Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ARTISTAS, LOUCOS, POETAS CORREI!
CITIADOS
LICA NEAIME

Resumo:
TEATRO ADULTO Um grupo de idosos se isola num sitio á beira-mar e começam a fazer coisas absurdas.

ARTISTAS, LOUCOS, POETAS CORREI!
OU
CITIADOS

CENÁRIO:
Uma grande Sala de Estar e uma cozinha lateral. Grande porta aos fundos. Pequenos espaços para computador, cavalete, mesas, sofá, poltrona, etc.
PERSONAGENS: todos com mais de 60 anos
SAULO- tipo físico frágil, viciado em internet , louco por passeatas e manifestações, namora Wal.
WALKIRIA- cozinheira do grupo, namora Saulo. .É a mais velha deles.
MIRTES- pintora e artista plástica, artesã. Pinta o tempo todo cantando a mesma música. Meio alienada, sonhadora.
ANTONIO –forte, musculoso, encanador e pedreiro, é gay
CÁSSIA- fugitiva da imprensa. Adora provocar os outros. Muito agitada, mas lê bastante. Faz palavras cruzadas e borda.É a mais nova dos colegas.
PERSONAGENS ENTRAM E SAEM DA SALA PRINCIPAL O TEMPO TODO. EM TODAS AS CENAS, A LIGAÇÃO DE CENAS SE FAZ NATURALMENTE. AS CENAS DE ENSAIO PARA O SHOW DEVEM SER QUASE NORMAIS, ROTINEIRAS, COM LEVE MUDANÇA DE LUZ.

CENA 1
(BARULHO ENSURDECEDOR. SIRENES, MEGAFONES, GENTE BATENDO NA PORTA.LUZ FORTE. GRITARIA.VOZES OFF. OS QUATRO MORADORES ESTÃO DORMINDO PELA SALA, IMÓVEIS, COMO ESTÁTUAS. SILHUETAS VISIVEIS SÓ NA CONTRA-LUZ)
DR. HELTER (OFF)_ Aqui é o Doutor Helter, vim fazer a visita de rotina! Walkiria, Saulo, Antonio e Cássia , por favor abram a porta. Estou pedindo, implorando.Faz meses que não me recebem. Preciso cuidar de vocês.
CARLOS (OFF)_ Alô. Aqui é o verdureiro, o Carlos, vim fazer a entrega semanal. As frutas vão estragar se ficar aqui no calor. É só me passar o dinheiro e passo as verduras e legumes. Abram, por favor! Pode até ser pela janela...
POLICIA (OFF)_ Aqui é o delegado Pacheco Alberto! Vocês estão intimados a abrir a porta do asilo ou Recanto dos Saguis. Se não abrirem por bem, vou ter que arrombar a porta e destruir os muros. Abram! Não é um pedido, é uma ordem! Vou dar cinco minutos pra se decidirem. E invado. Estou com tratores da Prefeitura, alicates e outras ferramentas, inclusive algemas e camisas de força.
MARCOS (OFF)_ Aqui é o Marcos, dono do empório! Vim trazer a cesta básica de vocês, arroz integral, macarrão de arroz, bolacha de arroz, açúcar mascavo, açúcar demerara, mel, farinha integral, farinha de arroz, de arroz e de centeio.Tudo fresquinho, chegou hoje da capital. Venham retirar a caixa. Não posso ficar aqui tanto tempo, gente! O empório ficou sozinho. Preciso trabalhar!
JULIO (OFF)_ Saulo, sou eu o Julio! Abra essa porta ou essa fortaleza que vocês inventaram! Estou pedindo! Por favor, é pro bem de vocês, gente!
PAULÃO (OFF)_ Aqui é o Paulão! Vocês todos são meus amigos! Não nos obriguem a autorizar a invadir a propriedade. Sejam sensatos e abram as portas. Só queremos saber se estão bem! O que aconteceu, gente? Faz meses que não vão brigar comigo, na Prefeitura!
(GRITARIA CONTINUA POR UM TEMPO. TODOS OS PERSONAGENS FICAM CONGELADOS. ACABA O BARULHO EXTERNO. TEMPO. MUDANÇA DE LUZ , DE TEMPO.VÃO SE ESPREGUIÇANDO, ACORDANDO.RECOLHEM COPOS E PRATOS PELA SALA, MUDAM OS MÓVEIS DE LUGAR.FAZEM CAFÉ.TRAZEM UMA TELEVISÃO DE DENTRO)
SAULO_ Tive um pesadelo horrível, gente! Sonhei que iam invadir nosso recanto.Todos gritando...foi horrível. Até parecia real....
CASSIA- Mas a festança ontem foi demais! Essa nossa turma da Escola de Comunicações e Artes da USP continua porreta!A ECA é demais! Era, é, e será!
SAULO_ Vinho trapiche!Nem sabia que ainda existia...e o licor de aniz, então?
ANTONIO_ Alguém deve ter posto algo no garrafão de vinho, pra todo mundo ficar torto assim.
WALKIRIA- Chapei! Nossa nunca fiquei tão louca... Nossos colegas foram embora, apagaram as luzes, fecharam tudo...Só pode ter sido o Julio! Nem me despedi de todo mundo... Nossa, conversei tanto com a Carmen e nunca nem tinha dado bola pra ela na faculdade!A Laís, a Anfrea. Foram todas grandes surpresas pra mim! Quero mais festinhas como essa, adorei! Bis! Todos os meses...
ANTONIO_ Aquela lasanha recheada de cogumelos alucinógenos estava uma delicia. A Isabel não mudou nada, continua cada vez mais louca ! O ônibus não está estacionado aqui, mas, pode ter gente perdida na mata ou na praia. Do jeito que todos beberam e comeram, deve ter uns e outros perdidos por aqui. Vou dar um rolê pra ver. (SAI).
WALKIRIA-E drogada! A Isabel não vai mudar nunca! Cada vez pior....Pena que o suco de maconha não deu certo, nem o pudim de lírio!Ela faz sempre por tradição, mas que nunca deu barato, nunquinha mesmo. Pra mim só funcionou mesmo o vinho e a cerveja.Beber me deixa doidona e com sono!
ANTONIO_ Pra mim, puseram algo naquele vinho, algo pra chapar mesmo! Nunca fiquei assim tão leve e viajando direto. Cada coisa!Vi uns desenhos animados porretas.
SAULO_ Desenho animado onde, se nem a TV estava na sala?
CASSIA- Quero festinhas como essas todos os anos, enquanto eu morar por aqui. E se me mudar daqui, volto pras festas! (RI MUITO ALTO)

