Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É UM PROBLEMA MUNDIAL
RICARDO SANTOS

Resumo:
Violência contra a mulher é problema de todos os países.

Machismo é a atitude de quem não aceita a igualdade de direitos entre o homem e a mulher. É fato que o Brasil é um país machista. Ao longo de nossa história, as mulheres são as maiores vítimas de discriminações, de violências, de violações e de abusos. Esclareço com um exemplo: a luta pelo voto feminino no país é resultante de muitas lutas. Em 1927, o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado a permitir o voto feminino. Contudo, esse direito foi conquistado pelas mulheres a partir de 1946. Em 1932, somente as mulheres casadas - com permissão do esposo - viúvas e solteiras em condições de se sustentarem, podiam votar.

Como é sabido, após lutas intensas, nas últimas décadas, as mulheres avançaram em muitas áreas. Mas, as desigualdades persistem e os homens ainda ganham mais. Contudo, com a Lei Maria da Penha (2006), a violência doméstica não diminuiu. Um dado que chama atenção: O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, de 2001 a 2011, ocorreram mais de 50 mil feminicídios, que é o termo que designa a violência contra a mulher, que pode resultar em sua morte. Segundo as Nações Unidas (ONU), de 7 em cada 10 mulheres no mundo poderão ser violentadas a qualquer momento.

Tipos mais comuns de agressões contra a mulher: ataque verbal, abuso emocional, violência física e sexual, violência doméstica e familiar. Para tanto é bom lembrar que, em São Paulo (2011), aconteceu a primeira Marcha das Vadias. O movimento revela que 15 mil mulheres são estupradas anualmente no país. Um olhar mais atento mostra que a violência contra a mulher negra é maior. Infelizmente, a violência contra a mulher é um problema mundial. Na realidade, é preciso mais rigor e punição aos agressores. É fundamental, ainda, investir mais em educação para combater o preconceito.

Quanto à mídia, seu discurso, muitas vezes, reforça a violência e o preconceito em relação à mulher. Revistas femininas, quase sempre, se eximem de abordar, em profundidade a questão. Até mesmo os jornais, em seus artigos, não dão tanta importância. O jornalista Alberto Dines faz um alerta: ''meio milhão de estupros e violências contra a mulher ocorrem no Brasil''. Deixo uma reflexão: todo abuso é fruto de impunidade, frouxidão da lei e das autoridades. Enfim, mesmo não tendo muito o que comemorar, o dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Tem mais ainda: para denunciar abusos e violência contra a mulher, ligue grátis para o telefone: 180.
(12/4)


Biografia:
Sou professor de História.
Número de vezes que este texto foi lido: 61632


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA RICARDO SANTOS
Poesias OS PROTESTOS DE DOMINGO RICARDO SANTOS
Artigos A GUERRA DE CANUDOS RICARDO SANTOS
Artigos A QUESTÃO DA TERRA E A REFORMA AGRÁRIA RICARDO SANTOS
Artigos OS DOIS BRASIS: UM ARCAICO, OUTRO MODERNO RICARDO SANTOS
Contos O ESCORPIÃO E A CIGARRA RICARDO SANTOS
Crônicas ZEBRAS E LEÕES NA SELVA RICARDO SANTOS
Artigos VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É UM PROBLEMA MUNDIAL RICARDO SANTOS
Artigos OS 51 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 RICARDO SANTOS

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 19 de um total de 19.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Resumo - Direito da Criança e do Adolescente - Isadora Welzel 62732 Visitas
A SEMIOSE NA SEMIÓTICA DE PEIRCE - ELVAIR GROSSI 62691 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 62566 Visitas
A Aia - Eça de Queiroz 62562 Visitas
Mistério - Flávio Villa-Lobos 62553 Visitas
Legibilidade (Configurando) - Luiz Paulo Santana 62530 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 62513 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 62486 Visitas
MEDUSA - Lívia Santana 62483 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 62477 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última