressem assim tão livremente, ofendendo os outros, querido irmão.
PEDRO _Esqueça a boa educação em nome da Ciência, Rê. A boa educação só serve pra nos tornar falsos e mentirosos. Só engessa a livre expressão. Argh!
GLUNCHSTY_ (PEGA FOTOS: SÃO CENTENAS. CHORA) Glunchsty nunca mais ver papai Maronsvoty, mamãe Malaiobatak, irmãozinhos Ebdinovat, Falokytineria, Brofovskiti, Longschitouivo. Priminhos Animanferaty, Jaluminerefatyva, Orninter...
RENATA _Não precisa chorar. Você pode morar com a gente o tempo que for necessário.Você mesmo disse que essas rugas acontecem e logo passam. Calma, fique tranqüilo, nós vamos dar um jeito antes que nossos pais voltem das férias deles.Nossos pais não vão entender como um ET veio parar aqui...
GLUNCHSTY_(COMEÇA A GRITAR) Glunchsty com fome! Todas as cápsulas de alimentação estar na nave, voando sozinha no espaço.
PEDRO _Se tudo parou, sua nave também estar parada, move só quando descongelamos. Bem, podemos fazer um suco de laranja. Mas acabou a energia elétrica e o espremedor não está funcionando.
RENATA _Posso bater leite com chocolate em pó, pra nós três, eu também estou com fome. Mas o liquidificador não está funcionando. Aqui tudo depende da energia elétrica.
GLUNCHSTY_ Vocês, terráqueos muito bobos. Com tantas frutas pra comer ficam inventando comidas que fazem doenças:.Não precisar de energia elétrica para matar a fome.(PEGA UMA FRUTA E COME) Olhe que linda essa embalagem, perfeita.
PEDRO _ Você é um gênio. Pra que energia elétrica pra comer, se a natureza dá tudo pronto. Depois a s pessoas começam a ter doenças como obesidade, colesterol, pressão alta e outras coisas ruins. Parabéns, amigo. Você salvou nosso lanche da tarde. Não precisamos de nada além dessa fruteira.

                                 Cena 4

GLUNCHSTY_ Outra coisa interessante!Espaço-tempo não ser reto como essa toalha, as massas fazem espaço-tempo encurvar. Assim, esta bola ser planeta, (PEGA UMA LARANJA) espaço-tempo faz curva atraído pela massa do planeta.
RENATA _ Seria o efeito da gravidade?
GLUNCHSTY_ Não! A gravidade não é uma força, mas sim, uma deformação geométria do espaço encurvado pela presença nele de massa ou energia.
PEDRO_ Não estou entendendo nada!
RENATA _ Gravidade não é uma força, na verdade, é uma distorção na geometria do espaço-tempo, na presença de uma massa. A massa atrai assim... (ENROLA A LARANJA NA TOALHA)
PEDRO_ Mas quando uma folha se solta de arvore e cai no chão, ou quando eu jogo uma pedra pra cima e ela cai. Isso não é efeito da Gravidade?As leis de Newton. (JOGA UMA OUTRA LARANJA PARA CIMA)
GLUNCHSTY_ Não e sim!Se os objetos tendem a cair em direção ao solo é apenas devido à curvatura do espaço-tempo causada pela Terra. Aquilo a que chamamos força da gravidade resulta apenas do fato de a superfície da Terra nos impedir de cair em queda-livre segundo a linha geodésica que a curvatura do espaço-tempo nos impõe.É como se essa toalha ao redor da laranja ou planeta, impedisse que tudo que esteja na sua superficie da lartanja caia na mesa, entende? A toalha nos protege.
PEDRO_ Se os objetos tendem a cair em direcção ao solo é apenas devido à curvatura do espaço-tempo causada pela Terra. Aquilo a se chama força da gravidade é apenas o fato de cairmos em queda-livre segundo a linha geodésica que a curvatura do espaço-tempo nos impõe. É muito diferente do que eu estudei na escola, Glunchsty, desculpe!
GLUNCHSTY_ Estudar certo, mas incompleto. Menino ser inteligente, também! Menino ser inteligente, também! Menino ser inteligente, também!(TODOS REPETEM MESMOS GESTOS POR ALGUNS SEGUNDOS) Depois das leis de Newton, outros cientistas descobriram outras coisas que completam essas leis. A massa da Terra encurva o espaço-tempo e isso faz com que tenhamos tendência para cair em direção ao seu centro. A gravidade não é uma força, mas sim uma deformação geométria como o Universo é uma "superfície" quadridimensional, vocês não são capazes de visualizar a não ser com a ajuda da matemática e da geometria, onde tudo fica muito simples.
RENATA _Puxa! Isso é um bocado difícil de se entender pelo menos pra quem imagina que tudo é linear...Temos que imaginar que o universo é um cubo ou coisa que o valha!Na verdade um cubo estendido ou o tal do hiperespaço!
GLUNCHSTY _ Sim!Esta é a melhor maneira pela qual podemos esperar descrever um objeto que possui 4 dimensões para seres que vivem em apenas 3 dimensões.
PEDRO_ Três dimensões, eu sei: altura, largura, profundidade, como um cubo! Três dimensões, eu sei: altura, largura, profundidade, como um cubo! Três dimensões, eu sei: altura, largura, profundidade, como um cubo! !(TODOS. REPETIR MESMOS GESTOS) Ou como nós seres humanos...
RENATA (PEGA UMA BUSSULA) Isto é: para cima e para baixo é a altitude, o norte e o sul são a longitude e o leste e o oeste são a latitude. Mas Einstein preve que além dessas tres dimensóes fisicas existe a quarta dimensão que é o tempo. Depois teriam as outras dimensões ainda em estudos cientificos
.
                                 Cena 5