CENA 2
(TEMPO. TARDE. TODOS Á MESA PARA UM LANCHE, BEM ALEGRES, E SOM DE BATER NA PORTA EXAGERADO)
CASSIA_ (BATE FURIOSAMENTE NA PORTA, POR FORA. SAULO VAI ABRIR SOB OLHAR ASSUSTADO DOS DEMAIS, QUE TOMAM UM CHÁ COM BOLO) Socorro! Por favor, me deixam entrar e ficar? (ROUPA DE VIAGEM, BEM DIFERENTE DA ANTERIOR. CARREGA UMA MALA GRANDE, UMA MENOR E ALGUMAS SACOLAS, ALÉM DA MÁQUINA DE ESCREVER)
SAULO- Nossa! O que aconteceu, Cássia? Você aqui? Você que detesta insetos, acampamento e tudo alternativo, vindo até aqui? Nem estava na nossa festinha ontem!
CÁSSIA_ Meu livro virou novela, Saulo! (BEIJA E ABRAÇA SAULO) Ah, querido Saulo, minha vida virou uma loucura! Minhas musicas viraram músicas-temas da novela. A imprensa me persegue, entrevistas, paparazzis, fotografias, autógrafos em cada esquina, vigiam meu celular, meu computador. Agora só escrevo na minha velha máquina de escrever. Minha querida Olivetti, que ficou décadas no armário, pobrezinha! Não posso nem por o nariz na janela e já me fotografam , mostram cartazes com perguntas. Assédio por todos os lados, menos no que me interessa.Fugi! O zelador chamou m taxi, de noite, na porta de serviço e me colocou dentro, carregada, como se eu estivesse desmaiada, coberta com uma manta.Olha só o absurdo da cena! Uma loucura, desespero total....
WALKIRIA_ Calma! Quer um chá? Um cafezinho? ?Um bolo? Estava agora mesmo fazendo nosso lanchinho da tarde. O doutor Helter nos recomendou fazer um lanche no meio da manhã e outro no meio da tarde. Assim ingerimos mais líquidos.Água, sucos, chás e café. E proteínas, idoso precisa de mais proteínas,sabia?
MIRTES_ Eu já coloquei a mesa, mas, coloco outro prato e xícara pra você, Cássia querida! Entre, calma e explique direito o que está acontecendo...Que bom rever você, faz uns dez anos? Não mudou nada!Tá igualzinha...
CÁSSIA- Dez anos? Que gentil. As rugas me perseguem, querida, olha só! Mais de quinze anos, nos vimos no enterro do Fabinho, lembra? (CHORA) Não quero virar carne moída da imprensa. Eles me perseguem...querem saber tudo, até a cor das minhas calcinhas. (ABRE UMA MALA CHEIA DE DINHEIRO) Olha, eu tenho grana pra pagar por um quartinho, qualquer coisa, um colchão já serve.
ANTONIO_ No nosso “asilo”, cada um compra um pedaço do terreno e constrói seu quarto e banheiro, do jeito que quiser. A grana vai para a manutenção da comunidade. A sala, a cozinha e a lavanderia são de todos, de uso comum. Pode dormir aqui na sala, por enquanto, e até usar o banheiro de todos.O meu tem banheira. O da Mirtes tem ducha bem forte, o da Walkiria tem uma cadeira especial pra tomar banho sentada sem escorregar.
SAULO- Ainda tenho meu colchão de solteiro encostado na parede. Posso trazer pra cá. Agora comprei um King size, enorme… Posso até fazer ginástica olímpica nele. Ocupa quase o quarto todo.
WALKIRIA- Temos uma lojinha ao lado da estrada e vendemos nossa produção artística e gastronômica para os turistas. Cada dia um faz plantão na lojinha. Você vai ter que entrar no esquema! E pode por sua produção á venda.A Mirtes que organiza a loja e os plantões.
CÁSSIA- Ficar exposta num balcão de loja, Walkiria? E se me acharem? E só produzo textos, nada pra vender... (SE ESCONDE). Mas....Posso publicar uns textinhos, tipo crônicas, pra vender. Faço no computador mesmo, imprimo e costuro. Mas, por minha carinha atrás do balcão, esqueçam! Fora de cogitação. Vim aqui me esconder e não pra me expor.
MIRTES- Se você escrever e imprimir umas crônicas ou mini novelas, posso fazer as capas com aquarelas! Veja meu portfólio! Tenho pra dar e vender! Mas vendo muito pouco! Os turistas vêm aqui pra tomar banho de mar, comer e tirar fotos. A lojinha é pura enganação mesmo...
CÁSSIA- Uau! Ter livros com capas pintadas á mão e cada um diferente do outro! Que maravilha. Gostei de mini-novelas. Pra quem fica horas na praia dá pra ler um texto mais curtinho pra distrair, né? Fechado! Você é a Mirtes,né? Minha memória está péssima, mas...Esses olhos acesos não me enganam!
MIRTES- É! Sou. Fechado! Posso até fazer aquarelas “iguais” para textos iguais. Edição de uns dez textos, no máximo. Preciso ler e sentir o tema. Ou você escreve e escolhe uma capa na minha gaveta.Tenho centenas de aquarelas. Primeiro escreve, depois a gente resolve.
SAULO_ (DIGITANDO FRENÉTICAMENTE NO COMPUTADOR)_ Olhaí, moçada! Tá tendo uma manifestação na porta da Prefeitura para a limpeza da praia.Vou nessa. Alguém quer participar da passeata? (ESCOLHE UMA FAIXA ENTRE MUITAS) “Abaixo a burguesia”, “Sou contra”, “É nóis!”, “Abaixo tudo!”, “Fora!”, Hummm, qual é a melhor, Walkiria?
WALKIRIA_ Vou nessa! O lanche está na mesa. Sirvam-se e limpem tudo. Tchauzinho. Na volta a gente conversa, querida. Vamos, Saulo?
CÁSSIA- E eu, moçada?
MIRTES- Toma seu chá, respira fundo, e depois vem escolher seu terreno. Todo mundo que estudou na faculdade com a gente pode vir morar aqui. O sitio é bem grande, mas estamos “dando” um quadrado de 10x10 para cada pessoa. Depois você faz a planta, quarto/ banheiro e o que mais precisar. Eu tenho um mini ateliê para guardar as tintas e telas. A Wal tem um puxadinho com prateleiras especiais para panelas especiais, formas, etc , que não são de uso comum.A Wal é a nossa cozinheira chefe, mas todos vão pra cozinha ajudar a lavar, picar, temperar.... O Antonio aqui se especializou em ser pedreiro e encanador constrói tudo em quinze dias pra você.Tem um galpão com ferramentas, limpas e organizadas. Não precisa se preocupar. É só discutirem a planta, materiais. Recolhe essa grana e esconde.Aplica por uns dias, até resolver tudo.
CÁSSIA- Antonio? Você virou pedreiro?
ANTONIO- Adoro! E encanador! Melhor que ser jornalista, fotógrafo. Mexer com as mãos, criar, dar formas, medir, fazer cálculos....descobri minha verdadeira profissão. Trabalho para toda a cidade.E ganho muito bem. Até abri mão da minha aposentadoria. Ela é toda doada para uma Associação de Crianças Abandonadas. Aqui tem muito disso. O filho dá problema os pais põem na rua. A Associação recolhe dá comida, estudo, tudo. Tipo um lar mesmo. Depois devolve pra família, com acompanhamento psicológico. Vou trabalhar na Associação nas minhas folgas, de domingo. Só fico brincando, ensino a jogar pião, empinar pipa, essas coisas. Ah! E jogar xadrez, que é bom pro raciocínio. Uma delicia! Uma diversão! Às vezes, a gente chama os pais e dá palestra, conversa, faz uma roda pra ver qual é a dificuldade deles. Filho devia vir com Manual de Instrução, né?
MIRTES_ É , devia mesmo. Um manual de instruções muito claro e bem redigido!
SAULO_ E temos um médico do posto de saúde que vem quinzenalmente aqui nos cuidar, ver pressão, fundo de olho, batimentos cardíacos, se precisar dá um pedido de exame. O Doutor Helter é ótimo, você vai gostar. Mas é casado, viu, Cássia pegadora?
CÁSSIA- Que apelido horrível vocês me puseram! Detesto ficar casada! Comigo, agora, é só ficando, e não tenho ciúmes, pode ser casado, comprometido, noivo, ter três, quatro namoradas, não ligo! Se for gato, simpático, tá no papo! Falando nisso, você tem alguém, Saulo? Topa ficar sem compromisso?
WALKIRIA- O Saulo tem compromisso, sim, querida! É comigo, né, amor? Vamos? (BEIJINHOS)
SAULO_ Vou nessa, turma! Podem ver a manifestação aqui pelo computador ao vivo, tá? Vou levar panfletos da nossa loja e divulgo nas horas de calmaria. Sempre tem um enfrentamento, agitação e calmaria, reorganização das forças dos dois lados. É sempre a mesma coisa!
ANTONIO_ Está na hora da minha meditação, mas vou ficar aqui pra acompanhar tudo!E trazer um colchão, lençol, toalha e essas coisinhas de hotel cinco estrelas.
(SAULO E WAL SAEM COM UMA FAIXA. TODOS SE REUNEM AO REDOR DO COMPUTADOR.BRIGA PELO MELHOR LUGAR.MIRTES CANTA UMA MUSICA, PARECE ALIENADA)
CÁSSIA- Olha ali na esquerda, ele já tá se aproximando dos policiais. Os jovens vão atrás dele. O Saulo continua um líder nato, não é mesmo?
ANTONIO- É verdade! Subiu no coreto tá falando com o povo. Pena que não dá pra escutar o que o Saulo diz. Mas ele fala bem pra caramba, ninguém pode negar.Podia ter entrado pra política, ser deputado, senador. Mas diz que não tem talento pra roubo, pra maracutaia. Prefere uma vida simples e digna. Grande Saulo.
MIRTES- Olha! Eles estão se organizando, parece que vão invadir a Prefeitura. Meu Deus! O Saulo é o primeirão.Tá bem na frente.
CÁSSIA- O Prefeito está saindo. Meu Deus!Parece o prefeito, pelo jeitão, e um punhado de assessores.
MIRTES- O Paulão é um cara do bem, vai conversar com eles, com certeza. Estão conversando. Um grupinho entrou na Prefeitura. Espero que dê tudo certo.
CÁSSIA- Se eu estivesse escrevendo a novela, com certeza, Mirtes, hoje ia ter uma cena dessas de enfrentamento com a policia.E até Black blocks!Adoro! Precisa explodir este sistema mesmo, recomeçar do zero! Mas eles estão só adaptando meu livro. Só me telefonam perguntando se podem tirar isso e por aquilo. Não dou palpite em nada, só autorizo a fazerem o que quiserem. Eles sabem o que o público quer ver . Eu, com toda certeza, ia cair no IBOPE, não sei escrever pra agradar ninguém, só a mim mesma. Nem sei por que meu livro fez sucesso e vendeu tanto.
ANTONIO- E garantiu sua aposentadoria! Agora é só saber administrar a grana, investir, controlar os gastos.
CÁSSIA- (DESENHANDO NUM PEDAÇO DE PAPEL QUALQUER) Isso eu sei fazer muito bem, vivia só com salário mínimo e uns bicos.. Sei viver com pouco, querido. Mas a editora precisa lançar um livro novo por ano, mas tem que fazer sucesso! Como posso garantir vendagem? Escrevo e mando, eles devolvem e criticam, eu reescrevo e mando, eles devolvem com mais criticas e sugestões.. Nem leio os manuais que me mandam de como escrever bem! Mas se não for do meu jeito, não sai. Daí a encheção de saco! A TV já quer fechar contrato com o novo livro, e nem tenho um novo livro! Tem duas emissoras me assediando pra escrever novela! Não sei escrever novela, é muito complicado! ...Olha, tô rabiscando aqui um quarto com varanda e banheiro, com banheira de hidro massagem bem grande. O quarto uns cinco por quatro e o banheiro uns quatro por três. E quero sol na varanda pra poder tomar sol pelada.Acho que cabe tudo em 10 por 10 metros.
MIRTES- Mas se temos a praia aqui na frente, não precisa de varanda pra tomar sol...
CÁSSIA- Eu quero varanda e acabou. Um metro e meio de varanda ao redor de toda a casa. Tenho móveis de varanda, rede. E quero tomar sol pelada. E pronto. Olha a planta que fiz. E quero acima do nível da terra, caso o mar suba muito e avance.Uns oitenta centímetros tá bom!Com esse aquecimento global e o derretimento das geleiras, talvez em uns poucos anos isso tudo já tenha sido invadido pelo mar. De um lado da varanda, uma escada, do outro uma rampa, pras futuras cadeiras de rodas...Uma varanda que rodeie quase o quarto todo, com corrimão. Uma cerca de bambus pra me proteger de olhares indiscretos.E uma janela, no teto, pra ver o sol, a lua e as estrelas...Talvez por baixo do quarto um depósito pras coisas sem uso. Adoro guardar coisas para um dia, quem sabe, usar, reciclar!
MIRTES- Gente! Parece que a policia está cercando a praça. Vejam! (NINGUÉM SE MOVE)
ANTONIO- Sabe que já pensei nessa possibilidade! Quis fazer um piso uns dois metros acima do chão com passeios ligando os quartos, e as áreas comuns, até a entrada, mas não quiseram. Tudo de bambu, pra ver por baixo.Ia ser uma espécie de proteção e passagem para os bichinhos da mata. Aqui tem muito macaco, preguiça, cotia, caxinguelê e outros... (OFERECE VÁRIAS REVISTAS COM CASAS) Veja esses modelos...um mais bonito que o outro! Pode deixar tudo comigo. Eu sei onde o sol nasce e se põe. É só escolher o lote que você prefere. A planta do terreno é essa. Quanto mais perto da área comum, melhor! Aqui a área construída: sala, cozinha, lavanderia, horta e os quartos já prontos.Aqui é a área que vai ser preservada de floresta nativa. Uma faixa ao redor do terreno, outras faixas na frente e nos fundos. É só escolher os materiais. Madeira, vidro. Pode ser tipo clarabóia? Ou prefere janelão no telhado?
MIRTES- Gente, pra construir tem uma burocracia que leva meses. Autorização para retirar as árvores. Jardineiro pra replantar em outra área, planta autorizada pela prefeitura e um monte de papelada. Vocês podem ir começando a pensar e o Saulo pode desembaraçar isso com o Paulão no próximo dia útil! Pode levar umas boas semanas. Sem estresse, heim colega?
WALKIRIA_ Mas, se você quer tomar sol pelada e plantar bambu ao redor vai fazer sombra e não vai ter sol. Meio contraditório, né querida?
CÁSSIA- Não! Não quero ser vista pelada! Quero tudo o mais natural possível. Tudo de madeira, mas quero uma janela de vidro no telhado pra ver o céu de madrugada. Mas que eu possa abrir e fechar. Não durmo com claridade, mesmo que seja apenas de estrelas. Piso bom pra lavar e branco.Ou talvez preto? O que é melhor? O branco deixa tudo mais claro mais alegre, mas suja fácil. O preto não garante a limpeza, dá pra ver o pó e escurece o ambiente...olha o janelão dessa revista aqui. A varanda dessa outra, o banheiro pode ser este aqui, o quarto assim fica perfeito. Que tal? (EMPILHA VÁRIAS REVISTAS) Venham me ajudar, gente, quero palpite de todos.Vocês tem mais experiência que eu, nesse ramo!
WAKIRIA_ Se quer tudo o mais natural possível, faz o piso de madeira.Tabuinhas.A sujeira sai pelas frestinhas. É muito mais fácil. Piso frio só no banheiro.E se for de madeira já vem tudo pré fabricado, muito mais fácil e rápido.A minha “casa” é assim, passa lá depois pra ver!
ANTONIO- Peraí, pessoal. Olha o Saulo saindo algemado da Prefeitura.Ele e os outros cinco! Eles prenderam a comissão que entrou pra falar com o Prefeito. Vamos lá, agora! O Saulo deve ter xingado o Paulão, no mínimo. Ele não é de mandar prender, é democrático, deve ter acontecido algo grave!
MIRTES- Que absurdo! Voltamos à época da ditadura?
CÁSSIA- Essa faixa de” Sou contra” vai bem agora. Simbora!
(INDIGNADOS TODOS SAEM DE CENA)
CENA 3
(WALKIRIA E SAULO NAMORAM NO SOFÁ.CASSIA LÊ REVISTAS DE FOFOCAS.E FAZ PALAVRAS CRUZADAS. ANTONIO ENTRA COM UM CESTO DE VIME CHEIO DE HORTALIÇAS.MIRTES CANTA A SUA MÚSICA E PINTA NO CAVALETE)
ANTONIO - Não chame o meu amor de Idolatria
Nem de Ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
É hoje e sempre o meu amor galante,
Inalterável, em grande excelência;
Por isso a minha rima é tão constante
A uma só coisa e exclui a diferença.
'Beleza, Bem, Verdade', eis o que exprimo;
'Beleza, Bem, Verdade', todo o acento;
E em tal mudança está tudo o que primo,
Em um, três temas, de amplo movimento.
'Beleza, Bem, Verdade' sós, outrora;
Num mesmo ser vivem juntos agora.
Soneto de Shakespeare, gostaram? Durante o período de peste bubônica na Europa, todos os teatros foram fechados e Shakespeare escreveu livros em forma de sonetos. Lindo , né?
CÁSSIA- Cheiro forte com três letras? Não falam nada de mim nessas revistas porcarias Mas falam da grande novela de Cássia Cacilda, fofoca dos atores, quem tá pegando quem, quem brigou com quem, quem chegou ás vias de fato e teve que se encher de maquiagem pra gravar, só besteira!.... Embarcação com cinco letras? Ei, Saulo! Você ainda toca violão? A gente podia organizar um sarau, heim? Todo domingo á tarde...Vamos deixar esse mau-humor lá fora! Vocês são muito sérios aqui. Precisa ter mais alegria! Convidar os turistas, o povo daqui, tocador, cantador, poeta...artistas populares. Criar um movimento artístico, que tal?
SAULO_ Não! Agora eu estudo violino. Quer ouvir? (PEGA O VIOLINO E TIRA UMAS NOTAS, WALKIRIA COMEÇA A CANTAR IMPROVISANDO. CASSIA FAZ A SEGUNDA VOZ. OS OUTROS TRAZEM ALGO PRA TOCAR TIPO TAMPA DE PANELA, CAIXINHA DE FÓSFORO, RECITAM E CANTAM. UM SARAU É FEITO NO IMPROVISO)
CASSIA_ (TENTANDO SEDUZIR ANTONIO) Antonio, vamos deitar na areia ao anoitecer? Ver a lua, as estrelas. Sei fazer uma massagem com areia que é o máximo! Daí a gente deixa rolar....
ANTONIO- Sinto muito, já tenho compromissos, Cássia! E não precisa se jogar pra cima de mim assim, que não faz o meu tipo. Desculpe, mas é patético ver você fazendo caras e bocas pra mim!
CASSIA _Eu? Tá louco ou o que? Eu patética? Vai á “pu que pá”, se me faz o favor!
WALKIRIA- Antonio, por favor, antes de sair, passa na horta e me traz os tomates mais maduros, uma meia dúzia, tá? Se tiver pimentão grande pode trazer, também! Eu estava tão absorta em meus pensamentos que nem prestei atenção nas frutas mais maduras.
CASSIA _Esse cara é sempre assim mau-humorado? Ou é só comigo?
MIRTES- Desculpe, querida! Mas nós tínhamos um ritmo de vida em tranqüilo aqui. Quando você chegou, alterou nossos hábitos e todos ficaram um pouco irritados com as mudanças que você provocou. Desculpe te falar assim na lata, tá?
CASSIA _Eu agradeço a sinceridade, Mirtes! Vou tentar não alterar a vidinha de vocês. Mas tudo aqui me parece meio parado, meio devagar. E eu gosto de agito. Não sou do mato. Sou no máximo, de uma poltrona pra ler.Muita paz me dá nos nervos.
(ANTONIO SAI E VOLTA MINUTOS DEPOIS COM OUTRA CESTA CHEIA DE LEGUMES E FRUTAS.SAI.)
ANTONIO- Vou dar uma volta, turma. Fui!
CENA 4
CASSIA- “É necessário estar sempre embriagado. Tudo está aí: é a única questão. Para não se sentir o horrível fardo do Tempo que quebranta os vossos ombros e vos curva em direção à terra, deveis vos embriagar sem trégua. Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, como quiserdes. Mas embriagai-vos. “ De Charles Baudelaire, em 'Pequenos Poemas em Prosa'

