Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AMOR E TRAIÇÃO NO FUNDO DO MAR
LICA NEAIME

Resumo:
TEATRO INFANTIL PARA ATORES E BONECOS.Intrigas no fundo do mar


AMOR E TRAIÇÃO NO FUNDO DO MAR

para 5 atores/manipuladores e bonecos

PERSONAGENS:
NETUNO_ veste-se como rei e usa tridente
POLVA_É a princesa Estrela do Mar encantada pela Bruxa, por baixo da roupa de polva veste a roupa de princesa.
CAVALO-MARINHO_ fiel amigo do rei, também foi encantado pela bruxa para ficar gigante.
BRUXA DO MAR_ É uma mistura de peixe, réptil e sereia, é estranha, tem rabo de jacaré, e possui um grande caldeirão efervescente onde faz poções mágicas e uma pérola da previsão com luz dentro (tipo bola de cristal).Tem um cetro com um caranguejo encima.
CARDUMES E OUTROS SERES MARINHOS _ feitos por bonecos, bem coloridos.
MONSTRO_ É o rei transformado por magia

.
CENÁRIO:
Fundo do Mar: há o palácio de Netuno e a Caverna da bruxa com um trono rotativo e um caldeirão e a pérola da previsão. Há pequenos vulcões espalhados pelo palco.


                                 CE NA I

(FOCO EM UM LADO DO PALCO. ENTRA REI NETUNO MUITO ABATIDO, VÊ-SE QUE ESTÁ MUITO DOENTE, APESAR DA POMPA. REI CAI AGONIZANTE.)
NETUNO_Chamem meus súditos, todos.Quero todo o reino aquático aqui em poucos segundos.Estou morrendo!Tragam o remédio que a Bruxa do mar me deu para a fraqueza!(POLVA, MUITO DELICADAMENTE, ENTREGA UMA GARRAFINHA VERMELHA QUE NETUNO BEBE. DEIXAR A PRIMEIRA GARRAFA VAZIA BEM VISÍVEL.)


                                           CENA II


(DO OUTRO LADO DO PALCO. FOCO EM BRUXA DO MAR QUE FAZ UMA POÇÃO MÁGICA NO SEU CALDEIRÃO DE CONCHAS.)
BRUXA DO MAR__ (CANTANDO)
Uma lágrima de ostra,
sangue de coral,
pata esquerda de caranguejo,
veneno de cobra d'água,
coração de estrela do mar,
escama de peixe-boi,
e a poção mágica pronta está.
Mexo tudo, misturo bem
e a garrafa de veneno pronta ficará.
(ENCHE UMA GARRAFINHA VERMELHA IGUAL A QUE FOI DADA A NETUNO) Netuno pensa que é um fortificante para a saúde dele, mas estou transformando-o em meu escravo. Segredo, todos vocês. O primeiro que um pio der, tiro a língua pelo pé. Em breve o Reino do Fundo do Mar será meu. Eu serei a Rainha, eu mandarei em tudo. Não serei apenas mais uma bruxa, serei a Rainha Aquática. Da princesa eu já dei cabo, falta só o Grande rei Netuno. Grande rei. Pois veremos. Escravo, pode entrar Cavalo-Marinho, mande entregar mais um frasco de fortificante para o Grande Rei Netuno. Com meus votos de muita saúde. Creio que a dívida por ter aumentado seu tamanho em mil vezes já está paga. Você já está livre. Aqui tudo tem seu precinho, escravo por um dia. Você já tomou a poção de crescimento, eu já tive por escravo por todo o dia. Agora, suma e não apareça nunca mais aqui. (CAVALO-MARINHO PEGA A GARRAFINHA BRUSCAMENTE E SAI CORRENDO ASSUSTADO. NETUNO BEBE E DEIXA A SEGUNDA GARRAFA VAZIA BEM VISÍVEL.)

