Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Por que Deus me Escolheu?
John Piper

Explorando o mistério da eleição

Texto de John Piper, traduzido pelo Pr Silvio Dutra.

Se alguém me pedisse para explicar a eleição, gostaria de começar por pedir a esta pessoa para me descrever como ela foi salva. Diga-me como você se converteu. Para fazer a minha pergunta mais clara, em vez de usar a passiva "foi salvo", eu perguntaria: "Como Deus te salvou?" O que Deus fez na história para salvá-lo, e existencialmente, o que ele fez há dez anos, ou quando tinha seis anos, ou dezesseis anos, ou trinta? Descreva-me como Deus trouxe-o a Si mesmo.
Estou à procura de como uma pessoa descreve sua perdição e da ação de Deus para remover a sua cegueira, para remover a sua vida amortecida, para livrá-lo da insensibilidade às coisas espirituais para ser excitado pelas coisas espirituais. Eu chego à questão da eleição por estudar os seus efeitos na vida. Muito poucas pessoas às quais eu tenho feito essas perguntas querem levar o crédito decisivo para a sua própria conversão.

Como você foi salvo?

Agora, com seus corações se inclinando nessa direção, eu os levarei aos textos que ensinam o que realmente aconteceu com eles, só para afirmar que seu impulso é, de fato, encontrado na Bíblia. "Deus, que disse: Deixe brilhar a luz das trevas, brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus” (2 Coríntios 4.6).
Uma vez, nós não tínhamos luz e Deus no-la deu exatamente como no primeiro dia da criação. Eu leria: "Mesmo quando estávamos mortos em nossos delitos, Deus nos deu a vida" (Efésios 2.1,5). Você estava morto, e Deus fez você ficar vivo. Isso é como você foi salvo. "O servo do Senhor deve ser paciente e corrigir com mansidão. Deus talvez possa conceder-lhes o arrependimento, levando ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 2.24,25). Como você chegou ao arrependimento? Deus lhe concedeu arrependimento.
Deus dá a visão, Deus dá a luz, Deus dá o arrependimento, e "ninguém pode vir a mim, a menos que seja concedido a ele pelo Pai" (João 6.44,65). Neste ponto, eu pergunto se eles veem que Deus foi a causa determinante de verem a Cristo como verdadeiro, e desejável, e a fonte de sua vida espiritual, e seu arrependimento, e até mesmo de sua vinda a Cristo.

Por que você foi salvo?

Se eles voltam para trás e negam esse ensino - se eles insistem que eles têm autodeterminação final e que eles próprios são decisivamente responsáveis pela sua própria conversão - eu iria parar lá e não iria passar à eleição, porque eles já têm rejeitado o fundamento. Se eles têm que ter autodeterminação como a causa última de sua conversão, então a eleição já está prejudicada e a Bíblia não irá torná-la clara para eles. As passagens que acabo de dar sobre como eles foram convertidos são as mais simples.
Mas se eles concordam: "Sim, Deus me salvou. Deus foi a causa decisiva", então eu gostaria de perguntar-lhes: "Quando Deus decidiu fazer isso?" E para obter a resposta bíblica eu provavelmente olharia primeiro para Atos 13.48: "todos quantos foram nomeados para a vida eterna creram.” Como muitos foram destinados para a vida eterna? Houve uma decisão prévia - um compromisso, uma eleição - e então a fé se seguiu. Deus decidiu primeiro antes de levá-lo a crer, para abrir os olhos e dar-lhe o arrependimento.
E então eu iria voltar para Efésios 1.4: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo,” Deus decidiu salvar antes que ele realmente fizesse isso. Ele não é lunático. Ele não foi pego de surpresa. Ele não tem um plano B. Ele salvou soberanamente porque ele decidiu. Isso é como eu explicaria a eleição para alguém.
Gostaria de escrever mais alguns textos sobre eleição para esta pessoa para levar para casa e estudar por conta própria: Romanos 8.30; 9.11; 11.5 e I Coríntios 1.23,24.
Meu objetivo para explicar o mistério da eleição seria o de despertar em nós tanto um senso maior da maravilha de sermos salvos, e que devemos tudo a Deus - que, além dele nada podemos fazer e, portanto, todo a nossa vida deve ser vivida na maravilha constante de que somos salvos e que Jesus morreu por nós. Meu objetivo é a humildade em nós e toda a glória a Deus.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Eu Sou o que Sou John Piper
Artigos Algumas armas comprovadas na luta pela santidade John Piper
Artigos Por que Jesus não foi intimidado por Pilatos? John Piper
Artigos Salmo 135 John Piper
Artigos Permita Jesus Argumentar com Sua Alma John Piper
Artigos O Que Significa Servir a Deus John Piper
Artigos Como Glorificar a Deus no Trabalho John Piper
Artigos A Lógica de Ser Destemido John Piper
Artigos 11 Formas que Deus Trabalha por Nós John Piper
Artigos Quatro Ondas de Mudança em Missões John Piper

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 42.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61658 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61606 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61491 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61068 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 59989 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59981 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59971 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59957 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59924 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59881 Visitas

Páginas: Próxima Última