CENA 5
(TODOS COLOCAM A MESA SE PREPARANDO PARA O ALMOÇO QUANDO TOCA A CAMPAINHA DESESPERADAMENTE)
MIRTES- (ABRE A PORTA ASSINA UM PAPEL E RECEBE UMA CARTA) Gente! O que é isso? Fomos intimados a sair deste terreno, vai ter reintegração de posse em um mês! Fomos expulsos! Temos um prazo, uma data para nos retirarmos e demolir tudo!Deixar a área totalmente livre, desocupada! (CHORA)
ANTONIO-Saulo? Não foi você que cuidou da compra desse terreno?
SAULO_ Foi. Comprei, paguei com o nosso fundo. Depois fiz o registro. Tudo direitinho. Peraí que tenho tudo numa pasta no meu quarto. (SAI E VOLTA EM MINUTOS)
WALKIRIA- Gente! Nós confiamos no grupo, demos todas as nossas economias pro Saulo comprar um sitio a beira-mar para nosso auto asilo. Vocês acreditam que ele nos deu um golpe?
MIRTES- Eu confio plenamente no Saulo e em cada um de vocês. Há anos acalentamos esse sonho de morar todos juntos próximo da natureza, do mar, ar puro. Deve ter algo errado. Reintegração de posse.Merece cadeia quem armou isso! E cadeia de verdade! A vida toda, sem recursos.Na solitária! Quem pede isso? Deixe-me ver esse documento.
ANTONIO- Vamos esperar as provas de que ele comprou e registrou tudo em nome do grupo. Depois tomamos as medidas cabíveis. Ele tá voltando...
CASSIA- Mas ele pode ter dado um golpe! Mesmo na faculdade eu achava o Saulo meio estranho, ressabiado. Sei lá! Esquisito! E esse sonho é bem ridículo mesmo. Morar todos juntos na velhice.... Mas por enquanto me é útil! Um cego, outro manco, mais um surdo, que lindo!Um ajudando o outro...se juntar o pedaço bom de cada um, não dá um inteiro!(RI)
SAULO_ Olhaí gente, tá tudo aqui nessa pasta! Registro do terreno. Carimbado e assinado no Cartório. “Terreno do senhor Justino de Almeida Santos, pela empresa Têxtil Tecidos Artesanais e Cia passa para o grupo formado pelos senhores Saulo de Souza Mello, Walkiria Hensteinberg, Antonio Fernandes Araujo, Mirtes Kerjac Matias . O terreno possui setecentos metros de frente na Avenida da praia de Bom Turismo, por dois mil metros de profundidade na Avenida Bem-vindos, ou Estrada Sul. Nos fundos faz divisa com a sede da Prefeitura do Município de Bom Turismo, e com a praça central da cidade de Pasárgada do Oeste, no litoral sul do Estado de Santa Catarina. O preço acertado foi quatro parcelas de quinhentos mil cruzados a serem pagas nos dias primeiro dos meses de Janeiro, Março, Maio e Julho deste mesmo ano.”
ANTONIO- Os quatro recibos estão aqui assinados pelo tal Justino de Almeida Santos, com carimbo da empresa Têxtil Tecidos Artesanais e Cia e pelo nosso amigo Saulo de Souza Mello.Tudo direitinho! Tem até o numero dos cheques, agencia e banco. Tudo pode ser comprovado.Todos no dia primeiro!Tem até o horário dos pagamentos, recibo eletrônico. Não tem erro, pelo menos até onde eu vi esses documentos...
CÁSSIA- “ E fica acordado que a área verde original da Mata Atlântica será preservada, sendo que apenas 30% do terreno pode ser construído.” Será que essa porcentagem foi preservada ou já construímos mais de 30%? “Tudo o que for cortado deve ser replantado em outra área da região, a ser determinada pela Secretaria do Verde da região. Toda a construção deve ser aprovada pelos órgãos competentes.E os animais devem ser deixados livres no seu habitat natural, sob a responsabilidade dos novos donos da área.”
ANTONIO- Pois é o próprio Justino que pede a reintegração de posse. Diz que o terreno foi invadido por um bando de velhos hippies e desocupados! Vamos já na Prefeitura, gente! Eu que me enfezei agora, Saulo! Vou na frente. Em marcha! Velhos hippies e desocupados, pois vá esperando os velhinhos aqui. Não sei se levo um pedaço de ferro ou uma peixeira,talvez a minha marreta ou a enxada. Ou meu 38!
SAULO_ Calma! Vamos resolver isso na paz! Deixe-me ver que faixas vamos levar. Não! Nenhuma dessas serve.Faixas! Quero faixas! E sem violência.Hoje é só uma conversa, Antonio!Fazendo faixas já!Precisamos divulgar isso!
(TIRAM AS COMIDAS DA MESA, COBREM COM JORNAIS E ESTENTEM FAIXAS DE TECIDOS, BROCHA E TINTAS)
CÁSSIA- O que é melhor escrever? “O terreno é nosso”! “Contra a reintegração de posse”. “Ilegalidade”? Que cor é melhor? Vermelho é muito de guerra, preto talvez fique mais visível nesse horário, ou azul-marinho.
MIRTES- (DESMONTA AS VASSOURAS ATRAS DA PORTA) Esses dois cabos de vassoura dão pra segurar as faixas. Eu escrevo, que minha letra é melhor. E aí? O que escrevo? ILEGALIDADE! O TERRENO É NOSSO? PAGAMOS E NÃO LEVAMOS? Letras de dez centímetros ou de quarenta? Escolham, por favor...
SAULO_ Estou convocando a turma pra daqui meia hora na praça. A internet facilita muito as coisas.Pronto, três minutos e já convoquei uma passeata! “ILEGALIDADE!” “IMORAL”
ANTONIO- Olha, essa faixa serve: “Somos contra”. Serve!
WALKIRIA- Vou retirar os cabos dos rodos e colocar na faixa nova. Vai, escreve aí, Mirtes: “Reintegração é ilegal!”.
MIRTES_ Deixa a Cássia escrever. Pessoal eu vou fazer uns panfletinhos explicando tudo, imprimir e levar pra loja. Hoje é meu plantão. Não podemos deixar a loja fechada....
SAULO_ Mirtes é melhor deixar pra escrever o panfleto depois que falarmos com o prefeito. O Paulão é nosso amigo e vai ver o que está acontecendo de errado...
WALKIRIA- Saulo, prepara um farnel com os pasteizinhos do almoço pra gente levar na passeata. E não faz essa cara. Na volta, a gente janta o resto do rango, Mirtes.
(MIRTES SENTA-SE PARA ALMOÇAR , FAZ SEU PRATO E COME TRANQUILAMENTE)
MIRTES_ Hoje é meu plantão na loja, não vou poder acompanhar vocês! Boa sorte! Tá difícil trabalhar aqui esses dias. Desde que a Cássia chegou...Muito conturbado tudo. Vou levar minhas bolsas e trabalho lá na loja. (PEGA UMA BOLSA COM TELAS, TINTAS E PINCEIS EM BOLSOS SEPARADOS. TIRA UM TIJOLO DE ARGILA DA GELADEIRA E COLOCA EM OUTRA SACOLA COM GOIVAS E COISAS PARA ESCULTURA.SAI) Só preciso de uma mesa e silencio pra trabalhar, e só na loja tem! Fui, pessoal. Até a noite!
(TOCA O CELULAR DE CASSIA)
CASSIA_ Alô? Sei...cortar o final do quinto capítulo? Mas eu gosto tanto dele, gente. Tá bom, depois vocês colocam nas cenas finais. Tá certo! É, mudei de casa. O endereço não dou pra ninguém. Vou criar uma nova conta no computador daqui, depois eu passo pra vocês. O meu computador foi grampeado. É isso, hacker! Não! Nem fui no banco receber meu depósito ainda...A mudança, vocês sabem... Adeusinho.(DESLIGA O CELULAR COM UMA CARETA) Gente, eu não posso me expor! Não posso sair na mídia! Vão descobrir meu esconderijo. Eu fico aqui e acompanho tudo pela internet, tá? Me ensina a mexer nessa geringonça.
SAULO_ É só deixar do jeito que está. Se quiser pode jogar paciência na tela. Depois crio um e-mail pra você.Tchau! (SAEM OS OUTROS)
CASSIA_ (AO CELULAR) Lola? Olha, eu mudei de cidade, viu? Por favor vá no meu apartamento e despacha minha academia pra cá. Tem chave reserva com o vizinho do lado direito da minha porta. Mas o endereço é segredo absoluto, viu? É.....(FALA MUITO BAIXINHO) Entendeu? Obrigada, querida! Vou continuar pagando o aluguel, as contas e tudo direitinho, por mais alguns meses, não se preocupe! Ainda está tudo no débito automático Preciso sentir meu novo lar, se vai dar certo! Anotou o numero do meu celular? Ótimo!Adeusinho. (LIGA) Wal? E aí? Já estão falando com o Prefeito? Ele mandou averiguar, está olhando todos os documentos? E esse tal de ...Justino? Taí? Mas que cara de pau! Ah foi o Saulo que convidou? É bom, pra esclarecer tudo! Ele diz que não recebeu a grana? Mas que safado! Tá mostrando o extrato da conta dele! Boa sorte! Qualquer novidade me liga tá? (SAI ) Ele pode ter mais de uma conta, oras!

CENA 6
(TELEFONE TOCA INSISTENTEMENTE.SAULO DIGITA FRENETICAMENTE NO COMPUTADOR, WALKIRIA COZINHA COM VÁRIAS PANELAS, FORMAS, ETC. CASSIA BORDA E OUVE MUSICA COM FONES DE OUVIDO, MIRTES PINTA UMA AQUARELA E CANTA, ANTONIO DORME NO SOFÁ E AJEITA O JORNAL NO ROSTO COMO SE PARA ENCOBRIR O SOM ESTRIDENTE. NINGUÉM LIGA PRO TELEFONE)
CÁSSIA- Ei! Ninguém vai atender essa porcaria? Não se irritam com o barulho? Céus!
MIRTES- Nunca é pra gente, mesmo! É sempre engano! Quem vai querer falar com um bando de velhos? Por mim punha uma secretária eletrônica só pra dizer “não encham o nosso saco!”
CÁSSIA- Alô? Aqui é do Repouso dos velhinhos da ECA! Pois não?
MIRTES- Repouso dos velhinhos parece cemitério. Cruz credo! Recanto dos veteranos da ECA fica melhor, não?
SAULO_ Bosque dos sagüis, é muito mais simpático!
ANTONIO- Caminho da paz...que logo logo estaremos todos lá na Paz Eterna, gente!
CÁSSIA- Filhos? Sei. Vou chamar. Mirtes, são seus filhos ao telefone! Você vai atender?
MIRTES- Filhos? E eu tive essas coisas, algum dia? Ah! Parece que sim. Dá aqui esse telefone. Obrigada. Alô? Mahatma Gandhi, é você filhão? Como está? E sua irmã, Madre Teresa? Já é avó, que maravilha! Um desliga a extensão que assim eu não entendo nada. Custa um passar o fone um pro outro? Irmãos! Filhos! Haja... E quando vou conhecer o meu..... Sei. Ah! Sei. Ahn? Ahn? (BATE O FONE COM RAIVA) NÃO, NÃO E NÃO! Que petulância! Querem que eu dê minha aposentadoria pra salvar a firma que eles herdaram do pai. Firma falida desde o inicio. Firma que anota recados por telefone e depois passa pra pessoa certa, que absurdo!Eu sempre avisei...Agora eu que tenho que socorrer? NÃO, NÃO E NÃO! Podem tentar me interditar, tenho testemunhas que sou normal e estou bem das minhas faculdades mentais. Né, gente? Vocês vão testemunhar a meu favor, certo? (SILÊNCIO TOTAL.TODOS VOLTAM PRA POSIÇÃO ANTERIOR) Disseram que aqui não preciso do dinheiro, temos tudo de graça aqui. Até parece! Diz que a divida do banco é exatamente o valor que recebo de aposentadoria! Eles calcularam tudinho nos mínimos detalhes! São uns filhos da...(TAPA A BOCA)
(TELEFONE TOCA NOVAMENTE. ELA ATENDE)
MIRTES- (NÃO, NÃO E NÃO! (BATE O TELEFONE E TIRA O FIO DA PAREDE) Pronto! E que ninguém ponha no lugar de novo. Estou farta! Só me usam e abusam, depois me jogam fora! Algo está errado comigo.... desde a infância é a mesma coisa.O que faço de errado? (SAI) Não sei dar limites, é isso! Quero agradar todo mundo! E o povo abusa e usa sem piedade. Vou mudar.Por limites, por grades ao meu redor, delimitar espaços...
(TODOS CONGELADOS. MINUTOS DEPOIS ELA CANTA A SUA MÚSICA. TODOS RELAXAM)
ANTONIO- Eu bem que queria ter uns filhos.Adotivos, claro! De várias idades. Adotar um com 15, outro com 8, outro com 3 anos. Bebezinho não, que dá muito trabalho. Filho que fala, conversa, brinca com a gente....o problema é quando crescem...

CENA 7
(CASSIA ENTRA CORRENDO, ASSUSTADA.)
CASSIA- Nunca mais saio de casa! Cruz credo. Fui comprar um livro e juntou uma multidão pedindo autografo. Sai correndo, disse que precisava pegar o ônibus pra dar uma palestra e fui pra Rodoviária, subi no primeiro ônibus que estava saindo. Fui até Estrela do Sul, comi um pastel, comprei esse chapelão, esse camisão pra disfarçar e voltei. Não saio mais de casa.Sinto-me sitiada. Em guerra. E eu odeio por coisas na cabeça, não uso nem grampo que me incomoda, nem tiara, presilha, lenço, elástico. Nada! E aqui com esse chapelão pra poder voltar pra casa. Nunca mais saio de casa (TOCA O CELULAR) Alô? Sei juntar as duas personagens numa só? Pode dar certo, sim. Por o capitulo dez antes do capitulo oito? Não sei...preciso pensar..Pode! Pode, sim! Mandar fotos minhas pra divulgação? NÃO, NÃO E NÃO!(DESLIGA O CELULAR) Copiei de você, colega Mirtes! Gostei da firmeza.Vou deixar meu celular desligado por hoje e dentro do vaso! Pronto!Sem encheção de saco!