                                                 CENA III      


(NETUNO É AMPARADO PELA POLVA E PELO CAVALO-MARINHO.)
POLVA _ O senhor está melhor, meu rei?
NETUNO _ Desde que a princesa Estrela do Mar sumiu sem dizer uma só palavra de despedida não vejo razão pra viver.
CAVALO-MARINHO_ Talvez ela não tenha tido tempo para despedidas.
NETUNO _ Mas ela era minha namorada!Estava preste a pedi-la em casamento. Ela não podia desaparecer sem me dizer nada. Eu nunca a perdoarei.
POLVA_ Mesmo que ela volte e peça perdão?
NETUNO _ Duvido que ela volte, amiga Polva. E você, Cavalo-Marinho, não toque mais nesse assunto que me deixa muito triste. Agora saiam, Chamem todos os animais e plantas aquáticos que possam se locomover, pois tenho uma importante comunicação a fazer.(POLVA CHORA. SAEM. TEMPO. POLVA E CAVALO-MARINHO VOLTAM ACOMPANHADOS DE CARDUMES DE PEIXES E CRUSTÁCEOS.)
NETUNO _Caros súditos do Fundo do Mar. Infelizmente estou muito doente e creio que a culpa é da poluição. Por isso vou fazer uma gincana com todos vocês. Vou distribuir conchas gigantes para todos e quem encher mais conchas com lixo ganha a gincana. O ganhador da gincana pode governar por um dia e ocupar meu lugar no palácio, dormir na minha cama e fazer tudo o que eu faço. Vamos limpar os mares, bem rápido, pois muitos estão morrendo por causa desse lixo todo. (PASSAM PNEUS, GARRAFAS E LIXO BOIANDO ENTRE ELES. POLVA E CAVALO-MARINHO IMEDIATAMENTE COMEÇAM A RECOLHER O LIXO.)
POLVA _ Com meus oito tentáculos acho que vou tirar o primeiro lugar. Esse lixo é fácil de recolher, mas e o petróleo que eles derrubam no mar e os venenos químicos que se misturam na água? E o esgoto não tratado?
CAVALO-MARINHO_ É verdade. Esse outro tipo de poluição é mais difícil recolher. Mata os peixes, as algas e a gente nem sempre vê. Além de causar muitas doenças...


                                                    CENA IV

NETUNO _ Tragam meu fortificante!(CAVALO LEVA OUTRA GARRAFINHA VERMELHA QUE ELE BEBE. DEIXA A TERCEIRA GARRAFA VAZIA BEM VISÍVEL) Estranho esse remédio, tem dias que me sinto bem melhor, mas tem dias... Essa nossa médica do reino submarino é muito esquisita. Às vezes ajuda, às vezes atrapalha. Vocês peixes do fundo do mar quero que vigiem a Bruxa do Mar. Nadem ao redor da gruta onde ela vive vejam tudo o que ela faz e depois voltem aqui para me avisar de cada movimento dela. Não confio muito naquela coisa, não sei se é réptil, peixe ou sereia...ou sei lá o que! Mas me diga, amigo, como foi que você cresceu tanto de uma hora pra outra?Foi magia da Bruxa?(CARDUME SAI)
CAVALO_ Bem, eu queria conquistar a Polva e não correr mais o risco de ser engolido por qualquer peixinho dourado. Fui ate a caverna e pedi uma poção de crescimento para ela. Mas tive que trabalhar um dia todo como escravo, limpando todos os vulcões do fundo do mar e toda aquela caverna imunda. A poluição está muito pior do que imaginamos, senhor. Se faz urgente tomar providencia para salvarmos o Fundo do Mar ou todos morreremos.
NETUNO _Sim, eu sei. Mas ando tão triste com o sumiço dela que não tenho ânimo para tomar grandes decisões. Por favor, me ajude amigo. O que é de um homem sem o amor? De que serve a vida?
CAVALO _Para servir, se sentir útil. Ajudar o próximo, criar coisas belas. O senhor não pode se deixar abater por tão pouco. Uma ingrata que roubou seu coração e partiu sem dizer palavra. Essa princesa não merece seu amor. Mas seus súditos precisam de suas decisões imediatas. Salve seu Reino!
NETUNO _ É verdade, amigo, você tem toda razão. Mas não tenho ânimo, Não consigo. (CHORA.)
CAVALO _ (POSSUI VÁRIOS FRASCOS PENDURADOS NO CORPO) Vou recolher essa lágrima. Que lágrima de rei não se acha à toa por ai, não!Qualquer sentimento verdadeiro é muito precioso, não pode ser desperdiçado!Aqui guardei seu mais belo sorriso, aqui guardo uma lágrima, nesse outro frasco levo o amor que dedicava a ela. De posse desses sentimentos nobres tenho certeza que serei mais forte, mais corajoso e mais bonito.

