Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Vintage e retrô: qual sua semelhança?
Milka Wolff

Resumo:
Estilista ensina como utilizar termos que se referem à moda no passado

A diferença entre um elegante retrô e um original demodê pode ser muito tênue. Os rótulos de tendências e moda podem ser cíclicos. Isso porque o tempo da moda pode ser rápido. Na mesma velocidade que se começa a apreciar determinada tendência é possível, que tempos, depois, seja considerada ultrapassada ou renovada com o mesmo gosto do passado. E por ser cíclica, uma tendência passada pode retornar e conquistar novamente nossos guarda-roupas. Roupas usadas no passado podem ser tornar fashion anos depois.
Para tanto, se torna necessário conhecer certos termos. Por exemplo, retrô e vintage podem fazer referência aos mesmos estilos e serem confundidos, porém seus significados divergem.
Vintage refere-se a roupas e objetos originais de determinada época com pelo menos duas décadas para terem esta designação e, na maioria das vezes, estão em perfeito estado, o suficiente para continuar a ser utilizados nos dias atuais. Retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) faz uma imitação de estilo antigo, evocando o passado que não pertence mais à moda atual.
Exemplo claro do estilo vintage é que ele não se refaz; simplesmente se mantém como realmente é, mesmo depois de anos. Usar um vestido de época e o cabelo e a make dos tempos atuais não se denominaria vintage, e sim retrô. Usar a vestimenta de um antepassado em bom estado de uso é vintage. Para se refazer a mesma peça em uma costureira é retrô.
Vintage, além de fazer referência ao passado, tem a função de ter lançado determinado modismo próprio, ou seja, se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente à outra época, normalmente de excelente qualidade sem ter sofrido transformação alguma. Um claro exemplo disso seria um camafeu. Já uma blusa de ombreiras de uma nova coleção que remete ao passado é considerada retrô, ou seja, uma imitação de estilo antigo. Costumes demodê fazem referência a algo ultrapassado e fora de moda.
Vintage é uma palavra anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada. O famoso Vinho do Porto recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade.
Milka Wolff     
www.museudamoda.com.br
milka@milka.com.br

Milka Wolff é estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)


Biografia:
Estilista
Número de vezes que este texto foi lido: 61402


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Moda para todos Milka Wolff
Artigos Sua alma por intermédio das roupas Milka Wolff
Artigos Museu: viagem no tempo Milka Wolff
Artigos Consumismo x cultura Milka Wolff
Artigos Desfiles sem criatividade Milka Wolff
Artigos Museu: melhor investimento Milka Wolff
Artigos Designer de moda ou estilista? Milka Wolff
Artigos Vintage e retrô: qual sua semelhança? Milka Wolff
Artigos Tendências geram expressões na moda Milka Wolff
Artigos Curiosidades no Mundo da Moda Milka Wolff

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Ao calor do incenso - Flora Fernweh 61817 Visitas
DIA VINTE DE NOVEMBRO – MAIS UM DIA PARA ESQUECER - Antonio de Jesus Trovão 61662 Visitas
Perseverança ou teimosia - Patrícia 61651 Visitas
PERIGOS DA NOITE 4 IND 14 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 61531 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 61519 Visitas
Canção - valmir viana 61510 Visitas
Viver! - Machado de Assis 61510 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 61509 Visitas
A menina e o desenho - 61505 Visitas
SILHUETA - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61501 Visitas

Páginas: Próxima Última