CENA 8
CASSIA _Olha só quanta coisa na caixa do correio. Um telegrama pro Antonio, uma carta pra Mirtes.Que letra linda.E umas contas.
MIRTES _É da minha mãe! Ela me escreve uma vez por mês pra saber como estou. Tá com quase noventa anos e tem uma saúde melhor que a minha!
CASSIA _ O resto é só propaganda! Isso que acaba com a natureza, um montão de papel inútil.Quem inventou a propaganda devia ser condenado! Se eu quero, vou lá, me informo e compro, não precisa de ninguém enchendo meu ouvido e cérebro com tanta informação inútil.
(APLAUSOS TÍMIDOS)
ANTONIO – Meu irmão levou um tiro ontem, ao estacionar o carro na garagem, na frente da esposa e dos filhos.Meu primo morreu de Aids. Pobrezinho, tava tomando o coquetel , mas não tava dando certo, cada vez mais fraquinho. Bem, o enterro dos dois vai ser amanha , hoje é o velório. Vão enterrar os dois juntos. Preciso ir, gente. Pego o primeiro ônibus e depois um avião.(SAI APRESSADO) Preciso só dos documentos e cartões. Será que levo um casaco? Pode estar frio lá, né?
CENA 9
SAULO- Tive uma idéia genial, moçada! A Cássia tinha dado a idéia de um sarau. Melhor! Vamos bolar um show! A gente se apresenta todos os finais de semana e com a grana dos ingressos a gente paga um advogado e ainda divulga a reintegração ilegal. Um show de protesto! Todos topam? Eu toco violino. A Mirtes toca o teclado. Posso por um acompanhamento no computador.Assim não metemos a mão no nosso fundo pra pagar advogado, deve ser bem caro um processo deste porte.
CASSIA_ Acho a idéia maravilhosa. Mas, eu não posso aparecer, cuido da luz, da contra-regragem, figurinos, etc Fico só na coxia.
MIRTES- A gente pode fazer na lojinha. Poe uma cortina preta no fundo cobrindo as prateleiras, abre a parede da frente. O Saulo põe dobradiças na parede, pra abrir e fechar pro show. É tudo de madeira mesmo...Depois instala uns refletores nos postes em frente.A gente cobre o piso com tapetes pra não fazer barulho, ranger.
WALKIRIA_ E espalhamos as cadeiras na estrada mesmo. À noite não passa ninguém por lá. Fechamos com cordas e eu fico na bilheteria. Dez pratas o ingresso. Mas que musicas a gente pode ensaiar?
CASSIA_ Eu adoro Milton e Chico Buarque.Vinte pratas é melhor, nós merecemos.
WALKIRIA_ Tem que ser musicas que propiciem uma coreografia, algo bem animado pro publico entrar na nossa onda. Eu adoro can-can.
CASSIA_ Precisa ter pernas pra dançar can-can, querida, não é pra qualquer uma, não!
WALKIRIA_ Pois fique sabendo que eu fui Miss Pernas no Clube Pinheiros em...(PENSA)
CASSIA_ Só diz se foi antes ou depois da Guerra, amor!
WALKIRIA_E fui Miss Simpatia no Clube Piratininga, além de ser Miss Pernas no Clube da Casa Verde, amor! E por vários anos seguidos. Tenho oito faixas de Miss!
CASSIA_ Miss Simpatia, só quando você ainda engatinhava e ainda era bonitinha....(RI)
SAULO- Podia acabar com um baile da saudade. Todo mundo dançando. É só fazer uma boa seleção no computador e por pra rodar. Talvez até umas marchinhas de carnaval, Chiquinha Gonzaga, Mario Lago, Francisco Alves e outros bambas da área...Olha, o Paulão está entrando no Facebook. Vou perguntar se podemos fazer um show aqui, fechar a estrada, etc...(TECLA). Ele tá oferecendo o teatro da cidade , que está às moscas, tem operador de som, de luz, porteiro, etc, tudo grátis! E ainda ajuda na divulgação do show.
ANTONIO- Você falou que é um show de protesto contra a reintegração?
SAULO- Falei, claro! Ele sabe de tudo.E concorda, o tal Justino pareceu ser muito sacana. Os extratos não nos convenceram. O Paulão tá conosco! Com a justiça. Que é cega e manca nesse país.
WALKIRIA_ A gente até podia vender uns lanches naturais, umas tortinhas doces ou salgadas, sucos. O que acham? Colocamos uma barraquinha ao lado da bilheteria.
ANTONIO- Mas não vão deixar o povo comer dentro do teatro, vai sujar tudo. Esquece!
CASSIA_ Podem contar comigo! Organizo o baile, as músicas. Lembro de todas! É só começarmos os ensaios, distribuir papéis, fazer um roteirinho, etc. Faço até um cardápio se a Wal quiser ajuda.Acho que podemos vender na saída, então!
MIRTES _Eu dirijo! Já fiz muito cenário e maquiagem e conheço as artes de um palco. Amanhã mesmo podemos iniciar o show! Idéia aprovada! Roteirinho interessante, você sabe mesmo escrever.....
CENA 10
(ANTONIO CHEGA COM A CABEÇA ENFAIXADA E BRAÇO NA TIPÓIA, MANCANDO)
CASSIA- O que foi isso, Antonio? Foi atropelado por um caminhão?
ANTONIO _ Tava namorando na praia. De repente juntou um grupo grande nos cercaram e nos bateram muito. Sorte ter um salva-vidas que chamou a policia.
CASSIA- Tava fazendo sexo?
ANTONIO_ Não! Só uns beijinhos, de mão dadas, uns carinhos. Só! Eta gente preconceituosa em pleno século vinte e um! Meu amor está sendo operado nesse momento, no hospital da cidade vizinha.Tivemos que esperar a ambulância vir e levar. E o sangue escorrendo pela rua toda. Não me deixaram ir junto. Tive alta e tenho que repousar, mas com essa dor...
(COLOCAM ANTONIO DEITADO, COM UMA MANTA, ALMOFADAS, FAZEM CHÁ, TRAZEM SANDUICHE, SUCOS, ETC...)
ANTONIO_ Onde vamos poder namorar, agora? Aqui na mata! No meu quarto, lógico! Eu bem sei que partireis outra vez
Nossos encontros são como eclipse
Que aparecem uma ou outra vez
Logo sucedendo um apocalipse

Quando penso que criou raízes
Nosso delicado enxerto de amor
Logo o devasta novas crises
Sem deixar marcas no lavrador

Por quê? Mil vezes por quê?
Procuro sem conseguir achar
O motivo que faz morrer
O que tinha tudo pra brotar Do Breton!
CASSIA- Enfim! Assumindo o namoro, Antonio! Texto bonito.crises, crises.Não agüento mais. Agora quero a paz.(CANTA) “ Paz de criança dormindo,,,,”

CENA 11
MIRTES- “Ontem caminhava eu
Pelas areias do Saara.
Tiamates e tigres me rodeavam calmamente
Enquanto dançavam voluptuosas odaliscas.
E eu tranqüilo como um guri
Que faz um desenho
Escrevia num papiro cheio de riscas.” Breton! Até parece eu....(SAI)

(PENUNBRA. CASSIA AGARRA SAULO NO SOFÁ E SE BEIJAM. WALKIRIA ENTRA BATENDO UM BOLO, ACENDE A LUZ)
WALKIRIA_ Sua vadia! Agarrando o meu namorado! (BATE COM A COLHER DE PAU)
CASSIA- Vadia é a senhora sua mãe, se me der licença. Acho muito egoísmo querer um homem com exclusividade. As mulheres precisam aprender a dividir os homens. Lembra da Cilinha? Ela tinha um namorado pra cada dia da semana. Eram sete namorados, mas todos tinham outras namoradas. Várias até! Ninguém tinha exclusividade, não! Amizade colorida, ou namoro coletivo.
WALKIRIA_ Pra mim isso é putaria! E a Cilinha era uma Putinha Paz e Amor, só isso! Sexo, Drogas e Rock´in roll.Não é minha religião, não senhora.Eu sou das antigas, tradicional.Careta se você preferir, e pronto ! E pode ir soltando o Meu namorado!
CASSIA- Eu não estou segurando ninguém. Minhas mãos estão soltas e livres. Se o Seu namorado está me beijando e me agarrando a culpa não é minha! A gente vive numa comunidade, é hora de termos mais coisas em comum além da sala e da cozinha!
WALKIRIA_ Eu só compartilho MINHAS comidas. E já está muito bom! E outra coisa, a geração hippy foi muito antes da nossa. Você está fora do tempo, completamente deslocada!
CENA 12
(TOCA A CAMPAINHA. OS HOMENS VÃO VER FORA DE CENA. BURBURINHO FORA. VOZES ALTERADAS. APREENSÃO E CURIOSIDADE DENTRO)
CASSIA- Que será que está acontecendo agora? Cada dia é uma surpresa aqui. Até já estou bolando um novo romance. Já comecei a escrever.Aqui me dá muita inspiração.
ANTONIO- Vieram interditar a Mirtes.
SAULO -Com camisa de força e tudo. Cinco enfermeiros! E mais dois médicos. Aqui diz que a Mirtes não está mais de posse de suas faculdades mentais e não está em condições de gerir sua própria vida sozinha. Parece tudo legal.Tem a assinatura de um médico das Clínicas de São Paulo! Tem uns exames acompanhando. Você fez algum exame nas Clinicas nos últimos anos, Mirtes?
MIRTES- Nunca fiz exames nas Clínicas! Nunca passei nem perto! Pois não me levam nem morta! Que filhos ingratos, tudo para ficarem com minha aposentadoria pra salvar a firma do pai.Firma falida e falecida! Pra pagar empréstimo de banco! Capitalistas de merda! Pois que vão todos pro buraco! Que se fodam! Vão pro inferno! Que se explodam! (CORRE SE ESCONDER DEBAIXO DO SOFÁ, DO FOGÃO, ONDE DER. NOVA CAMPAINHA. ENTRAM DOIS CARREGADORES TRAZENDO A MINI ACADEMIA DE CASSIA QUE VAI DISTRIBUINDO TUDO PELA SALA. MIRTES SE METE DENTRO DE UMA DAS CAIXAS E DÁ UMA GRANA PRO RAPAZ CARREGA-LA PRA FORA, COM GESTOS E UM PEDIDO DE SILÊNCIO)
CASSIA_ Minha academia. Gente, vou por aqui, por enquanto, até meu quarto ficar pronto, tá? Quantas saudades da minha esteira, da minha bicicleta., dos meus pesinhos, das faixas extensoras. Mirtes, querida, pode usar quando quiser, viu? Oras, cadê a mulher? E vocês também, viu gente? É da comunidade! Vou fazer uma cortina no meu quarto pra separar a academia da cama..Assim o acesso fica livre.E minha cama posso ocupar á vontade.
(ENTRAM OS ENFERMEIROS EXAMINAM TUDO E SAEM)

CENA 13

(MIRTES CANTA SOZINHA NUM CANTO, ALIENADA. )
CASSIA _ Quer dizer que o Antonio vai meditar todos os dias às cinco horas?
WALKIRIA- E não deixa ninguém ir junto. Diz que fez um altar com pedras numa gruta e só tem espaço pra um.
ANTONIO _ Vou meditar, gente! Deixem um pedaço de bolo pra mim na volta! Fui! (SAI)
CASSIA _ Vou seguir o dito cujo, que esta estória está muito mal contada. (SE COBRE COM A MANTA DO SOFÁ E SEGUE ANTONIO)
MIRTES- Vamos começar a ensaiar o show, cambada? O que sugerem? Só um minuto que vou fechar as cortinas, ninguém pode saber que eu voltei! (FECHA AS CORTINAS DE PORTAS E JANELAS CANTANDO SUA MÚSICA)
SAULO_ Você não pode passar a vida se escondendo dos seus filhos. Vamos falar com o Doutor Helter amanhã mesmo e pedir uma bateria de exames contestando esses que são claramente falsos! Nessas datas você estava aqui, foi na praia, fez supermercado, foi ao banco, temos testemunhas!E provas!
WALKIRIA – Podemos começar a cantar o abre-alas da Chiquinha Gonzaga, é de domínio publico, não é preciso pagar direitos autorais.
MIRTES _Merda! Isso exclui todos os autores vivos. Edith Piaf, eu amo! ”Ne me quite pas”, a musica mais linda que já ouvi... Tem Frank Sinatra, Elvis Presley, Janis Joplin, Dalva de Oliveira, Maísa, e tantos outros defuntos...
ANTONIO- Essas últimas eram cantoras e não compositoras. A gente paga direito autoral para autores.Que faz, quem cria.
WALKIRIA –E se a gente só dublasse? Também tem que pagar?
MIRTES _ Também tem. Mas a gente paga e os autores raramente recebem.
(WAL PEGA UM TECLADO E TIRA UMAS NOTAS. SAULO PEGA O VIOLINO E AFINA. INICIAM O ENSAIO. TOCAM E CANTAM DUAS MUSICAS, MAS, PARAM , CORRIGEM, , FAZEM UMA COREOGRAFIA, CAEM, BRIGAM...)
WALKIRIA –(DECLAMANDO)

Estamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar, dourada borboleta
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.

Estamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro
O mar em troca acende as ardentias
— Constelações do líquido tesouro

Estamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano
Azuis, dourados, plácidos, sublimes
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?
É Castro Alves! Amo de paixão. A gente podia declamar uns textos , né?