                                                  CENA V
CAVALO_ Polva, eu gostaria de falar com você. Me dá um minuto?
POLVA_ Claro, meu amigo. O que te preocupa?
CAVALO _ É justamente isso. Ser teu amigo.
POLVA_ Como assim? Você não quer ser meu amigo?
CAVALO _ Não! Quer dizer, querer eu quero, mas eu quero muito mais.Agora que eu fiquei do seu tamanho eu pensava que a gente podia namorar....Eu gosto tanto de você que até fiquei de escravo da Bruxa por um dia só para ficar do seu tamanho.Eu estou apaixonado.Estou igual nosso Rei estava quando a Princesa morava aqui...Você quer namorar comigo?
POLVA _ Olha, eu me sinto muito lisonjeada com o seu pedido. Mas infelizmente meu coração já tem dono. Só o dono do meu coração não percebe isso. (CHORA) Ele e você. Sinto muito, Cavalo. Mas gostaria de continuar sua amiga como sempre...



                                                     CENA VI

(CAVERNA DA BRUXA. CARDUME SE APROXIMA PARA VIGIÁ-LA)
BRUXA _Mas que lindos peixinhos estão chegando, entrem, entrem. Aqui na minha gruta todos são muito bem vindos! Em que posso ser útil?Ah! Não querem nada. Talvez um fortificante para combater os efeitos nocivos da poluição das águas? Tomem! É de graça. Não vou pedir nenhum favor em troca. Não querem? Então, não me incomodem. Deixem-me trabalhar. Afastem-se do meu caldeirão. (CANTANDO)
Barba de lula
Dente de baleia
Barbatanas e guelras
Olho de sapo
Escama de peixe-gato
Ajudem a transformar o rei
num escravo.
Façam que se torne num feio monstro marinho
Monstro que jamais existiu
Em lugar nenhum.
Tão horripilante que afaste
Todos que se aproximam.
Que nunca descubra que a Princesa
foi por mim encantada e transformada
numa polva ridícula.
Que eu possa me tornar
a nova Rainha do Fundo do Mar.
Quero beleza e poder e em todos mandar.
O rei meu escravo será.


                                                             CENA VII

(CAVALO-MARINHO SE APROXIMA DA CAVERNA DA BRUXA. OUVE FINAL DO ENCANTAMENTO. CARDUME SE AFASTA.)
BRUXA_ Mais um enxerido me visitando! Que estranha coincidência...
CAVALO-MARINHO_ Não é visita, é mais um pedido,
BRUXA_ Mais um favor? Pode falar, mas sabe que tudo tem seu precinho, queridinho.
CAVALO_ Sei, claro!Achei que ficando grande como ela, ela se apaixonaria por mim. Mas não me dá a mínima. Há uma poção mágica que possa fazer a Polva se apaixonar por mim?
BRUXA _Infelizmente, não. O coração da Polva já tem dono. Ela foi prometida à Netuno desde que nasceu, coitadinha, por uma bruxa muito mais poderosa que eu. Mas Netuno só pensa na Princesa desaparecida. Ignora a pobre Polva.
CAVALO _ Então, eu não tenho chance?
BRUXA_ Talvez. No inicio do mundo, os seres foram criados hermafroditas.
CAVALO _Hermafroditas?O que é isso?
BRUXA_ Eles eram homens e mulheres ao mesmo tempo. Assim. De um lado era homem, do outro era mulher. Assim eles se bastavam e não precisavam se relacionar com mais ninguém. Mas como se viu que isso não era bom. Os seres foram separados no meio, um lado virou a mulher ou fêmea, o outro lado se transformou no homem ou macho. Assim se formou a sociedade, onde uns precisam dos outros.
CAVALO _E onde os homens procuram as mulheres e as mulheres procuram os homens.
BRUXA_ Exatamente. Você compreendeu direitinho. Desde então as duas partes ficam procurando-se. Até achar a parte que une direitinho, ou seja, a alma gêmea.
CAVALO _ A outra metade da laranja como dizem os humanos.
BRUXA_ Assim namora um, namora outro, namora outro, até achar um que parece ser a metade certa. Como dizia o grande poeta: João amava Maria que amava José que amava... e assim vai.Que pena, meus encantamentos não são tão fortes para anular um grande amor como o deles.Sinto não poder ajudar você. Agora saia ou te transformo numa ameba. Não ta vendo que estou ocupada?(CAVALO SAI, MAS SE ESCONDE POR PERTO)
CAVALO – Eu escutei muito bem, a Polva é a Princesa encantada, coitadinha. Será que existe antídoto? Vou espiar mais um tiquinho, quem sabe descubro alguma coisa... Mas será que eu tenho a minha alma gêmea me esperando perdida por ai?
BRUXA_ Cavalo imbecil, quer o amor da pobre polvinha, que é a Princesa apaixonada. Eu podia até fazer um antídoto para a Polva voltar a ser Princesa, mas isso não me interessa, Ia precisar de uma lágrima do Rei, o primeiro raio do amanhecer de domingo e mais uma das pernas do caranguejo do meu cetro. Mas eu jamais me separo do meu cetro. Não há meio de arrancar uma patinha dele, nem de transformar a Polva em princesa novamente. Vejamos, está quase na hora de escravizar o idiota do rei Netuno, será meu escravo eternamente. Sim, sim, a poção já está fazendo efeito, três dias seguidos é o suficiente.
CAVALO _Preciso avisar o rei, coitado. (SAI CORRENDO)