GLUNCHSTY_ Atenção! Espaço-tempo voltar ao normal!Vejam, meu painel diz que quebras no espaço-tempo já acabaram Parar os soluços! Glunchsty voltar para sua nave. Adeus amigos! (MOSTRA ATRAVÉS DA JANELA) Minha nave ser aquela ali, parecer uma estrela, mas o brilho é alaranjado misturado com verde e azul, e ter ritmo diferente, pulsa bem mais devagar. (TIRA UM INSTRUMENTO MUSICAL E TOCA O RITMO E CANTA)
¨Glunchsty amigo que voa no espaço infinito,
gostar de visitar amigos em todos os planetas,
ter amigos pedras, amigos amebas, amigos humanos.
Glunchsty amigo que voa no espaço infinito
Glunchsty amigo que voa no espaço infinito.¨
Toda vez que Pedro e Renata ver essa estrela, saber eu estar perto. Manda mensagem de pensamento, eu responder, leva alguns minutos, apenas! ¨Se cantar fica mais fácil comunicação.Entrar no ritmo mais fácil.
(APERTA OS BOTOES NUMA CHAPA DE SEU TORAX, MAS, NADA ACONTECE. ESPANTO) Meu equipamento não funcionar mais. E agora? Ficar preso aqui? Botão de tele-trasnsporte. Nada! Botão de desmaterialização. Nada! Botão de energia ômega. Nada!(CHORA) Ficar preso aqui.....
RENATA_ Ei! Você falou em dimensões, isso é muito complicado de entender.
GLUNCHSTY - Bem, já que não posso ir embora vamos entender melhor as dimensões. O que ser um ponto? Qual sua dimensão?
RENATA _Um ponto, por exemplo, não tem dimensão nenhuma é apenas um ponto. Tem dimensão zero.
PEDRO_ (PODE PEDIR AJUDA DE UMA CRIANÇA DA PLATEIA PARA SEGURAR A PONTA DO BARBANTE, O ¨PONTO¨, ENQUANTO ESTICA A ¨LINHA¨)Mas se esticarmos esse ponto como esse barbante ele passa a ser uma linha. Uma linha é um objeto unidimensional.Tem uma dimensão apenas.
GLUNCHSTY_ Mas se esticarmos essa linha numa direção, ela será um plano e já tem duas dimensões. Um plano é um objeto bidimensional. Ele tem comprimento e largura mas não espessura, algo como uma folha de papel.
RENATA _Então, podemos dizer que o ponto tem dimensão zero. Uma reta tem uma dimensão. Um plano tem duas dimensões. O espaço tem três. E a quarta dimensão? Você falou em espaço quadridimensional? Quais as dimensões depois da quarta? (DISPENSAR A CRIANÇA QUE AJUDOU A EXPLICAR AS DIMENSOES)
GLUNCHSTY_ Meu suprimento de ar especial está acabando. Desculpem, preciso pensar como consertar o meu equipamento. Painel não estar quebrado, não entendo. Botão de energia Alfa. Nada! E agora? Estou asfixiando, botão de alimentação fora da nave não estar funcionando. Nada! Eu sem suprimento, Glunchsty vai morrer, adeus!
PEDRO _Peraí! De game e computador eu entendo. Vou pegar uns instrumentos cirúrgicos. (PEGA MALETA DE FERRAMENTAS: CHAVE DE FENDA, ALICATE, ETC E CONSERTA O PAINEL) Aqui deu pau, vamos ter que reiniciar esse programa de ar, mais alguns segundos, amigo, prenda a respiração.
RENATA_ Tenta fazer um relaxamento, meditação, use menos energia possível! (GLUNCHSTY DÁ MOSTRAS QUE ESTÁ MORRENDO)
PEDRO_ Aqui desconectou um cabo, é simples. Aqui deu um curto, é só trocar o cabo. Aqui tem uma cognição mal feita. Reiniciando tudo. Instalando novo programa. Pronto, amigo, novinho em folha!
(GLUNCHSTY COMEÇA A SE RECUPERAR E LEVANTA DO CHÃO. ALIVIO GERAL, BEIJOS E ABRAÇOS)