CASSIA _(VOLTANDO ASSUSTADA) Gente! O Antonio é gay! Ele foi se encontrar com um namorado , lá nas pedras! Um gato, e bem mais jovem, sarado. Eu vi tudo, do começo ao fim. Gente! Aqueles dois baita paus e nenhum pra mim! Que desperdício...
SAULO_ E daí? Ninguém tem nada a ver com a vida do nosso colega! Eu nunca percebi nada! Bem, só tá faltando você pro ensaio do show.
WALKIRIA_ Que ousadia, isso sim! Depois de terem apanhado, feito cirurgia e tudo, ainda vão nas pedras pra namorar. Absurdo! Ele tem um belíssimo quarto aqui, protegido de olhares indiscretos ou preconceituosos.
CASSIA _ Eu não vou entrar em cena. Só dou apoio técnico.Eu vi! Juro que vi! Uma dessas revistas de fofocas com MINHA foto na capa, dizendo que a autora da novela sumiu e manda o texto via aérea! Pode? Inventam cada mentira só pra vender revista. Tá escrito bem grande na abertura “novela baseada no livro de Cássia Cacilda”! “Baseado” não é “escrito por”, oras...Agora, é que não saio mais na rua, mesmo. A foto é do dia em que fui assinar contrato, estou com meu colar de pérolas. A outra estou na janela do apartamento fazendo não com a mão pros fotógrafos que pediam para eu descer! Que gentinha! Aproveitadores de todos os segundos possíveis! Por sorte já escolhi todo o material do meu quarto. Piso, paredes, telhado, janelas, varanda.E já entregaram em tempo recorde. É só nosso amigo começar a construção. Ah! Faltam as autorizações! Viram que piso bárbaro que eu encomendei? Feito de plástico reciclado e prensado, imita madeira, mas, dura mil anos. Fácil de lavar e secar. Adorei e não faz barulho quando anda, muito macio, confortável. Escolhi caramelo, nem branco, nem preto. Pra combinar com as paredes de madeira. As flores das floreiras alguém compra mim, depois de tudo pronto, ou recolho da nossa mata mesmo.

CENA 14
(WAL E CASSIA FAZEM O ALMOÇO.OS HOMENS PASSAM PELAS JANELAS LÁ FORA.)
WALKIRIA _(TIRA DUAS TORTAS DO FORNO E COLOCA NO PEITORIL DA JANELA)- Não quero ninguém enfiando o dedo pra experimentar, heim? Vou deixar esfriando um pouco pra depois servir no almoço...tá quase tudo pronto.Mais uns dez minutinhos e eu sirvo.Só finalizar a salada. Você chama os outros, Cássia?Já podem ir lavando as mãos, e se arrumando um pouco.
(MIRTES ENTRA DISFARÇADA COM PERUCA, CHAPÉU, ECHARPE E UMA ROUPA ESTRANHA E SENTA-SE Á MESA)
WALKIRIA _ Alguém coloca a mesa, fazendo o favor! Nossa? Quem é nossa convidada de hoje? Podem me apresentar, gente?
MIRTES_ Te enganei, Wal? Será que meus filhos conseguem me reconhecer assim? Não quero viver escondida o resto da vida...Mas, fantasiada fica divertido!
(TOCA A CAMPAINHA. CÁSSIA VAI ABRIR A PORTA)
CÁSSIA- Quem é? Mahatma Gandhi e Madre Teresa? Mas, o que fazem aqui? Não somos uma entidade religiosa , nem pessoas necessitadas de auxilio,desculpe. Acho que bateram na porta errada!Sei. Uhummm! Filhos? Tá!
(UMA MÃO PELUDA ROUBA UMA DAS TORTAS. CASSIA FALA, ABANANDO O AVENTAL E OLHANDO PRA MIRTES QUE TENTA SE ESCONDER EM ALGUM LUGAR.)
ANTONIO –(GRITA) Eu vi! Outro macaco roubando nossa comida!Assim não dá! Não podemos alimentar animais silvestres com alimentos processados. E quentes! Podem se queimar e ficar dias sem conseguir comer...e morrer de fome depois.(MIRTES PULA A JANELA..) Podem nos prender. Quem está aqui, Cássia? Nem acabaram ainda de fazer a salada? Tô varado de fome e vocês ficam na enrolação!
CÁSSIA- São os filhos da Mirtes. Mas ela sumiu. Não temos nenhuma informação. O que eu faço?
ANTONIO –(VAI ATÉ A PORTA) Vou tentar resolver isso. Deixe comigo! Vocês são os filhos da Mirtes? Sei. Ela desapareceu! Foi no dia que veio uma ambulância com camisa de força para interditá-la. Ela não foi pro Hospício? Nem pra casa de vocês? Que coisa! Aqui ela não está! Só estão faltando as telas, os pincéis e as tintas. Ela deve estar pintando por aí...
CASSIA_ Tão vendo aquelas montanhas lá longe? É lá que ela sobe pra pintar o mar, o céu, flores, passarinhos, insetos. Passava o dia todo lá em cima. Podem procurar por lá depois...
ANTONIO – Ahn? O médico da cidade deu entrada com exames que dizem que ela está normal? Sei, e nós com isso? Mas, fiquem à vontade pra dar uma geral no nosso asilo. É todo de vocês. O quarto da Mirtes é aquele, cor de rosa, logo ali atrás, parece um templo budista. A Cássia, depois, pode abrir a porta com a chave reserva, se vocês desejarem .Deve estar uma sujeira só. Eu estou muito ocupado no momento, não posso ciceronear tão ilustres presenças, com licença. Tenho um quarto pra construir. E uma janela no telhado pra fazer abrir e fechar com controle remoto.
WALKIRIA- O almoço está servido, pessoal. Antonio ou Saulo coloquem as tortas na mesa, por favor.
ANTONIO – Além de estar na nossa hora do almoço. Estão servidos? Bem, então, fiquem á vontade. Vamos ao rango, moçada! Eu trago a torta que sobrou! Tá muito quente! Ui!Ai!
SAULO-(GRITA PRA FORA) E cuidado com os macacos adoram roubar nossas coisas, óculos, bolsas, chapéus e tudo que conseguirem arrancar, especialmente comidas.
CÁSSIA- E quero uma cortina pra abrir e fechar também, na janela, do teto. E vou plantar bambu ao redor de toda a casa pra ninguém me ver do lado de fora!
ANTONIO –Você? Ou euzinho aqui que vai fazer tudo?
(TODOS SE SENTAM PARA ALMOÇAR)
WALKIRIA –Cadê a outra forma? Quem roubou minha torta? Assim vai faltar comida no almoço....Era uma com berinjela e molho de tomates com proteína de soja e a outra de legumes orgânicos.
ANTONIO – Foi um dos macacos. Era uma mão mais clarinha. Acho que era aquele mais ousado, mais jovem, de olhos claros. Muito guloso. O cheiro deve ter atraído o bando. Você deve achar sua forma bem limpinha jogada pela mata.
WALKIRIA – Eu mato esses ladrõezinhos! O IBAMA pode até me prender, mas assim não dá!Eles roubam tudo que coloco na janela, fora as vezes que entraram, pra roubar as frutas na mesa Vamos ter que por as frutas na geladeira a partir de agora.. Até na horta, pulam a cerca e comem tudo! (FURIOSA, RECOLHE AS FRUTAS DA FRUTEIRA E PÕE NA GELADEIRA) Antonio, você precisa subir a cerca da horta e talvez fechar por cima com tela ou um telhadinho vazado só pra chuva entrar.
ANTONIO –Já estou pensando nisso. Na semana passada eles destruíram todos os canteiros e jardineiras.Arrancaram os morangos com a raiz e tudo.Arrancam as cenouras e fizeram guerra com elas. São uns vândalos famintos.Ou fazemos uma outra horta sem cerca pra eles comerem. Se tiver um local mais fácil de assaltar, não vão querer pular a cerca. Mas vou subir a nossa cerca o quanto antes. Assim que acabar o quarto da Cássia. Mas, peguei serviço no supermercado. Vou refazer todo o telhado. Só não sei quando! O Saulo podia ir subindo a cerca, né, grande Saulo? Dar uma folga pro computador e pras brigas na praça com o Paulão.
SAULO- Eu que enterro o lixo, faço adubo orgânico, reviro o adubo duas vezes por semana, rego a horta, vigio a área toda, faço rondas diárias. Ainda querem que eu faça nova cerca? Não é demais, não?
ANTONIO – É uma urgência! Ou ficaremos sem comida fresca e orgânica. E vai ser bom pra sua tendinite, variar de atividade física.E pra bunda também que tá ficando quadrada.
CENA 15
WALKIRIA- E a cerca da horta como é que ficou, Saulo?
SAULO- Tá bom, vou ver a horta e pensar numa solução! (SAI E VOLTA LOGO PRO COMPUTADOR)
WALKIRIA –Eles devem estar passando fome pra vir nos assaltar assim diariamente!
ANTONIO – Vou fazer umas trilhas pela mata para investigar essa questão mais de perto. Porque estão passando fome? Se sempre viveram bem aqui. Acho que aquele córrego que passa por baixo da praça e nos fundos do nosso sitio está com pouca água. Pode ser um motivo pra ter pouca comida disponível. Alguém deve estar desviando a água. Vou averiguar assim que der.
SAULO- Se estão roubando a água do rio, precisa falar com o Paulão! Só vou tocar nesse assunto quando tivermos certeza absoluta do roubo.Acho que vou encomendar uns trinta metros de tela de plástico preto, acho melhor que tela de galinheiro, que enferruja fácil. E tela preta pode assustar os bichos. E umas madeiras, quinze pedaços com três metros de altura, dez de espessura, mais umas dez de dois de comprimento e bem fininhas, pra segurar o telhado.. De cobertura vou usar palha e bambu.Vai entrar só a água da chuva e do meu esguicho. Pronto, pedido encaminhado e pago. Entrega em 2 horas. Podem relaxar.Vocês recebem a encomenda, né? Agora vou meditar, adeuzinho!
WALKIRIA- O lanche está quase pronto.Não pode esperar um pouquinho? Acho que devemos fazer as refeições todos juntos.. como uma família! Somos todos aposentados, não temos horários rígidos. Não custa comermos todos juntos.
SAULO- Tá bom, vou mudar o meu horário de meditar, mas de amanhã em diante.Hoje, já fui! (SAI)
CASSIA- Encomendei umas mudas de arvores frutíferas pra rodear meu quarto, pode ser uma solução. Amoreira, jabuticabeira, pessegueiro, pitangueira, goiabeira,laranjeira e limoeiro. Mas deve demorar uns anos pra produzir frutas, né? Uma horta cresce mais rápido.A gente podia plantar umas árvores frutíferas no meio da mata pra eles, depois, com o tempo. Mamão cresce rapidinho, é só jogar as sementes. A gente pode ir espalhando por aí nos nossos passeios. Fazer um lixo só para sementes que depois replantamos. Aqui esse pote fica pras sementes de frutas. Vou paquerar, não quero tomar lanche hoje. Regime! Tchauzinho. (SAI)
CENA 16
(CASSIA ENTRA E DECLAMA DANÇANDO)

CÁSSIA- Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.
É mudar tudo pro masculino, gente, vai ficar ótimo! “Lá tenho o homem que eu quero

Na cama que escolherei. “É simples.Decorei assim,mas desdecoro e redecoro no masculino. Que acham? Manuel Bandeira é o máximo, não? Adoro “Tem go-go-boys bonitos Para a gente namorar”. Melhor , né? Ui! Podia ter de montão rodeando o nosso sitio...era só escolher e puxar pra dentro.(SAI)
(TODOS BATEM PALMAS) (CELULAR TOCA OFF)
CASSIA_ (OFF) Já falei que podem fazer o que quiserem com o meu livro.A novela é de vocês e não minha. Não sou autora de TV só de livros! Façam o que acharem melhor. Estou ocupada, gente, não posso pensar agora! Beijos. Tchau.Pode tudo!Retirar o penúltimo capítulo? Fazer o personagem Chico morrer? E nascer o filho dele depois?Já disse, pode tudo!Tchau!
CENA 17
ANTONIO- Sabem que já estou começando a pensar como a Mirtes. Fechar o Recanto. Ficarmos isolados aqui. Só nós e o pessoal que estudou com a gente. Podíamos fazer uma festa anual de reencontro da turma da ECA, aqui e só abrimos para quem nós conhecemos e gostamos. O pessoal combina de vir de carro, todos juntos. Entram e depois vão embora. Ninguém vê ou fica sabendo. Um final de semana todo. Ia ser da hora, né?
MIRTES- O mundo lá fora está cada vez mais hostil. Sorte que seu namorado não perdeu o olho e está bem agora. Mas já pensou se acontecesse o pior? Acho que devemos fechar tudo e jogarmos a chave fora.
WALKIRIA- Já fui assaltada cinco vezes em São Paulo, três vezes no Rio de Janeiro e me levaram a mala inteirinha em Brasília.Fora no Nordeste e Norte, “deixei” uma peça de roupa ou uma bolsa em cada cidade que visitei. Se isso não é violência, eu não sei o que seria. Daqui a pouco as pessoas vão andar em hordas, assaltam tudo. Entram na sua casa e levam o que quiserem. Lembram das aulas de História? Os hunos, os bárbaros, godos e visigodos arrasando tudo por onde passavam? Vai ser igualzinho...E ninguém vai conseguir fazer nada! E nem adianta construir presídios. Vai ter que prender muita gente. E quem sustenta os presos somos nós! Deviam trabalhar pra pagar a comida, água e luz que usam, como todo mundo!
(MIRTES E SAULO BATEM PALMAS. OS OUTROS ACOMPANHAM)
CASSIA- Wal pra presidenta! Concordo quanto aos presos e presídios. Grana pra educação evita prisão no futuro. Mas.....Nada de radicalismos.Sem terrorismo psicológico! Vamos nos isolar aqui, mas podemos sair, paquerar, fazer compras, de vez em quando.Quero a chave na minha linda mãozinha. Aqui!
SAULO- Pra que sair se podemos fazer tudo pela internet? Até fazer compras?
CASSIA- Enquanto a novela estiver no ar e as revistas inventarem matérias a meu respeito eu fico escondida, reclusa aqui. Mas depois... (DANÇA PELA SALA TODA.SAI COM SALTOS DE BALÉ CLÁSSICO.) Você faz sexo pela internet, meu bem?
WALKIRIA –Não é que pela primeira vez concordo com ela, pessoal? Proponho uma reclusão com data pra começar e acabar! Depois a gente avalia os resultados e decide se continua ou não. O próprio texto do show diz que não somos um câncer, fechados em nós mesmos. Somos abertos ao mundo. Hora da faxina.Cada um com uma vassoura, um rodo ou um paninho na mão.Vamos lá!Todos juntos vai muito mais rápido. Coloca um som aí no computador, colega, mas sem por a bunda na cadeira.Toma o balde, colega.
ANTONIO- Então, todos votam pela reclusão? Vou começar a organizar o processo. Tem que pensar em cada detalhe, em cada pessoa que conhecemos.Tudo.Tudo no Excel, planilha, etc.Depois da faxina, é claro.
SAULO- Eu ajudo a pensar e organizar o nosso processo de exclusão desse mundo lá fora.
ANTONIO- O nosso projeto de adoção, pelo jeito, vai pro espaço! Mas tudo bem, se não der, não deu! O que vale é ser feliz! Ou se sentir feliz!