                                               CENA VIII

(CARDUME SE APROXIMA E TENTA COMUNICAR ALGO A NETUNO QUE NÃO ENTENDE)
NETUNO _Sejam mais claros. Eu não estou entendendo nada. A Bruxa...
CAVALO - Senhor, senhor. Eu estava na Caverna da Bruxa e ouvi duas coisas terríveis. A primeira é que ela quer tomar o poder e transformar o senhor em escravo dela. Eles também ouviram tudo. Podem confirmar minhas palavras.
NETUNO _ Bobagem ela não tem tanto poder assim para me transformar. Diga a segunda coisa terrível. Não me faça perder mais tempo. Agora quero salvar meu reino da poluição!
BRUXA_ (DA CAVERNA, SOBRE A PÉROLA DA PREVISÃO.) Pérola da Previsão, abra suas cortinas, (PEROLA ACENDE) quero ver o rei. Rei Netuno, você está sob meu poder. Venha até mim imediatamente. Está na hora da sua transformação! Não ouça o que esse imbecil está falando.
CAVALO _ Mas a segunda coisa que ela disse é que a Princesa foi transformada na Polva. Lembra que a Polva chegou a esse reino depois que a Princesa desapareceu? Então, são a mesma pessoa.
NETUNO _ A Polva? Coitada. Não me admira que chore tanto. Não ouça o que esse imbecil está falando. Venha até mim. (COMEÇA A ANDAR HIPNOTIZADO ATÉ A CAVERNA SEGUIDO PELO CAVALO QUE QUER ACORDA-LO.) Aqui estou, senhora. Faça de mim o que quiser.
BRUXA _Sente-se no meu trono, escravo. Fique á vontade. (FAZ UM CORTE COM UMA FACA, BANHADA NO CALDEIRÃO, EM NETUNO, QUE SANGRA.)
NETUNO _ Escravo obedece. (SENTA-SE NO TRONO QUE IMEDIATAMENTE GIRA E ENCOBRE NETUNO)
BRUXA_ (CANTANDO)
Pérola querida
Faça essa ferida
Se transformar numa pústula
Que a pústula um Monstro produza.
Monstro sob meu comando
obedeça ao meu cetro,
e ao poder me conduza.
CAVALO _Pelo tridente de Netuno, e eu aqui sem poder fazer nada. Para a Princesa voltar eu preciso de uma lágrima do rei, um raio do amanhecer de Domingo e uma pata do caranguejo do cetro dela. Vou transformar a Polva e terei uma aliada para ajudar a salvar o rei Netuno. A lágrima eu já tenho, amanha é Domingo, falta só a patinha daquele bicho ali. (CADEIRA GIRA E O REI SE TRANSFORMOU NUM MONSTRO, SÓ RECONHECÍVEL PELO MANTO, COROA E TRIDENTE.) Pelo tridente, olha só no que ela transformou Netuno. Ninguém jamais iria acreditar. Eu vou salva-lo, senhor. (SE ATIRA CONTRA A BRUXA, APÓS UMA LUTA FERRENHA ELE ARRANCA O CETRO E TIRA A PATA DO CARANGUEJO SOBRE ELE. MOSTRA A PATA E O VIDRO COM A LÁGRIMA PARA O PÚBLICO.) Amanhã eu voltarei, Não saia daí, senhor.
NETUNO _ Não saia daí, senhor. (SENTA-SE)