                                 Cena 6
GLUNCHSTY _Obrigado. Espero que nessas paradas do tempo também. tenhamos parado de envelhecer. Adeus!Obrigado por tudo, amigos!
(GLUNCHSTY É DESMATERIALIZADO OU SAI COMO CHEGOU)
RENATA _Já que tudo voltou ao normal, vou continuar estudando.
PEDRO_ Veja lá o que vai estudar, heim? Você começou a estudar o espaço-tempo e parou tudo. O que vai ser desta vez?
RENATA _ Vou estudar os buracos negros!
PEDRO_ Não!!! Não quero ser sugado por algo que nem sei direito o que é.
RENATA _(LENDO) Os buracos negros são verdadeiros redemoinhos energéticos, suas atrações gravitacionais são incomensuráveis, podendo até atrair e desviar raios luminosos!Uma grande compressão gravitacional é gerada, constituindo o fator responsável pelo esmagamento da matéria destes corpos celestes. Os cientistas só não conseguem entender o que acontece, ou para onde vai a matéria que desaparece nesses buracos Os buracos negros possuem a maior atração gravitacional entre todos os corpos celestes encontrados no Universo. Ei? E se dessa compressão dos buracos negros surgirem outros big-bangs? Novos universos? Que demais!
PEDRO_ Você é demais irmãzinha. Telefona pros cientistas e fale das suas conclusões. Ou melhor, coloque na internet! Nós vamos ser esmagados e desaparecer. Rê, querida, pare de estudar tanto. Eu juro que não falo mais que as mulheres são burras. Juro. Agora me dê esse livro. (CORRE E ESCONDE O LIVRO) Buracos negros, nunca mais, ainda nem entendi direito esse espaço curvo! Deus me livre!Dá um tempo!
RENATA _ Posso estudar também os wormhole. Ou buracos de minhocas. Sabe o que é isso?
PEDRO _ Claro que sei. Uns furinhos. Que as minhocas fazem na terra, oras...Vai me dizer que você quer pescar, montar uma choupana na beira do rio e ficar observando as minhocas fazer buraquinhos. Com uma lupa gigante!E depois pescar, ah, ah, ah!
RENATA_ Que idiota. São espécies de túneis que furam o espaço-tempo fazendo com que cheguemos rapidamente a outro lugar, como os extraterrestres que não viajam milhões de anos para chegar a outro planeta. Devia ter perguntado ao Glunchsty. Ele é jovem não pode ter ficado viajando centenas de séculos para chegar aqui. Seria algo assim. Ta vendo essa folha de papel. Vamos dizer que há uma formiga nessa ponta e ela quer chegar no extremo oposto, aqui. Mas para ela não ter que andar todo esse espaço, iria morrer de velhice logo aqui no inicio, (AMASSA O PAPEL, FAZENDO UMA PONTA ENCOSTAR NA PONTA OPOSTA)Assim bastaria ela pular de uma ponta do papel para a outra, entendeu? Os buracos de minhoca, como dizem os ingleses, seriam túneis para diminuir as longas distancias entre as galáxias. Assim os astronautas e E.T.s continuariam jovens. Quer que te explique de uma outra maneira?(PEGA UM LIVRO BEM GROSSO)
PEDRO_ Dá um tempo, por favor! Ou vou enlouquecer de tanta informação...
RENATA_ Dá um tempo, você, querido irmão!                                              
FIM

SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES:
texto de LICA NEAIME
TEL: (11) 37313666
END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P.
CEP:05594-030
E-MAIL:licaneaime@ig.com.br
Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem
ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro

Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.


Biografia:
Formada pela em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atriz, bailarina, cenógrafa, figurinista, bonequeira, entre tantas outras atividades. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. Dramaturgia. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES: texto de LICA NEAIME TEL: (11) 37313666 END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P. CEP:05594-030 E-MAIL:licaneaime@ig.com.br Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.
Número de vezes que este texto foi lido: 52845


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LICA NEAIME
Poesias O VELHO DO TOPO DO MUNDO LICA NEAIME
Teatro SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO NA AMAZÔNIA LICA NEAIME
Teatro O MISTÉRIO DAS PRINCESAS LICA NEAIME
Poesias O FAROLEIRO DA ILHA DA MOELA LICA NEAIME
Teatro O ALUGUEL DO PLANETA TERRA LICA NEAIME
Teatro AMOR E TRAIÇÃO NO FUNDO DO MAR LICA NEAIME
Teatro O MUNDO QUE VIVEMOS LICA NEAIME
Teatro ELA É UM SER DE OUTRO PLANETA LICA NEAIME
Teatro A CASA DO VOVÔ ERNESTO LICA NEAIME

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última