CENA 18
(SAULO E CASSIA ENTRAM DANÇANDO UM TANGO BEM SENSUAL.FAZEM UMA COREOGRAFIA DE ALGUNS MINUTOS.WALKIRIA ENTRA E ARRANCA CASSIA DE CENA JOGANDO-A PARA A COXIA. SEDUZ SAULO PARA DANÇAR SAPATEADO COM ELA. ENQUANTO O CASAL DANÇA CASSIA ENTRA E TENTA CHAMAR ATENÇÃO SOBRE ELA DANÇANDO UM SAPATEADO ENGRAÇADO.)
CASSIA_ E se eu jogasse flores para platéia? Ah! Podia ser legumes e verduras da nossa horta também. Entro com uma cestinha com chuchu, pimentão, pimenta vermelha, pitangas,couve-flor, salsinha, laranjas e limões.Os abacaxis não dou, não vendo, não empresto! Que acham? (RI) Oh, seu Chacrinhaaaaa! Está na hora da discoteca....                      ( APANHANDO DO CASAL É ARRASTADA PRA FORA. SAI RINDO)

CENA 19
WALKIRIA- A volúpia carnal é uma experiência dos sentidos, análoga ao simples olhar ou à simples sensação com que um belo fruto enche a língua. É uma grande experiência sem fim que nos é dada; um conhecimento do mundo, a plenitude e o esplendor de todo o saber. O mal não é que nós a aceitemos; o mal consiste em quase todos abusarem dessa experiência, malbaratando-a, fazendo dela um mero estímulo para os momentos cansados da sua existência. De Rainer Maria Rilke, in 'Cartas a um Jovem Poeta'
CASSIA- Saulo e Antonio, por favor, podem levar minha academia pra parte do meu quarto que já está pronta? Preciso de espaço pra ensaiar aqui na sala. Onde se guardam as toalhas de mesa? Achei. Acho que vou ter que fazer uma parede separando minha cama da academia, viu querido? Deixo a porta da academia aberta pra todos e a porta da minha cama fechada. Só abro pra quem me interessar...Caso alguém me interesse algum dia! Mais um trabalhinho pra você, garoto...(DÁ UMA TOALHA PRA CADA MULHER) É assim, mulherada! Cada uma amarra uma toalha na cintura. Eu vou fazer sentada, senão eu caio. Vocês podem ficar de pé ou sentadas. Segura a saia com as duas mãos e balança de um lado pro outro. Muito bem! Dobra o joelho e levanta, desce até tocar o chão, dá um impulso e faz um “jeté an deor” .Jeté é a perna esticada pra frente e viradinha pra fora, calcanhar pra dentro. Então, dobra e sobe, desce e chuta. Sempre balançando a saia. Vocês estão ótimas. Só falta o som. Saulo, por favor acha um can-can aí no computador. (SOM) Agora troca de perna. Primeiro com a direita, depois a esquerda. Direita, esquerda, direita, esquerda. Ótimo!
WALKIRIA –Podemos todas ficar sentadas? Uma cadeira pra cada uma. A gente começa sentadas, só mexendo a saia. Depois cruza e descruza as pernas com esse jeté an deor de você.Depois fica do lado , segura na cadeira pra não cair. Faz uma coreografia usando as cadeiras. A gente sai e deixa as cadeiras pra próxima cena.
MIRTES_ Ótima idéia, colega! Não podemos cair e nos quebrar todas...Eu estou ensaiando como diretora, pois não posso mostrar minha cara. Não quero ser descoberta e ir pro hospício, gente.
WALKIRIA – Se a Cássia não quer aparecer por causa das revistas de fofocas idiotas, a Mirtes tá fugindo dos filhos. Quem vai dançar? Eu sozinha?? Tô fora!
SAULO_ Eu e o Antonio é que não vamos vestir saias e mostrar as pernas, gente! Eu sou bom no gogó, falando. Discursando na praça, na Prefeitura. E só!
CASSIA- Mas, vai cantar e tocar... Gente, precisamos da grana. Esse show vai ter que sair e pronto. Sabe que não é má idéia os dois homens se fantasiarem de mulher? Ia ficar cômico! Vamos fazer um show cômico, com muito humor. Quem é bom de piadas vai anotando algumas..... Fiz um roteirinho das musicas, e separei umas poesias. Leiam e me digam o que acham. (DISTRIBUI UMAS FOLHAS).
MIRTES_ Já sei! Vou fazer meia máscara pra todos. Cobre os olhos o nariz e as bochechas. Depois colo umas penas bem coloridas que achei andando na mata. Ninguém vai reconhecer ninguém! E vai ficar engraçado umas pernas peludas no meio. A gente pode ir trocando de lugar a cada passo. Que tal?
CASSIA- Grande idéia! Tipo Idade Média! Comedia Dell ´Arte! Pode fazer. Eu não ia agüentar mesmo ficar escondida.
WALKIRIA- Com licença, gente é hora do meu leitinho. Sabem que não abro mão desse luxo. Leitinho com açúcar e um pouquinho de água. Creminho ou docinho. Quem comeu toda a minha lata de leite em pó? Isso é exclusividade! Coloquei até meu nome na lata!
SAULO_ Aqui é tudo coletivo, Wal. Não tem essa de por nome nas coisas pra ter exclusividade. As compras são pagas com a grana do nosso fundo e tudo é de todos. Se quiser uma coisa só sua compra com o seu dinheiro e deixa no seu quarto!
WALKIRIA- Pois eu acho que você está com toda a razão. Então, nada de comprar melancia que só a Mirtes come, nem fumo pro cachimbo do Saulo, nem balas de hortelã pro Antonio. Vou pegar essa lista de compras pra comunidade e cortar o que é individual! E pronto. E nem minha lata de leite!(PEGA UMA LISTA NA PORTA DA GELADEIRA E RISCA COM RAIVA VÁRIOS ITENS)
CASSIA- Conhecem a piada do leite? Não é bem uma piada, mas vou contar que é coisa seria! Pra descobrir o que puseram no seu leite, você tem que beber um litro de leite antes de dormir. Depois passar a madrugada tentando peidar. De manhã tem que olhar o seu cú! Se o cú estiver loiro, você bebeu água oxigenada. Se estiver lisinho, foi formol! Se estiver sem nenhum pelo no cú, foi ácido. Eles usam essas substancias pra não deixar o leite cru azedar e poder adicionar água á vontade, e poder vender tudo, sem prejuízo pra eles. Pois pra nós sobram o câncer e gastrite ou até úlceras. Gostaram da piadinha? Alguém, pode contar. Ou melhor, eu fico atrás da cortina falando, e alguém manipula um boneco, como se o boneco falasse.Ventriloquismo, lembram? Que tal? Mais ânimo, por favor, pessoal. Estamos tentando salvar nosso Asilo! Vamos deixar essas diferenças pra resolver em assembléia, depois! Agora é hora de resolvermos o nosso show e salvar nosso terreno!
ANTONIO –Desculpe, mas falar cú no show eu acho que não dá. É um show familiar, vão as famílias inteiras, velhos, crianças.Ops! Idosos, terceira idade, primeira idade. Falar palavrão pega mal.
WALKIRIA- Concordo! Podemos até contar a piada mas substituindo a tal palavra. Questão de ordem! Em primeiro lugar acho que devemos escolher um nome para essa área, ou asilo. Vou escrever e depois vocês votam. Os nomes que foram falados até hoje foram: Bosque dos sagüis. Asilo dos veteranos da ECA, Bosque Caminho da Paz. Asilo Sexo, Drogas e Rock ´ in Roll anos 2000, que mais? Ajudem minha parca memória.
SAULO- Eu voto no Bosque dos Sagüis. Ou Bosque dos Mil Macacos. Prefiro! Já viram a diversidade de espécies que temos aqui? Saguis, micos, macaco preto, macaco-acari, mico-leão dourado, mico-leão de cara preta, macaco-aranha, muriquis, entre outros. Uns tem rabo, outros não. E as cores, então, amarelo, castanho, marrom, preto, azulado, bege, caramelo, cinza e quase branco.
CASSIA- Proponho mudar para Asilo do Amor, Ervas e Musica da Mata. Parece que sexo não se faz mais por aqui...drogas foram substituídas por chazinhos e temperos da mata. O Rock pode ser qualquer musica. Ou Asilo da Mata Atlântica. (TODOS ACEITAM COM PALMAS)
WALKIRIA- Mais dois nomes na lista! Cada um vem e faz um pauzinho na frente do nome escolhido. Primeiro o Saulo. Agora o Antonio. (ELES OBEDECEM E VÃO VOTAR)
ANTONIO –Acho que a gente devia fazer uma tela pras janelas, Não é melhor que por as frutas na geladeira? (DISTRAIA WALKIRIA E FAZ DOIS RISQUINHOS) Né?
WALKIRIA- É! Agora a Cássia. A Mi, nem vou falar o nome todo. E eu! Ganhou a Asilo do Amor, Ervas e Musica da Mata. Não! Empatou com Bosque dos Sagüis. Somos em numero impar, não pode empatar. Alguém votou em dois nomes. Considero a votação anulada.
CASSIA- Vamos fazer por aclamação, ou levantando a mão. Não vamos perder o embalo desse sábado á noite, povo! Quem vota no Asilo do Amor, Ervas e Musica da Mata levanta a mão! Mi, Antonio .Quem vota no Bosque dos Saguis levanta a mão! Saulo, Wal, e eu.Os Saguis ganharam. Está resolvido.Asilo é muito donw, povo! Colocamos Recanto que é mais bonito. A Mi pode fazer a placa numa madeira grande com pirógrafo, não? Dez por três, pra ocupar toda a fachada.
ANTONIO- Depois dessa visitinha inoportuna que tivemos, eu proponho pegar a grana que a Cássia pagou pelo terreno dela e fazer um muro de três metros de altura ao redor do nosso terreno.Chega de invasores, olheiros, etc. (TODOS ACEITAM COM PALMAS) E placa com nome da comunidade acho ótimo. Se a Mi não fizer eu faço daqui alguns meses....
CASSIA- Podia ser uma cerca viva. Que acham?
ANTONIO- Pensei num muro mesmo, de tijolos e arame eletrificado por cima. Contrato três ou quatro pedreiros e fazemos em uma semana! Eu acabo o quarto da Cássia e oriento os pedreiros no serviço pesado. Pra agilizar. Não gostei nada dessa invasão. E se vissem a Mirtes aqui?
CASSIA- Não podemos fazer um meio termo de cerca viva com bambus e trepadeiras ? Talvez uma tela de nylon verde entre as plantas com mastros de cimento pra segurar? Nada tão radical como um muro de três metros. Ia me sentir num presídio! A tela, bem fechadinha, ia impedir fotos e olhares estranhos.
WALKIRIA- Acho que podemos pensar melhor nessas idéias. Precisamos cercar nossa área, antes que tenhamos invasões de mendigos e sem tetos. Essa interdição me deixou com a pulga atrás da orelha. Mas, uma tela é fácil de ser cortada, e a área pode ser invadida sem que nós percebamos. Talvez colocar câmeras de vídeo. Ou outro tipo de segurança. Mesmo o Saulo fazendo a vigilância diária podem entrar roubar os animais, plantas e nós nem vamos perceber...
SAULO- Primeiro vou falar com o Paulão, ver se é legal, e a burocracia pra isso! Ele está on line! Ótimo! Pronto! Mandei a primeira questão. Vamos ter que pagar um agrimensor pra medir o nosso terreno, e delimitar com exatidão a área. Eles podem ceder o técnico, mas o pagamento é a parte. Mas, primeiro precisamos anular essa reintegração de posse. Primeiro resolver tudo na audiência. Ele está reforçando o convite para usarmos o teatro da cidade, pagamos a faxineira e uma ajuda pros técnicos.Nada muito polpudo. Primeiro vamos arrecadar grana com o show e divulgar essa ilegalidade. Por a população á par do que está acontecendo e trazer o povo pro nosso lado. Isso vai pesar na hora do juiz decidir. Uma coisa de cada vez, gente. Teatro com mil lugares, gente, cabe a cidade inteira e ainda o povo da região. Outra questão.... (DIGITA)
MIRTES- Que exagero fazer um teatro de mil lugares num fim de mundo como esse! A cidade toda cabe no teatro num único espetáculo. Vamos ter que divulgar na região . Ir nas rodoviárias e pedir ônibus um pouco antes dos horários dos nossos shows. Organizar pra dar tudo certo e com lucro.Trazer o pessoal das cidades vizinhas. Os turistas, o pessoal de férias,surfistas, skatistas, jovens, velhos, etc.
SAULO- Olha! Cerca eletrificada , nem pensar, pode matar os pássaros e outros animais silvestres! Que pena! Eles têm um técnico que está testando diversos tipos de cercas e materiais, ele nos apresenta outro dia, em horário comercial. Ele tem uma reunião agora, depois a gente passa lá pra conversar todos os detalhes pessoalmente. Agora vou meditar e proponho continuar esse debate de muro ou câmeras de segurança na hora do almoço, amanhã, numa assembléia. E todos estudem o assunto, vejam na internet, nos livros, na biblioteca publica, sei lá.. E continuação do ensaio hoje á noite, depois da novela, é claro! Já selecionei uns textos interessantes. Fui! Volto às vinte horas. Sintam-se beijados, meninas e meninos! (SAI)
MIRTES- Posso começar a fazer mascaras para todos? De papel machê, podem ir doando os jornais, revistas e papeis nessa caixa pra confecção de adereços, máscaras e tudo que for necessário.Faço todas iguais ou coloco detalhes diferentes em cada uma? (CASSIA JOGA UM MONTE DE REVISTAS NA CAIXA)
ANTONIO- Então, vou doar meus jornais que usamos para forrar a mesa para fazer as faixas do Saulo. O mais importante, no momento, é nosso show!
CASSIA – Sugiro disfarçar bastante o perfil com narizes pontudos, aduncos, tortos, bochechas saltadas ou murchas, testas com declives marcantes, rugas. Acho que uma bem diferente da outra.Vai ser divertido, gente. Só deixa a boca de fora pra voz poder sair. Nas máscaras gregas eles faziam uma espécie de megafone na boca pra ampliar a voz! Olha só, que espertos...
WALKIRIA- Acho que todas iguais ia ficar melhor. Ia disfarçar mais os que não podem ser reconhecidos!
MIRTES- Vamos resolver isso com todos presentes.Eu modelo tudo em uma tarde. Depois é esperar secar e pintar, colar as penas. As penas são bem diferentes.Tenho grandes e longas ou curtas. De todas as cores.A secagem do papel e das tintas pode demorar uns quinze dias. Mas podemos ensaiar sem as máscaras, pra ir criando a coreografia, os figurinos...
ANTONIO_ Usar penas pode ser complicado. Mesmo que você recolha do chão podem nos processar. Só papel e pintura. No máximo umas purpurinas, glitter., lantejoulas, brilhos,essas coisas normais de show!
MIRTES- Precisa ver quem costura os figurinos.
CASSIA – Posso aproveitar roupas usadas pra fazer as saias bem rodadas.Eu costuro mais ou menos, se alguém tiver uma máquina de costura e ser uma força pra alinhavar as peças.Tem que ser tecidos leves, camisas, saias, essas coisas.Nada de jeans, casacos, só como enfeites ou cintos.
WALKIRIA- Eu tenho uma máquina de costura, mas é uma mini. É pra pequenos concertos. Costura na mão, sobre uma mesa. Super fácil. Só não sei se ainda funciona. Todos podem usar uma camiseta da mesma cor e as saias bem coloridas.
ANTONIO_ Ou ir no sebo comprar roupas usadas. Deve ser bem barato.Não podemos gastar os tubos com um show, né?
CASSIA – Tem uma loja grande na praça de roupas populares, bem baratas e acho que vi umas saias estampadas .Talvez costurar duas pra cada pessoa pra deixar bem rodado. Amanhã mesmo vou lá. Se tiver, já compro.
MIRTES- Vou junto pra ajudar a escolher.
WALKIRIA- Também vou! Depois do café, tá? Tipo nove horas.
CENA 20
(SAULO ENTRA COM UM PEQUENO BUQUÊ DE FLORES. CASSIA LÊ ENQUANTO OUVE MÚSICA)
SAULO_ É pra você colocar ao lado da sua cama, Cássia! Pra inaugurar seu quarto novo!
CASSIA- Que lindas! Prefiro que você mesmo escolha o lugar onde por as flores. Vamos? Quero inaugurar meu quarto em grande estilo... Hoje vou dormir pela primeira vez no meu quarto. É um dia muito especial. Obrigada! Você é muito gentil! Pena que o colchão novo está no chão enquanto minha mudança não chega....mas isso é o de menos!
SAULO_ No meu quarto, preferi por o colchão no chão. Rolo pro chão no calor e volto pro colchão. É muito mais pratico pra dormir. É só cair.
(SAEM OS DOIS DE MÃOS DADAS)