                                                      CENA IX

(CAVALO PEGA UM RAIO DO SOL AO AMANHECER E REUNIDAS AS TRÊS COISAS MÁGICAS, LEVA ATÉ A POLVA. UM PEIXE-ESPADA PASSEIA POR PERTO.)
CAVALO _ E agora? O que faço com tudo isso?
POLVA _ O peixe espada falou: mistura a lagrima com o raio, tritura a patinha até ficar pó e dá tudo para a moça retornar ao estado que antes existia.
CAVALO _ É isso mesmo, Primeiro triturar, Agora coloco tudo num mesmo frasco. Pronto. Polvinha querida, olha que delicia esse licor que eu trouxe pra você, foi Netuno quem te mandou de presente.
POLVA_ Netuno pensou em mim?Me mandou um presente.Que felicidade. Ele vai começar a reparar em mim, agora. Dá aqui. (BEBE TUDO. LUZES E SONS MOSTRAM A TRANSFORMAÇÃO. ARRANCA A ROUPA DE POLVA, MOSTRANDO A ROUPA DE PRINCESA.)

                                                     CENA X

(BRUXA OLHA PELA PÉROLA ACESA.)
BRUXA_ Já que eles querem assim vou por em funcionamento meus vulcões que agora já estão bem limpinhos.. (FAZ UNS PASSES DE MÁGICA E OS VULCÕES COMEÇAM A FUNCIONAR EXPELINDO FOGOS DE ARTIFÍCIO OU FUMAÇA.) Agora ele vai ter medo de voltar para te salvar, escravo. O Cavalo ficou grande, mas continua assustado. Não vai conseguir ultrapassar meus lindos vulcões. Isso, explodam bem bonitinhos! Lindos!(CARDUME SE APROXIMA RODEANDO A BRUXA.)


                                                     CENA XI

(CAVALO ASSUSTADO ESTA COM MEDO DE ATRAVESSAR O MAR ENTRE OS VULCÕES.)
PRINCESA _ Vamos, Vavá, você foi tão corajoso enfrentando a Bruxa numa luta corpo a corpo. Podia ter sido transformado em carvão ou em um escravo monstruoso. Mas foi lá e me salvou. Agora não é hora de ter medo. Preciso de sua ajuda. Segura minha mão, tapa os olhos e me siga. Confia em mim, Vavá. Você é forte e corajoso. Vamos.
CAVALO _Você é minha única amiga. Eu confio. Cuidado. Precisamos salvar Netuno. Vamos. (ATRAVESSAM OS VULCÕES EM ERUPÇÃO. CHEGAM À CAVERNA.)
BRUXA_ Escravo, levante-se do meu trono. Vamos ter guerra aqui. Temos que destruir os invasores.
MONSTRO - Temos que destruir os invasores.
BRUXA _ Pegue uma arma.
MONSTRO _Pegue uma arma. (AGARRA O TRIDENTE QUE ESTÁ JOGADO NO CHÃO.) Pronto. Vamos à guerra. Espera, essa arma era o meu tridente. Aqueles dois eu conheço são...
BRUXA _Isso mesmo. Meu escravo está se recuperando do encantamento, ele é mais forte do que eu imaginava. Mas,,,
PRINCESA_ Isso, meu amor, resista ao encantamento, nós somos mais fortes.
CAVALO _Muito bem, meu rei. O senhor continua poderoso, senhor dos exércitos do Mar.
MONSTRO _ Mas veja no que ela me transformou. Ninguém vai me reconhecer assim. (AGARRA A BRUXA) Diga como posso voltar a ser o que era antes, sua..
BRUXA_ Rei Netuno, violência não leva a nada. Solte meu lindo pescocinho, por favor. Se me deixar morar aqui na minha caverna pelo resto dos meus dias eu lhe faço o antídoto do monstro.
MONSTRO _ Sim. Eu permito que continue morando aqui. Afinal você é o único médico que nós temos para nos curar. Não posso expulsa-la. Mas vai me prometer que não fará mais encantamentos que façam mal aos outros.
BRUXA – Sim. Só até eu encontrar minha alma gêmea. Ele deve estar perdido por aí, me procurando...
CAVALO – Diga qual é o encantamento para transformá-lo. Fale!
BRUXA_ Eu falo, mas mantenha distancia de mim. Devolve meu cetro. (CAVALO DEVOLVE O CETRO) Eu não queria ser assim como eu sou. Uma vez...
PRINCESA_ Primeiro diga a formula.
BRUXA_ É tão simples. Sente-se no meu trono. Pegue a mesma faca com que eu te feri.Agora a princesa dá um beijo no Monstro e ele volta a ser rei.(TRONO VIRA E ESCONDE O MONSTRO) Mas como eu dizia, eu não queria ser assim.Meu pai era um crocodilo e minha mãe uma sereia.Meu pai raptou a minha mãe e foram viver no Reino Abissal.Eu nasci assim, metade não sei o que, metade nada a ver. Não sou nem crocodilo, nem sereia. Nem peixe, nem nada. Por não conseguir ter amigos eu comecei a fazer encantamentos sozinha atrás das ilhotas perdidas até conseguir dominar os elementos e ter com quem brincar. Desculpem, não me tornei má por querer. Foi por solidão. Por brincadeirinha. (TRONO VIRA E DE NOVO APARECE NETUNO) Vejam ele já voltou. Será que podemos ser amigos? E vocês podem vir comer umas algas comigo de Domingo à tarde? (PEGA NA MÃO DO CAVALO-MARINHO) Afinal estamos todos tão solitários, não é?




                                                       FIM


SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES:
texto de LICA NEAIME
TEL: (11) 37313666
END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P.
CEP:05594-030
E-MAIL:licaneaime@ig.com.br
Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem
ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro

Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.


                                                                                    


Biografia:
Formada pela em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atriz, bailarina, cenógrafa, figurinista, bonequeira, entre tantas outras atividades. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. Dramaturgia. Ganhou os prêmios: Molière, Mambembe, Governador do Estado e Mutirão, por textos infanto-juvenis. SUGESTÕES, CRITICAS, AUTORIZAÇÕES: texto de LICA NEAIME TEL: (11) 37313666 END:R. Gastão do Rego Monteiro, 368_ Jardim Bonfiglioli- Capital _S.P. CEP:05594-030 E-MAIL:licaneaime@ig.com.br Como não sou filiada à SBAT todos os meus textos são registrados na BIBLIOTECA NACIONAL e autorização para montagens ou leituras podem ser feitas diretamente com a autora ou no Departamento Jurídico da Cooperativa Paulista de Teatro Os alunos da Escola Célia Helena têm prévia autorização de montagem apenas me informando a data da estréia e da temporada.
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Teatro DÁ UM TEMPO LICA NEAIME
Poesias ARTISTAS, LOUCOS, POETAS CORREI! LICA NEAIME
Teatro ABATALHA PERMANENTE DE OSWALDO CRUZ LICA NEAIME

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 13 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
MORTE, O PARADOXO DIVINO DA VIDA - Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo 59858 Visitas
Senhora da Escuridão - Maria 59840 Visitas
Razão no coração - Joana Barbosa de Oliveira 59806 Visitas
🔵 Uma noite em Las Vegas - Rafael da Silva Claro 59759 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 59753 Visitas
Coragem, levanta! - Maria 59740 Visitas
À Bahia - Aldo Moraes 59728 Visitas
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO - Andrea Gonçalves dos Santos 59709 Visitas
Decadência - Marcos Loures 59704 Visitas
Paixão da vida pela vida - Maria 59686 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última