CENA 21
(ENSAIO DO CANCAN.TODOS DE MASCARAS E SAIAS BEM RODADAS, CANTAM E DANÇAM. COPREOGRAFIA FAZ TODOS TROCAREM DE LUGAR. MISTURA DE HOMENS E MULHERES. AO FINAL MOSTRAM O TRASEIRO E VE-SE CALCINHAS COM RENDINHAS E CUECAS COM REMENDOS.FORMAM A PALAVRA ASILO EM DOURADO. UMA LETRA EM CADA TRASEIRO. TIRAM CARTAZES COM AS PALAVRAS “ILEGALIDADE” “A TERRA É NOSSA”.”NÃO Á REINTEGRAÇÃO DO NOSSO ASILO”. SAEM)
CASSIA –Ficou lindo, gente. Vi pelo espelho e deu certinho. Parabéns, meninos! Desta vez vocês acertaram os passos. Só não acho que asilo seja a palavra certa para o nosso recanto.
WALKIRIA_ Mas é o que dá pra escrever em cinco traseiros!Recanto tem sete letras.
CASSIA_ A gente coloca duas bundas extras!
MIRTES- É! Também gostei! Deixa quieto,Cássia! Agora a cena do boneco!
(SAULO SENTA NUMA CADEIRA COM UM BONECO SENTADO DA PERNA. BONECO COÇA O TRASEIRO INSISTENTEMENTE! ANTONIO FAZ A VOZ DO BONECO. AO LADO SENTA WALKIRIA COM OUTRO BONECO E CASSIA COM OUTRO BONECO.AO TODO SÃO TRÊS CADEIRAS E TRÊS BONECOS)
SAULO_ Que foi? Que coceira é essa agora, Jonas?
JONAS_ Meu anal, senhor! Tá coçando muito!
SAULO_ Seu anal? Que é isso?
JONAS_ Aquela região que faz uma argolinha por onde saem as fezes, entendeu, sua anta?
SAULO_ Entendi, seu energúmeno!
JONAS_ Isso eu não conheço, não senhor. Em que parte do corpo que fica?
SAULO_ Na sua cabeça, imbecil! Energúmeno não é parte, é xingamento mesmo! Mas...o que você comeu ontem?
JONAS_ Bebi um litro de leite todinho, inteirinho e fui deitar. Da marca Leite bom sono. Soltei pum a noite inteirinha....
SAULO_ Deixei-me ver sua região anal. (OLHA) Tá com os pelos loirinhos. Você bebeu foi água oxigenada, pobrezinho! Já tomar banho.
CASSIA _ E você, José? Porque se coça tanto?
JOSE- Comigo aconteceu o mesmo que o Jonas eu também bebi um litro de leite gelado inteirinho e fui dormir. Mas o meu foi da marca Parta bem. Deu muitos gases, pum, puf, , fiiuuuimmm, plash, plof!
CASSIA _ Que é isso? Pum, puf, fiiuuuimmm, plash, plof?
JO SÉ_ É o som dos gases saindo pela região anal. Quer ver? Olha só que tristeza!(TIRA A CALÇA)
CASSIA _É tá tudo lisinho, lisinho, parece que você fez chapinha, meu caro!E a pele bem vermelha. Sabe o que isso quer dizer?
JOSÉ_ Não! O que?
CASSIA _ Que você bebeu formol!
WALKIRIA _ E você nem precisa me dizer. Também bebeu leite antes de dormir, Joca?
JOCA- O meu foi morninho.... da marca Lisorol light.
WALKIRIA _ Vamos resumir a conversa. Me mostra a sua região anal!
JOCA- Deus me livre!Tá louca? Onde já se viu um homem mostrar o ..q q, q.,   aquele lugar pra uma mulher?
WALKIRIA _ Eu sou sua dona, ou melhor, mãe! E mãe pode ver tudo. Vai mostrando, rapazinho. Nossa! Tá sem nenhum pelinho! Tá pelado! Você bebeu foi ácido mesmo.
WALKIRIA /CASSIA/SAULO- Se quiser saber o que eles colocam no seu leite façam como eles e depois, olhem no espelho.
WALKIRIA _ se tiver úlcera, gastrite, ou câncer pode processar o envasador de leite! O produtor também.
(FAZEM UMA COREOGRAFIA COM OS BONECOS E AS CADEIRAS E VÃO SAINDO DE CENA)
MIRTES- Tá bom, assim! Acho que ninguém vai se sentir ofendido. São bonecos e não tem palavrão. Por mim, fechou! Nem precisa ensaiar mais. Só no teatro mesmo.
ANTONIO- (VESTINDO UMA CASACA E UM LIVRO NA MÃO) “O que chamamos rizoma é precisamente um caso de sistema aberto. Volto à questão: o que é filosofia? Porque a resposta a essa questão deveria ser muito simples. Todo mundo sabe que a filosofia se ocupa de conceitos. Um sistema é um conjunto de conceitos. Um sistema aberto é quando os conceitos são relacionados a circunstâncias e não mais a essências. Mas por um lado os conceitos não são dados prontos, eles não preexistem: è preciso inventar, criar os conceitos, e há aí tanta invenção e criação quanto na arte ou na ciência."
SAULO_ Nosso asilo, é um sistema aberto que interage com a comunidade ao redor.Se nos fechássemos seriamos um câncer e o câncer é eliminado! Mata e morre junto com o organismo doente. Portanto, um rizoma não começa nem conclui, ele se encontra sempre no meio, entre as coisas, inter-ser, intermezzo. A árvore é filiação, mas o rizoma é aliança, unicamente aliança. A árvore impõe o verbo "ser", mas o rizoma tem como tecido a conjunção "e... e... e..." Há nesta conjunção força suficiente para sacudir e desenraizar o verbo ser.
ANTONIO- (TIRA O LIVRO DE SAULO) Entre as coisas não designa uma correlação localizável que vai de uma para outra e reciprocamente, mas uma direção perpendicular, um movimento transversal que as carrega uma e outra, riacho sem início nem fim, que rói suas duas margens e adquire velocidade no meio."
SAULO_ Nós só queremos viver em paz, no nosso cantinho, envelhecer e morrer aqui. Apenas isso, mas, podem ir nos visitar. Estaremos sempre abertos aos moradores daqui. O Recanto ou Asilo dos Saguis, também é de vocês!
ANTONIO- Ou não! Ou quase!
MIRTES_ Gente, Deleuze é bom para ser lido e não falado. Prefiro poesias...Tá horrível assim, desculpem!.
ANTONIO- Só estamos tentando explicar o que nós somos para o publico. Só isso! Podemos tentar pensar melhor depois sobre isso, né? Mudar um pouco esse texto do Deleuze. Tá difícil, mesmo! Vou tentar reescrever, acho que devemos uma explicação para o publico que , aliás, vai nos pagar o advogado, se der tudo certo!.
CASSIA_ «Oh, que embriaguez!» O cheiro de água salgada, a queima do sol! A luz do dia, a luz que penetrou em todos os lugares, dia após dia de verão, a luz do dia, brasillant sobre o mar da vida, tesouro óptico tão vasto, tão astronômico que ele acreditava ver sob a lupa do pai dele, vale a pena, gravado com as iniciais dele, o próprio planeta, perfeito, precioso, sua casa, esta jóia de 1 milhão, 1 bilhão de 1 trilhão quilates, a terra! " Hii! Esqueci o autor, é um que fez 81 anos agora pouco!
MIRTES- A gente descobre depois, ou inventa um! Dá uma olhadinha aqui no meu rosto, Cássia. Tô sentindo algo estranho, tá áspero.
CASSIA_ Tá nascendo uma barba, querida. Acontece quando as mulheres ficam mais velhas. Não se preocupe, é normal. Só vai ter que fazer a barba de vez em quando.
MIRTES- Lembra do Walter? Ele sempre pedia pra passar a mão no meu rosto. Dizia que eu tinha uma pele de pêssego. Quanta coisa a gente vai perdendo pelas vida afora,né?
CASSIA_ Pois é, o segredo é saber conviver com as perdas.A saúde, a beleza, a grana, os namorados, as cantadas ...
MIRTES- ...Os dentes, os cabelos e mil detalhes que passam despercebidos dos mais jovens.Agilidade, força, vitalidade, disposição, inteligência. Tudo vai se perdendo aos poucos. Quando vemos estamos já sem nada! Ensaio amanhã na mesma hora, meia hora de descanso depois do almoço e todos aos seus lugares, gente. Vou pintar um pouco. Fui!
CENA 22
(NOITE. SAULO ENTRA COM UM PEQUENO BUQUÊ DE FLORES. WALKIRIA COZINHA SOZINHA).
SAULO- Pra enfeitar sua cama, amor!
WALKIRIA_ Vou só desligar o fogo e você mesmo vai escolher o vasinho onde por o buquê! Vem! E o local...
(SAEM OS DOIS DE MÃOS DADAS NAMORANDO.)
CENA 23
MIRTES- Gente nosso show foi um sucesso, parabéns a todos! (TODOS SE ABRAÇAM E COMEMORAM)
CASSIA- Agora só falta ganhamos o processo e ainda tirar uma grana desse senhor Justino sacana! Devia nos indenizar, isso sim, danos morais!
MIRTES- Mas serviu para fazermos o show e nos divertirmos bastante...O que arrecadamos dá pra pagar o advogado, felizmente. O melhor da região!
SAULO – E ainda sobra um pouco pra cerca! Nosso fundo vai continuar aplicado em parte, até tudo se resolver.Divulgamos nosso asilo, fizemos parcerias.
ANTONIO- O dono do empório vai nos mandar mantimentos semanalmente.O verdureiro vai nos abastecer e tudo via internet.Não precisamos mais sair de casa.Transferência bancária.
CASSIA_ Essa foi a ultima vez que pus minha carinha fora do portão! Nunca mais vou sair daqui. Pelo menos enquanto durar a novela.Posso caçar uns gatos sarados na praia de vez em quando, mas bem disfarçada...Levo pro meu quarto e depois dispenso!
MIRTES- Bem, eu também vou ficar reclusa aqui dentro. Só espero que possamos construir a cerca o quanto antes. E vou tomar providências quanto aos meus filhos, podem deixar que eles me pagam! Já pedi uns conselhos pro advogado, na surdina.
ANTONIO- A audiência já foi marcada pra próxima semana.Vejam, essa carta que acabou de chegar!
SAULO- E a população está do nosso lado! Eu proponho fazermos já um grande portão aqui na frente com uma placa com o nome do nosso asilo e com aquele aparelho que se pode ver e falar com quem toca nossa campainha.
MIRTES- E com controle remoto! Não vamos precisar nem por o nariz pra fora...
SAULO- Proponho tirar a palavra Asilo e colocar Recanto. Recanto Bosque dos Saguis. O que acham?
(APLAUSOS)

SAULO- Eu bem sei que partireis outra vez
Nossos encontros são como eclipse
Que aparecem uma ou outra vez
Logo sucedendo um apocalipse

Quando penso que criou raízes
Nosso delicado enxerto de amor
Logo o devasta novas crises
Sem deixar marcas no lavrador

Por quê? Mil vezes por quê?
Procuro sem conseguir achar
O motivo que faz morrer
O que tinha tudo pra brotar Do Breton! Ah, gente como eu estou feliz! (RODOPIA)

CENA 24
SAULO_ Acho que a Cássia tem razão, amor! Podemos ser um trio e não um casal. Um trisal. Minha cama é king size cabemos os três folgados
WALKIRIA _ Por princípio sou contra os três juntos na mesma cama. Talvez, se você visitasse cada noite o quarto de uma, podia ser diferente, não sei.Minha cabeça não me permite fazer essas loucuras que vocês sempre fizeram, não sei se vou me sentir feliz assim.Mas antes da visita tem que ter a corte, o namoro, a conquista. Senão nem abro a porta..
CASSIA _ A Wal é muito careta, egoísta. É melhor eu ficar com alguém daqui do que trazer de fora, né?
WALKIRIA _ Talvez, se você visitasse cada noite o quarto de uma, podia ser diferente, não sei. CASSIA _Você precisa experimentar pra saber se gosta, se te faz feliz. Abre essa sua cabecinha de colégio de freiras, Wal.
WALKIRIA _ Sou muito careta mesmo. Mas topo experimentar, mas se não gostar, voltamos ao estágio anterior.Sem trisal.
SAULO_ Vamos testar por um período, depois a gente faz uma DR, discute a nova relação. Ver se todos se sentem bem e felizes. Se não for pra ser feliz, não vale a pena, né?
WALKIRIA _. Vou dar um rolezinho na praia sozinha, pra entender melhor isso tudo Ainda estou aturdida com a proposta dos dois. Tchau. (SAI)
ANTONIO _ (ENTRANDO) Gente, estou em crise. Já fiz minha parte na Associação, dei grana, dei tempo,dei amor,dei ensinamentos, mas não me basta, quero fazer algo pelas crianças. Não posso adotar, pois sou solteiro e todas têm família. Mas talvez uma guarda compartilhada com os pais que tem mais dificuldade, né? Desculpem. Estou atrapalhando alguma coisa?
CASSIA _Outra crise, só isso! Isso de reclusão tá mexendo muito com todos, né? Você pode adotar, mesmo solteiro. Mas isso demora muito.Tem entrevista com assistente social, psicólogo, e uma burocracia imensa. Você escolhe um bebezinho, até tudo se resolver ele já é adolescente!
ANTONIO _Nós discutimos exaustivamente o negócio da reclusão. Mas meu desejo de ser pai é muito grande. Mas o processo tá caminhando, faltam os últimos detalhes só! Nesse final de semana já podemos nos trancar aqui dentro.
CENA 25
ANTONIO- Tudo resolvido, gente! Aqui está o controle remoto e o cadeado do portão para ser trancado á noite! Finalmente reclusos! Fora do mundo! Trancados! E o muro vai ser feito em uma semana. Três telas! Externa, no meio e interna, de modelos e cores diferentes pra não dar transparência. E postes de cimento a cada metro e meio.E câmeras por todo lado, até dentro da mata! Todas as trilhas monitoradas, tudo levado pro nosso computador. E pra policia caso vejamos algo errado é só clicar “enviar”.
CASSIA- Uma sugestão apenas, quando nós formos andar pela mata, cuidar das plantas e dos bichos, desligamos as câmeras, pra policia não nos ver.Só ligamos á noite e quando estivermos todos na sala.Podem hackear nossas imagens.
SAULO- Concordo! Ninguém vai poder nos ver ou fotografar. Livres de xeretas! A gente compra tudo que precisar pela internet, paga pela internet e manda entregar com horário agendado. Um de nós vai receber e despachar o entregador! Livres, finalmente!
MIRTES- Comprei uma madeira de dez metros de comprido e escrevi o nome recanto bem pequeno e Bosque dos Saguis bem grande. Ficou bem bonito. Agora só falta os meninos pendurarem acima do portão.
ANTONIO- A gente resolve isso em dez minutos. Tenho uma corrente bem grossa. É só fazer um furo de cada lado e passar a corrente. O Saulo me ajuda e pronto. Vamos levar a tábua pro meu galpão pra fazer os furos e prender as correntes. Depois trazer a escada e pendurar!
(SE ABRAÇAM E DANÇAM UMA CIRANDA, FELIZES)
CENA 26
ANTONIO- “E houve um estranho amor
que quase me custou a vida
e que hoje me crucifica
e que na verdade
me tortura, ah! romântico!
A lua brilhava que nem prata
em cima da praia de novo
e eu andava sozinho
com meus velhos blue-jeans
e o meu Brasil
como eu te amo Brasil! “ É do Mautner

CENA 27
ANTONIO- Gente! Eu quero pedir permissão pra todos vocês pra trazer meu companheiro pra morar comigo aqui no nosso Recanto dos Saguis! Eu pago as despesas dele, comida, água, luz, etc.
SAULO- Eu acho que você podia trazer seu companheiro só nos dias em que forem dormir juntos. Ele deve ter a casa dele, emprego, os amigos dele. Talvez não queira ficar recluso.
CASSIA- Todos nós concordamos em não sair mais daqui, em viver reclusos. Será que seu amigo ia concordar?
ANTONIO- Já falei com ele. Ele concorda com tudo.Eu já pedi minha pensão de volta pra Associação e não vou mais trabalhar fora.Dispensei todos os serviços e retirei meus cartões das lojas. Não vão me chamar mais. E pedi pra companhia de telefone trocar nosso numero. Desculpe se não pedi permissão de vocês. Mas assim evitamos os chatos, passamos o novo numero só pra quem nos interessa.
SAULO_ Ou pra ninguém. Vamos ficar totalmente reclusos. Sem telefone. Só internet e quando for absolutamente necessário.Telefone só se for preciso e nós é que ligamos pra fora. Médico, policia...só coisa de urgência. Ou com amigos, família.
CASSIA- Eu ainda preciso arrumar um cacho pra ficar comigo. Mas, não quero que more aqui comigo. Como faço? Cacho light. Cansei de gente complicada e gente grudenta. Cada um na sua casa, no seu canto, com sua vidinha besta e se encontra vez ou outra pra namorar. Só! O Saulo permite , né, lindinho? Não quero me sentir compromissada com você, tá?
MIRTES- (PARA DE CANTAR ATONITA) Pode ir trocando de cacho, cada dia um diferente. Lembra da Tati? Todos os dias ela ia num boteco, na frente da casa dela, e levava pra casa o primeiro que desse mole pra ela. É só usar camisinha pra não pegar doenças.Cada dia um diferente. Mas, nosso recanto ia ficar muito exposto. Iam perguntar, xeretar. Melhor, não.
WALKIRIA- Eu voto contra trazer uma pessoa para morar aqui, que não fez faculdade conosco. Está contra nosso regulamento, que ficamos meses discutindo.
ANTONIO- Está bem, o Julio só entra quando eu pedir, passa a noite e vai embora. Acho que cada um devia ter uma chave do cadeado, então. Faço varias cópias amanhã mesmo. Depois, reclusos. Vocês nem vão ver o Julio entrar ou sair.E o namoro pode acabar um dia, né? Melhor não colocar aqui dentro. Você tem toda a razão, Walkiria.
CENA 28
(PENUNBRA. UM CAIXÃO NO CENTRO DA SALA. MIRTES DENTRO. VELAS.TODOS CHORAM AO REDOR)
CASSIA- Olha o que achei na cômoda da Mirtes. Ela fez um testamento cujos herdeiros da pensão e dos bens somos nós! E tá registrado em cartório com firma reconhecida e tudo! Pede pra passar o quarto dela pra outro colega nosso!Sugere os dois que estão em pior situação financeira, o Sergio ou a Sueli. O Sergio tá divorciado e a Sueli não casou e tá muito doente, sem conseguir sair de casa. Não tem emprego fixo...Voto em chamar a Sueli.
SAULO- E deixou bem claro que os filhos não terão direito a nada, nem de contestar o testamento.
WALKIRIA_ Olha o diário dela. Ela sabia que tinha poucos meses de vida. Mas, optou por morrer com dignidade na sua cama, sem estar entubada,nem dopada. E com total consciência do momento da sua passagem. Pois morrer e nascer são momentos únicos. Tomava só o remédio para as dores serem mais suportáveis e nós não desconfiarmos da sua doença!
CASSIA – Pobrezinha! Ela estava tão feliz ultimamente, acho que adivinhava o momento final. WALKIRIA_ Ela gostava tanto daquela musica. Vamos cantar pra ela? (CANTAM A MUSICA DA MIRTES QUE VAI VIRANDO UMA CANTIGA DE NINAR) (SILENCIO)
ANTONIO- E quem vai ficar na lojinha agora?
CASSIA- Acho que devemos fechar a lojinha! Ninguém vai nos ver nunca mais! Podemos enterrar a Mirtes lá embaixo! Abrimos uma cova, o Saulo e o Antonio, e enterramos.E fica protegida do sol!
ANTONIO_ Doamos tudo o que tem na lojinha pra Associação, eles vendem, distribuem, fazem o que quiserem.
SAULO- Mas, precisamos pedir que o Dr. Helter dê um atestado de óbito! E depois passamos os bens dela pra comunidade. Fazemos tudo legalmente até esse ponto. Depois fazemos o enterro aqui e pronto.Finalmente nossa reclusão tão esperada!
WALKIRIA_ A lojinha fica um lugar com redes e almofadas pra descansar, meditar... um templo só nosso. Ou uma salinha de estar, uma biblioteca, juntamos todos os nossos livros numa das estantes.
SAULO- Apoiado! Depois resolvemos o que fazer com a lojinha. Estou chamando o doutor Helter pra dar o atestado de óbito e amanhã resolvemos os problemas legais e fazemos o enterro.Hoje ficamos todos com a Mirtes aqui. (TODOS BATEM PALMAS, BAIXINHO)
ANTONIO_ Depois do enterro ninguém nunca mais vai entrar aqui. O portão com cadeado e controle está pronto, o muro está quase acabado. Enfim, todos reclusos para sempre!
(E VÃO AUMENTANDO O VOLUME DAS PALMAS.DEPOIS DIMINUINDO ATÉ O SILÊNCIO.)
CENA 29
(TODOS JÁ RECLUSOS)
SAULO_ Olhaí, pessoal, pousou um avião na praia agorinha mesmo! Vamos lá? São duzentos e trinta e nove pessoas precisando de ajuda. Famintos!Sedentos!
WALKIRIA_ Já abri o cadeado! O portão tá livre....
CASSIA- Um avião da Malaysia Airlines!
ANTONIO_ Aquele que desapareceu misteriosamente em Março de 2014? Aqueles dos coreanos?
TODOS_ Exatamente!
CASSIA- We are without oil! We are lost! Please help us! Three, seven, zero. Vôo três sete zero! Foi tudo que entendi, gente! Estão perdidos e sem combustível.Alguém fala inglês melhor que eu? O co-piloto tem um inglês de matar! Levei meia hora pra entender três frases!
SAULO –Deixa que eu me entendo com ele. Falo várias línguas.(SAI)
CASSIA –A ilha de Lost! Lost é aqui! Achamos Lost!
ANTONIO- Só falta aparecer o doutor House e aquele maluco que anda pelo espaço. Falei que assinar TV a cabo não era uma boa idéia!
CASSIA –A ilha de Lost! Lost é aqui! Achamos Lost! We are lost! All are lost! Artistas, loucos, poetas correi! É chegada a hora...... de correr e cantar.

(SAEM CORRENDO)
FIM
                                                                         LICA NEAIME 2014

SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES:
texto de LICA NEAIME
TEL: (11) 37313666
END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P.
CEP:05594-030
E-MAIL:licaneaime@ig.com.br
Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem
ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro

Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.


Biografia:
Formada pela em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atriz, bailarina, cenógrafa, figurinista, bonequeira, entre tantas outras atividades. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. Dramaturgia. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES: texto de LICA NEAIME TEL: (11) 37313666 END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P. CEP:05594-030 E-MAIL:licaneaime@ig.com.br Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.
Número de vezes que este texto foi lido: 52850


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LICA NEAIME
Poesias O VELHO DO TOPO DO MUNDO LICA NEAIME
Teatro SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO NA AMAZÔNIA LICA NEAIME
Teatro O MISTÉRIO DAS PRINCESAS LICA NEAIME
Poesias O FAROLEIRO DA ILHA DA MOELA LICA NEAIME
Teatro O ALUGUEL DO PLANETA TERRA LICA NEAIME
Teatro AMOR E TRAIÇÃO NO FUNDO DO MAR LICA NEAIME
Teatro O MUNDO QUE VIVEMOS LICA NEAIME
Teatro ELA É UM SER DE OUTRO PLANETA LICA NEAIME
Teatro A CASA DO VOVÔ ERNESTO LICA NEAIME

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55086 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54760 Visitas

Páginas: Próxima Última